Eis que começo o meu diário de bordo. E a segunda edição da série passará em uma ilha muito charmosa localizada no sul do Brasil. Se você pensou em Floripa, Florianópolis, você acertou! Será que você conhece a Praia do Pântano do Sul?

DSC03420 1

A última vez que vim à Floripa foi há uns dez anos atrás e, neste meio tempo ensaiava para voltar, mas fugia dos paulistas (meus conterrâneos) e do transito que para cá se “mudam” durante o verão…he he he!!!
DSC03483 1

Lembro-me que quando vinha para cá, a ilha era tomada pelos gaúchos e pelos argentinos. Hoje a mescla é um pouco diferente. A massa argentina diminuiu absurdamente em função da crise, os gaúchos ainda vem, mas se espalharam também para a Bahia, os paulistas, mineiros e cariocas tomaram conta da ilha e os “catarinas” (como os nativos daqui são chamados) se migram ou vão para praias que os turistas não conhecem.

DSC03553 1

Mais uma vez, para minha sorte, estou acompanhada de pessoas que realmente conhecem essa ilha. E tanto privilégio fez com que eu conhecesse algo que poucos turistas sabem.

Flor, você está se achando, não?
Claro que não! Tenho é sorte na vida, benhê…

Bom, vamos parar com essa prosa e bora lá com o que tenho para contar…

DSC03572 1

No final da tarde chegamos a uma praia chamada Praia do Pântano do Sul, obviamente, no sul da ilha. Além de seu belo visual, a praia não é asfaltada e você tem que entrar com o carro, literalmente, na areia. Bom, quem acompanha o blog deve ter lembrado, assim como eu, do conto de Tibau do Sul…mas calma! A travessia era de apenas dois metros, para a minha felicidade…

DSC03547 1

Bom, além da areia, o que me chamou atenção nesta praia foi um bar restaurante.

Um bar restaurante? A flor virou cachaceira, foi?
Não, não…muita calma nessa hora!
O Bar do Arante foi inaugurado em 1958 e é uma das tradições da ilha.
Ele é famoso por alguns motivos:

– O primeiro é porque ele tem, em toda a sua parte interna, bilhetes das pessoas que aqui freqüentaram. O número de bilhetes chegou a 70 mil na última contagem feita pelos seus proprietários. Tudo começou quando estudantes que freqüentavam o Arante na década de 70 penduravam bilhetes pelo bar informando que haviam chegado e aonde estavam. Agora, se  existisse telefone celular naquela época, não teria esta historia pitoresca para contar…

DSC03539 1
DSC03543 1
– O segundo é porque a cachaça (só a cachaça) é de graça, free, “na faixa etc.;
– O terceiro motivo é porque tem um dos melhores peixes fritos do mundo. Pelo que dizem é o segundo melhor perdendo apenas para um “iglu” no Alasca;

– O quarto, não tão menos importante e, alegria da mulherada que aqui freqüenta é porque tem um “mini templo” de Santo Antonio dentro do bar. Eu, fiel amiga e devota que sou, fui lá no  “mini templo” e fiz uma “fezinha” para os meus amigos ao santo por aqui também (tinha feito uma em setembro na igreja original em Padova, Itália). Acho que agora vai…he he he!!!

DSC03583 1
DSC03586 1
DSC03593 1

Bom, seja da forma que for e, para o motivo que for, vale a pena visitar este lugar tão pouco conhecido para os que não são “catarinas”…

DSC03599 1
DSC03600 1

E foi neste espírito que a “Maria” embarcou. Duvido que não há uma “fezinha” dela no “mini templo” de Santo Antônio”…he he he!!!

DSC03536 1
Mais lidas
Clube de Vantagens

Cupons e descontos exclusivos para leitores

Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

GARDENS <br><span class=Viagens e Lifestyle" loading="lazy" class="webpexpress-processed">

GARDENS
Viagens e Lifestyle

Idealizadora e fundadora do Não Pira, Desopila, apaixonada por SUP e ex bailarina do Municipal de São Paulo, largou sua carreira de executiva em uma grande multinacional para viver os seus sonhos e ter uma vida mais leve.

Leia Mais
Demais Autores
Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?