O vôo de balão pela Capadócia, Turquia – by Monique Ribeiro
01/03/2012 1 comentário

O vôo de balão pela Capadócia, Turquia – by Monique Ribeiro

Hoje vamos de vôo de balão pela Capadócia! – É com muito orgulho que apresento o sexto post de seguidor do blog. Este post é bem legal e foi feito pela querida e, também blogueira, Monique Ribeiro. Dona do blog, Diário Radical (http://diarioradical.blog.br/), Monique é super dedicada e relata em seu super blog suas experiências em viagens pela Europa e Brasil (por enquanto, né?). Muito obrigada pelo post, Mô…:o)! Certeza de que será um sucesso!!!

Relato da Monique sobre o convite e o blog:

“Já acompanho o blog “As peripécias de uma flor” há um tempo e me impressiono pela quantidade de lugares e viagens incríveis que essa Flor já realizou! Adorei o convite para compartilhar um post meu no seu blog, do qual sou fã e escolhi falar da Capadócia, um lugar mágico que visitei na Turquia e sobre um passeio que foi um dos melhores que fiz até hoje que é o Vôo de Balão. Espero que gostem e obrigada pelo convite Gardens!”

Após as devidas apresentações, bora para o post…

Meu objetivo principal na Capadócia era voar de balão! E se você está planejando uma visita por lá, não pode deixar de experimentar este passeio que é o must da região.

A Capadócia é uma região famosa por seus võos de balão, que estão entre os melhores do mundo. Também pudera, a combinação das paisagens únicas e diferenciadas com formações rochosas de formatos nunca vistos em outro lugar, junto com seus misteriosos vales e o íncrivel nascer do sol fazem desta uma experiência mágica.

Caso esteja com receio de voar de balão saiba que não há motivo para ter medo. Praticamente todos os dias de 100 a 200 balões sobrevoam o céu da Capadócia, contando com pilotos experientes que sabem o que fazem e encantam todo turista pois somente voando se tem a chance de ter uma visão privilegiada de toda a região enigmática da Capadócia.

A preparação para o vôo começa muito cedo, por volta das 4h30 da manhã. Imaginem que já não havia dormido direito na noite em que cheguei a Capadócia devido a viagem de ônibus de 12 horas e havia passado o dia inteiro andando pelas trilhas durante nosso primeiro dia de Tour pela parte norte da Capadócia.

O dono do Hotel onde estava hospedada com minha amiga bateu em nossa porta para nos acordar e nos arrumamos rapidamente para já entrarmos na van e ir direto para Goreme de onde o Balão iria decolar mas antes disso, fomos todos levados para tomar café da manhã. Estava um dia muito frio e foi a primeira vez nestes 20 dias de mochilão que tirei a Blusa da mala.

O meu maior medo quanto a isso era o tempo não estar favorável ao vôo mas assim que acabamos de comer fomos chamados e divididos em grupos de cores diferentes que definiam em qual balão iríamos voar. Todo o procedimento foi bem rápido e quando vimos já haviam balões sendo inflados com o dia ainda escuro. Considero o vôo do balao um ritual que tem que ser apreciado por completo pois até mesmo essa parte de inflar os balões é encantadora. De repente você está cercada de milhares deles e só se ouve o som do gás que os infla.

Para entrar no balão exije uma certa habilidade [:)] mas nos ajudam a fazer esta peripécia. Assim que todos estão no balão juntamente ao piloto, tiram algumas fotos nossas que poderemos comprar depois. Mas é claro que também estava levando minha câmera para registrar este momento especial!

O piloto dá algumas instruções sobre o vôo, conta sobre sua experiência a fim de nos deixar seguros e assim começa o vôo. No início parece que o  balão nem se move, mas aos poucos vamos saindo do lugar e lentamente caminhando e sobrevoando árvores, vales e toda a região da Capadócia. Pra mim foi algo inebriante, como um sonho mesmo onde em alguns momentos se ouviam suspiro das pessoas e em outros apenas o silêncio e o gás dos balões voando.

 

 

Neste dia que voamos havia cerca de 100 balões no ar e todos eles contribuem para deixar o cenário ainda mais estonteante e o momento mais lindo é o do nascer do sol. Estávamos bem alto e pudemos ver o sol nascer bem de perto iluminando outros balões e anunciando o dia. Incrível, mágico, impressionante e difícil de traduzir em palavras.

 

 

O piloto nos avisa que está na hora de pousar e pede que nos seguremos nos apoios dentro da cesta. Assim o pouso é feito suavemente e temos que sair do balão de um em um, sendo substituído por pesos para que o balão não saia voando…

Após todos descerem brindamos nosso vôo com champagne e recebemos um certificado de vôo!

Apenas reforçando sobre a questão do medo, não deixe que isto te atrapalhe na decisão de fazer este passeio afinal é algo único e quando é que você terá a chance de voltar à Capadócia, não é mesmo?

No meu grupo do passeio do dia havia muitas pessoas arrependidas por não terem feito o vôo  por medo.

Bom, esta foi a minha experiência voando de balão na Capadócia, local pelo qual me apaixonei e pretendo voltar em breve. Dizem que voar de balão durante o inverno também é muito bacana, pois as paisagens ficam recobertas de neve.

Algumas informações básicas:
.Pagamos 180 euros pelo vôo do Balão e esse realmente é o preço, um pouco salgado mas que vale cada minuto!
.Voamos por cerca de 20/30 minutos mas dependendo das condições o vôo pode chegar até 40 minutos
.Leve blusa pois mesmo no verão a região da Capadócia é mais fria principalmente antes do sol nascer
.Não esqueça a câmera fotográfica pois as paisagens parecem miragens e você vai querer registrá-las (Tirei mais de 1000 fotos só deste passeio, fora os vídeos )
.Indico a agência Magic Valley (http://www.magicvalleytour.com/), presente em Istambul e na Capadócia para você fechar o seu vôo de balão e demais passeios pela Capadócia.

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)