World Trade Center – uma triste lembrança
08/05/2012 1 comentário

World Trade Center – uma triste lembrança

Pensei bastante antes de fazer este post, uma vez que, sempre recheei o blog com as minhas aventuras, os meus perrengues, as minhas descobertas, as minhas palhaçadas etc. e o assunto que falarei neste post é algo sério e triste.
Decidi escrevê-lo porque sei o quanto a visita de vocês a este lugar pode auxiliar os sobreviventes e as famílias das vítimas desta tragédia. Afinal, a renda do ingresso (entrada) comprado para visitar a “galeria” é em parte revertida a tais pessoas, sem contar o fato deste assunto fazer parte da história moderna.
Bom, em uma das minhas andanças por Nova Iorque, tomei coragem e fui até a “World Trade Center Gallery” que na verdade é uma espécie de “museu de memórias” destinado às vítimas da tragédia de 11 de setembro de 2001.
Primeiramente, fiquei um tempo do lado de fora vendo todo aquele terreno sendo novamente reconstruído com o novo projeto do WTC e pensando: Quem poderia imaginar que um dia essa tragédia aconteceria. Há anos atrás muitas pessoas passaram por aqui um desespero e uma agonia que não é merecida a nenhum ser vivo. Que dor e que tragédia foi aquela, Meu Deus!

 

Bom, passado o choque e a lembrança, me dirigi à galeria que é ali de frente para o terreno das saudosas “Torres Gêmeas” e ao lado do Corpo de Bombeiros. É um local pequeno, tendo um andar térreo e o subsolo, aonde alguns vão até a entrada e olham por cima o que é a galeria e outros, como eu, fazem questão de entrar e conhecer um pouco mais das vítimas e o que ali aconteceu naquele dia.

 

No momento que você entra naquele lugar, você sente no ar aquele clima pesado e, literalmente, sente na pela toda aquela monstruosidade. É algo impressionante e que não me arrependo nem um pouco de ter passado. Obviamente, nada se compara ao que aquelas pessoas sofreram e aos que seus familiares sofrem até hoje, mas a emoção é muito forte.
Logo na entrada, há vários trechos de ligações telefônicas entre os passageiros, as pessoas que estavam no prédio e entes queridos, mas a que me chamaram mais a atenção foram essas daqui:
A primeira fez com que os meus olhos se enchessem de lágrimas. Uma das mais marcantes declarações de amor que eu já vi!
Além de tais declarações sobre o 11 de setembro, há também relatos sobre o primeiro ataque ocorrido em 1993, como este daqui:
Ao mesmo tempo em que vemos às declarações, nas paredes há fotos das vítimas,  recordações que foram resgatadas durante a tragédia e cedidas pelos familiares e algumas coisas que sobraram do WTC.

 

 

 

Caminhando um pouco mais, como você pode ver na foto, tem uma relação de todas as vítimas da tragédia e é ali que você relembra a quantidade de pessoas que foram mortas brutalmente naquele dia. Para você ter uma idéia, meu querido leitor, os lenços de papel ficam nos bancos justamente porque é um dos lugares mais emocionantes da visita. Muitos se emocionam e choram de lembrar o que aquelas pessoas passaram. É muito forte!

Terminando esta parte da galeria, você se dirige para o subsolo aonde tem uma sala enorme e repleta de bilhetes de pessoas que ali visitam e que querem deixar a sua mensagem. Novamente, me deparei com um recado que chamou minha atenção que é este daqui:

No final, resolvi também deixar o meu recado e na hora, me bateu um nervoso ao escrever que acabei trocando palavras, letras, mas enfim, o importante é a intenção, é deixar registrado o que você deseja de coração aos sobreviventes e as famílias das vítimas que, até hoje sofrem com aquela atrocidade e que convivem com o medo e a tristeza que aquela tragédia deixou de herança.

Que Deus abençoe e proteja essas pessoas e o resto da população mundial…;o)!

Aos que quiserem saber mais sobre o tema, segue site oficial:

Tribute WTC Visitor Center – http://www.tributewtc.org/index.php

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)