E esse foi o sexto dia de #Turquia…
28/07/2012 2 comentários

E esse foi o sexto dia de #Turquia…

E esse é o meu último dia inteiro aqui na Turquia…

Estava ansiosa por este dia porque tinha muita coisa legal para fechar maravilhosamente a minha estada por aqui.

Saímos do hotel (eu e a Zuzu – minha guia que se tornou uma querida amiga) em Sultanahmet e fomos andar pela velha Istambul.

Na cidade velha tudo é perto e dá tranqüilamente para visitar caminhando. Tome cuidado apenas com os motoristas turcos porque eles podem achar que você faz parte do asfalto…he he he!!!

Como estamos em pleno Ramadan, há uma espécie de “feirinha” que, funciona somente nesta época, e atrai as pessoas da cidade e os turistas. Até o anoitecer, praticamente o que se vê por lá são souvenirs e produtos locais, mas quando anoitece…Ah! Meu querido leitor…a comida invade o local e os muçulmanos também já que na lateral há uma filas de mesas esperando para serem preenchidas …

Saindo deste lugar, fui a Mesquita Azul (os muçulmanos a chama de Sultanahmet Mosque). Esta é a mais famosa e a mais visitada da cidade não porque é á maior dentro das milhares que tem lá e, sim, porque ela tem 6 minaretes. E sabem porque?

Problemas de comunicação entre o sultão e o “arquiteto”, pode?

A fila para entrar é enorme e o cheiro de “chulé” também…he he he!

E sabem por que?

Você deve tirar os seus sapatos e colocá-los em um saco plástico. Aí, você já viu, não é mesmo?

Ainda mais com aquele calor de 40 graus, os sapatos nos plásticos e os pés em sacos plásticos também! Socorro…

Eu sai rapidinho de lá e fui ao Palácio Toptaki para ver toda a sua beleza, mas também para visitar o harém do sultão. Estava doida para ver isso…he he he!

O palácio é realmente muito bonito, sua vista para o Mar Mármara é imperdível e os presentes oferecidos aos sultões é puro glamour…

Mas e o harém, flor?

O harém era composto de mais de 400 quartos e, ali ficavam todas as mulheres do palácio, inclusive a mãe e as mulheres do sultão. Harém na verdade, significa lugar reservado para as mulheres no palácio do sultão, entendeu?

Bom, esse tema é muito longo para este post e escreverei mais sobre o assunto depois…antes que vocês durmam…

Saindo do harém…ops…do palácio, passamos pela Hagia Irene (construída no século 4 e, atualmente utilizada somente para concertos) em direção da famosa Hagia Sofia.

Construída no século 6, ele já foi templo, igreja, mesquita e, desde 1934, se não me engano, ela é um museu.

A Hagia Sofia é esplendorosa e imponente, vale a visita…

Ufa! Quanta coisa…pois é!

E depois de tudo isso, tirei foto com uma noiva turca (detalhe para o transporte dos noivos) e me reuni com os meus amigos turcos e gregos, afinal, era a minha última noite em Istambul…

E eles me levaram em um café dentro do Palácio de Karakoy que, além de ter vista, longe mas tem, é banhado pelo Mar Mármara.

E foi esta vista que levei na minha memória desta cidade tão histórica e, que me abrigou tão bem…;-)!

Bom…é hora de correr porque amanhã tem vôo para Atenas de manhã…

 

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)