Quibe de peixe – Um olho no peixe e outro no quibe (por Mari Rogatto)

Quibe de peixe – Um olho no peixe e outro no quibe (por Mari Rogatto)

Sou uma apaixonada pela cozinha árabe e fiquei feliz de poder compartilhar com vocês esta receita típica, feita e escrita pela chef de cozinha Mari Rogatto, que têm raízes árabes e sempre nos brinda com seus pratos saborosos. Bora aprender como se faz o quibe de peixe?

A cultura árabe é uma mescla de diferentes línguas e tipos étnicos que na cozinha se entendem muito bem para a nossa felicidade.

Entre os pratos árabes mais conhecidos, o quibe disputa o primeiro lugar com a tão querida esfirra. Tradicionalmente é feito com carne de carneiro, mas em datas religiosas cristãs costuma-se usar o peixe. Que tal variar o cardápio e substituir o peixinho grelhado por um delicioso e nutritivo quibe de peixe?

Quibe de peixe (Quibbe samak)

2 xícaras de trigo fino para quibe
1/4 de xícara de coentro picado
1/4 de xícara de salsa picada
1 colher de sopa de raspas de limão
700 gramas de filé de pescada branca
1 cebola grande cortada em pedaços
Sal e pimenta síria a gosto

Para quem não conhece a pimenta síria, ela é uma mistura perfumada e deliciosa de especiarias e pode ser feita em casa. Para fazer sua pimenta você vai precisar de uma colher de chá de pimenta da jamaica, uma de cravo da índia e outra de noz moscada ralada, triture no pilão ou no moedor de pimenta.

Recheio

1 xícara de nozes picadas
1/3 de xícara de azeite
1/4 de xícara de hortelã picada
2 colheres de sopa de suco de limão
5 cebolas médias cortadas finamente

Preparo

Aqueça o forno em temperatura alta.

Lavar o trigo, escorrer e espremer com as mãos para retirar toda a água. Reservar.

Refogar a cebola (5 unidades médias) no azeite em fogo baixo até dourar bem, (não tenha pressa, esse é o segredo para as cebolas ficarem caramelizadas e o quibe delicioso). Acrescente as nozes picadas e o suco de limão. Retire do fogo e junte o hortelã picado. Reserve.

Processar o peixe com a cebola em pedaços, o coentro e a salsa até obter uma massa homogênea. Acrescentar o trigo e as raspas de limão ao peixe processado, temperar com sal, pimenta síria e processar um pouco mais até ficar bem homogêneo.

Unte com azeite uma assadeira com 30 cm de diâmetro e espalhe metade do quibe, molhe as mãos em água fria e alise a massa. Distribua o recheio de cebolas e nozes e cubra com o restante do quibe, corte em losangos. Regue com azeite para não ressecar. Asse em forno médio por 30 minutos ou até dourar.

Sirva quente ou frio com coalhada fresca, salada de pepinos e hortelã ou molho tarator.

*****************************************

Marianne Rogatto sempre diz que o forno é o coração da casa e o pote de açúcar uma caixinha de lembranças. Sonha com uma “volta ao mundo em oitenta fogões” e tem paixão por louças, talheres e formas de bolo. Acredita que quando ela cozinha nunca está sozinha, está sempre rodeada de gerações de cozinheiros do passado, de experiências e cardápios de cozinheiros do presente e da sabedoria dos autores de livros de culinária.

Instagram: @a_mari_ama
Email: maribartto@hotmail.com

Seja um leitor parceiro! Faça suas reservas aqui pelo blog

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.