Ecofiwi – aventura de andar de caiaque transparente em San Andrés

Ecofiwi – aventura de andar de caiaque transparente em San Andrés

Que tal reservar um pedaço de sua tarde para fazer algo diferente dos passeios convencionais em San Andrés?

Para quem gosta de fugir do convencional, como eu, não há maneira mais bacana de conhecer o outro lado da paisagem da ilha do que em uma volta de caiaque. E não é qualquer tipo da espécie e, também, não é qualquer volta.

Por um instante, guardadas as devidas proporções, pensei que estivesse adentrando em uma região de manguezais no Brasil, mas não. Estava em plena ilha de San Andrés, famosa pelo mar de sete cores a bordo de um caiaque totalmente transparente, feito a base de proprietileno, onde se vê nitidamente por onde passa.

No mínimo diferente, o passeio me chamou atenção não só pelo fato da aventura de andar de caiaque transparente em San Andrés, mas também por ter a oportunidade de conhecer um pouco mais da fauna e flora tão preservada pelo povo local.

Como é o passeio?

Com duração de duas horas e com diversas saídas diárias, o passeio é feito praticamente todo o tempo a bordo do caiaque transparente onde ao mesmo tempo que remamos e margeamos a região de manguezais de Old Point, recebemos explicações sobre a fauna e flora da região, sendo possível avistarmos ostras, medusas invertidas, uvas do mar entre outras espécies.

E não só de caiaque que é possível ter acesso a natureza tão de perto, o passeio ainda nos proporciona uma parada para a prática do snorkeling, em uma espécie de flutuação (já que é extremamente raso o trecho) para contemplação de diversas espécies de peixe e da flora.

Quem faz o passeio? 

EcofiwiEndereço: Via San Luis – Sector de Mango Tree
Website: http://www.sanandresecotourism.com/ecofiwi2.html
Email de contato: ecofiwi@gmail.com

A Ecofiwi é a única empresa autorizada a fazer o passeio pelos manguezais dentro de Old Point, sendo proibida a entrada de lanchas ou qualquer outro tipo de embarcação nesta região preservada;

Quanto custa (Dezembro de 2015)?
 
De uma a três pessoas – 70 mil pesos colombianos, por pessoa
De quatro a seis pessoas – 65 mil pesos colombianos, por pessoa
De sete a dez pessoas – 60 mil pesos colombianos, por pessoa

Saem somente dois caiaques por passeio para que tenha um maior conforto e melhor atendimento.

Qual melhor horário?
Recomendo que o passeio seja feito ou às 15 ou às 17 horas para ter melhores fotos, ângulos e um respiro do sol.
Dicas importantes:
1 – Coloque bastante repelente antes de chegar ao local do passeio e após desembarcar do caiaque – antes de entrar no caiaque, você passará por uma área com bastante pernilongos e afins. Me lembro que por um instante olhei para o meu braço e tinha uma fila indiana me sugando…rs!

2 – Não se esqueça de levar câmera ou celular (ou proteção de celular) a prova d’água – como o passeio será de caiaque com snorkeling e afins, seria um verdadeiro pecado não registrar tal momento;

3 – Vá com roupas leves e bastante protetor solar, pois o sol e o mormaço de San Andres não perdoam;
4 – Para fazer o passeio de caiaque é necessário ser um amante da natureza ou, no mínimo, estar aberto a novas aventuras. O local do passeio é bem rústico e o time da Ecofiwi é de uma simpatia e simplicidade que fará toda a diferença do início ao fim de sua experiência;

5 – No final do passeio é oferecido um “lanchinho” muito do bom com algumas especiárias da ilha para que você possa descansar e bater aquele papo (tão bom que até esquecemos de tirar foto);

6 – Apesar da nossa percepção ter sido totalmente diferente, não vá, nem volte a pé do local. Lembro-me que estávamos retornando do passeio a pé, dois policiais nos pararam informando que mais a frente passaríamos por uma região não muito agradável. Só sei que não sairiam de nosso lado até pegarmos uma moto táxi. Não sei se tudo aquilo foi exagero, mas é melhor prevenir.

As fotos para este post foram substancialmente cedidas pela Robertinha do blog Territórios, uma vez que infelizmente tive um problema no meu equipamento fotográfico.
Para quem quiser ver mais fotos e fatos da nossaviagem pelo Caribe Colombiano, basta procurar pela hashtag #JustFunCaribe , projeto criado pelo Peripécias e pelo blog Territórios em parceira com Viajar é tudo de bom.
Nosso projeto contou com o apoio das secretarias de turismo da Colômbia e de San Andrés, bem como pelo trade local. O passeio acima relatado foi feito em parceira com a Ecofiwi, com relato totalmente independente da autora deste blog.
Para quem quiser ter acesso a outras percepções da mesma viagem ao Caribe Colombiano, confira também os relatos e vídeos da Robertinha lá no blog Territórios.

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)