Onde ficar em Providencia? Do econômico ao luxo na ilha caribenha

Onde ficar em Providencia? Do econômico ao luxo na ilha caribenha

Localizada próxima a San Andrés, Colômbia, a Ilha de Providencia é praticamente parada obrigatória para os viajantes que tem vão a esta região caribenha.

Assim como em San Andrés (link do post – Onde ficar em San Andrés?), a dúvida que paira no ar quando estamos em fase de planejamento da viagem é a hospedagem. Afinal, onde ficar em Providencia?

Antes de começar com as dicas de onde ficar, um dos aspectos que você terá que ter em mente é que Providencia é muito menor que San Andrés e muito mais rústica. As hospedagens de luxo são bem escassas, prevalecendo as pousadas nativas, que nada mais são casas adaptadas em hospedagem em que o dono também reside.

Outro aspecto que terá que levar em consideração e ter um cuidado maior quando da escolha de sua acomodação é a tal localização, pois algumas pousadas são no centro da ilha, proporcionando fácil acesso ao supermercado, padaria e alguns pontos turísticos, mas algumas são bem afastadas, podendo (eu disse podendo) ser mais próximas das praias.

Caso decida ficar longe do centro e, mais próximo de South West Bay (uma das praias mais belas da ilha), por exemplo, não se esqueça de que terá que ou alugar uma motoca ou um carrinho similar ao de golfe ou terá que pegar moto táxi ou táxi comum (que é caro) para se locomover até o centro, que fica cerca de uma hora e meia caminhando.

Estes pontos postos e voltando ao foco separei alguns lugares onde pode ficar desde o econômico ao luxo na ilha caribenha de Providencia.

Econômico – 

Posada Ocean View 

Marcos e sua esposa nos receberam em sua charmosa pousada nativa por quatro dias. Com quartos coloridos, limpos e cheirosos, a acomodação tem um vista bacana no mar, dando jus ao nome que recebe.

Pontos positivos:

a) você estará em uma pousada nativa cujo dono já foi secretário de turismo da ilha, o que é excelente, pois terá todas as dicas do que fazer na ilha;

b) o quarto triplo e seu banheiro são bem espaçosos, não faltando espaço até a mais exagerada mala.

c) a vista do mar que se tem da pousada é uma belezura a parte.

Pontos negativos:

a) acessibilidade de internet – como é uma pousada pequena, cujo sinal de rede vem via microondas, por muitas vezes a internet era nula ou muito fraca;

b) locomoção – pela pousada estar localizada afastada do centro, tínhamos que pegar um moto taxi quando queríamos ir até ou lá ou a South West Bay;

c) café da manhã – apesar do café ser saboroso, somente é servido um tipo de comes, café e suco sendo que, os comes podem variar entre omelete, panqueca ou pão com algum recheio. Além disso, como estamos em uma pousada nativa (na casa da pessoa), há horário marcado para o café da manhã, pois não cabem todos os hóspedes dos três na mesma mesa.

Posada Jasmine Place 

Não tive a oportunidade de visitar tal pousada nativa, mas um amigo se hospedou na Jasmine Place e gostou bastante, não só pelo fato da localização ser muito próxima ao centro, mas também pela gentileza e presteza da dona da acomodação.

Luxo – 

Em meio a todo rústico que impera na ilha, o Deep Blue é considerado o hotel mais luxuoso de Providencia, mas isso não significa que você encontrará aquele padrão cinco estrelas de hospedagem que você em praias caribenhas como Barbados, Punta Cana e afins, mas é muito aconchegante e requintado dentro do contexto.

Tivemos a oportunidade de almoçar no delicioso restaurante frente mar e conhecer suas instalações onde fomos muito bem tratados, fato pelo qual recomendo a hospedagem para quiser gastar uns reais a mais.

Pontos positivos:

a) o hotel fica próximo ao centro da ilha, sendo possível ir e voltar em uma caminhada de cerca de quinze minutos;
b) o restaurante é frente mar e a piscina de borda infinita, todos com vista para o belíssimo Cayo Cangrejo (lugar mais bonito da ilha);
c) aceita cartão de crédito, o que faz uma super diferença na ilha, uma vez que o caixa eletrônico às vezes não funciona, além de muitos lugares só aceitarem dinheiro.
Pontos negativos:
a) o acesso as acomodações são todos feitos por escadarias, o que dificulta quem tem problema de acessibilidade;
b) os preços dos passeios tanto a Cayo Cangrejo quanto dos demais são bem mais salgados que em outros lugares da ilha.
Gostou da dica? Precisa reservar seu hotel ou hostel? Sabia que você pode reservar sua hospedagem no Booking aqui no blog (link do Booking), sem qualquer custo adicional para você, mas que ajudará na monetização do conteúdo deste blog, através de uma pequena comissão, que cobre em partes os custos de sua manutenção e proporciona que eu viaje cada vez mais, trazendo cada vez mais estas e outras informações bacanas e úteis para vocês. J
Informações complementares:
Para quem quiser ver mais fotos e fatos da nossa viagem pelo Caribe Colombiano, basta procurar pela hashtag #JustFunCaribe , projeto criado pelo Peripécias e pelo blog Territórios em parceira com Viajar é tudo de bom.
Nosso projeto contou com o apoio das secretarias de turismo da Colômbia e de San Andrés, bem como pelo trade local. As hospedagem que ficamos foram em sua maioria cortesia cedidas em parceira com as redes de hotéis e pousadas, mas com relato totalmente independente da autora deste blog.
Para quem quiser ter acesso a outras percepções da mesma viagem ao Caribe Colombiano, confira também os relatos e vídeos da Robertinha lá no blog Territórios.

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)