Praias de Santorini – Red, White and Black beaches para ir!
29/04/2016 6 comentários

Praias de Santorini – Red, White and Black beaches para ir!

Sem sombra de dúvida, Santorini é a ilha grega mais turística de todas. Foi lá que pela primeira vez vi uma grande quantidade de asiáticos fazendo (literalmente) filas indianas para tirarem fotos nos principais pontos e praias. Foi lá também que vi a maior quantidade de nacionalidades reunidas se debatendo para terem a melhor foto do por do sol.

Apesar de parecer comum este tipo de turismo, confesso que me assustei um pouco, pois nas outras ilhas gregas que fui, existiam poucos turistas neste perfil. O pessoal nas outras ilhas estavam mais preocupados ou em curtir uma bela praia ou uma boa badalação, mas enfim…

Santorini, além de belíssima e exótica, tem uma história importante e triste de Segunda Guerra Mundial que, fez com que seus habitantes reconstruíssem quase que totalmente a ilha e começassem a fomentar o turismo de forma focada, turismo este que por incrível que pareça é um jovem de seus quarenta e cinco anos.

O que muitos não sabem sobre a ilha, até dar a primeira “googlada” é que uma das principais atrações de Santorini são suas praias, de areias com cores totalmente fora do nosso convencional. Eu, particularmente, não imaginava que um dia falaria para alguém que a minha praia predileta em uma ilha grega tem areias negras, mas é a mais pura verdade!

Para quem está a caminho da ilha ou quer apenas conhecer um pouco mais, preparei uma seleção com as praias de Santorini de Red (areias e pedras vermelhas), White (areias e pedras brancas) e Black (areias negras) beaches para ir.

 Vlychada 

A minha queridinha na ilha não é nada convencional para os padrões de praias paradisíacas que estou acostumada a conhecer.

Apesar da sensação de pisar em areias negras ser estranha em um primeiro momento, o contraste entre a areia negra, o azul do mar e a espreguiçadeira branca da taverna de praia que deitamos para tomar sol vão fazer os seus olhos sorrirem.

Reserve uma manhã ou uma tarde inteira para ficar em Vlychada. Prometo que não se arrependerá, ainda mais porque não há muitas pedras no caminho para o mar e a água do mar é super gostosa.

Red Beach, White Beach e Black Beach

É uma rota de praias com pedras (pedritas, pedras e pedras de responsa) e areias vermelhas, brancas e negras, respectivamente, e passeio obrigatório aos que vão ao Santorini. Para fazer a rota, basta pegar o barco na Red Beach (a EUR 5) que levará as demais praias.

Red Beach

Uma das mais famosas e das mais exóticas, Red Beach é parada obrigatória.

Para chegar a praia é necessário descer um pequeno trecho de morro, mas atenção. Pelo fato da praia ter sua costa formada por uma enorme parede de morro vermelho, pedras rolam lá de seu topo e podem cair em sua cabeça, literalmente. Para evitar esse tipo de situação, duas opções: vá até a parte da praia que tem infraestrutura de cadeira e fique debaixo de um guarda sol ou; estique a sua canga ou toalha bem perto do final da trilha do pequeno morro que descerá (que não possui infraestrutura). Obviamente, é ali que ficam aglomerados grande parte dos turistas que frequentam Red Beach ou que partem de barco para as demais praias (White and Black beaches).

É bem chatinho entrar na praia em função das pedras, pedrinhas e pedregulhos coloridos (na grande maioria vermelhos) que tem no caminho para chegar no mar e no próprio mar, mas a sensação de entrar em um mar com diferentes contrastes é única.

Em Red Beach há uma pequena infraestrutura de cadeiras, bebidas e pouquíssimas coisas para beliscar. Quem estiver com fome por lá, terá que andar um pouco mais para o final da praia onde há uma modesta taverna.

White Beach

O pessoal não gosta muito de parar na White Beach pelo fato do acesso ser um pouco complicado em função da grande quantidade de pedras brancas no caminho da praia e na própria praia, mas eu adorei o visual cheio contraste.

Como eu sempre digo, para chegar nas melhores praias quase sempre é preciso encarar algum perrengue ou trilha.

Assim como em Red Beach, White Beach também possui uma pequena infraestrutura de cadeiras, bebidas e pouquíssimas coisas para beliscar. Aqui, não há taverna.

Black Beach 

Com as mesmas areias fofas e negras que encontramos em Vlychada Beach, esta é a praia preferida do pelos turistas que fazem a rota. E não é para menos, uma vez que é bem maior e tem uma porção de tavernas, cadeiras e sofás de praias para ficar.

Eu, particularmente, fiquei pouco na Black Beach, pois me encantei mais com a White Beach. A parada foi mais para comer uma boa Greek Salad e dar aquele mergulho no mar.

Kamari

Depois de Red Beach, a mais famosa da ilha grega. Mas ela não é famosa só pela beleza, mas também por ser o local onde muitos turistas se hospedam e point para quem procura boa gastronomia e badalação.

Os restaurantes de Oia e Fira não ficam atrás, mas vale a ida a Kamari para conhecê-la e ficar para o jantar.

Alguns cuidados nas praias

a) Pelo fato de muitas praias terem pedra misturada com areia (no verão bem quente), o ideal é ir ao mar de chinelo ou sapatos específicos para mar com pedras. Além de ser mais confortável, a probabilidade de levar um escorregão é menor.

b) Não paguei pelo guarda sol e espreguiçadeira em nenhuma das praias que fui e, olha que fui em todas as prais acima. Não sei se foi pelo fato das praias estarem vazias, mesmo que alto verão, se foi porque consumia ou pelo fato que fazia amizade com eles, mas pergunte primeiramente se há consumação ou se terá que pagar algo pela infraestrutura para a brincadeira não ficar cara;

c) Preste muita atenção as placas, pois a sinalização em Santorini não é das melhores;

d) A exemplo do que disse no post de Mykonos (link do post), alugue um carro. Será muito perrengue e perda de tempo se locomover de ônibus por lá.

Sobre as cores das praias de Santorini…  

Por que existem praias de areias vermelhas, brancas e negras?

Sucessivas erupções vulcânicas formaram e dividiram Santorini em seis partes. A maior e principal das seis partes é tecnicamente a ilha de Santorini e as demais partes são ilhotas, como a pequenina e muito visitada Thirasia.

Chegada a Thirassia

 

Thirassia

Tive a oportunidade de escalar o vulcão, ainda ativo, e soube que suas erupções ocorrem a cada quatrocentos anos. Uma nova erupção pode ser tão violenta, afetando novamente parte da geografia da região.

 

As praias possuem cores e formas tão diferentes e exóticas devido a esta sequência de erupções, diretamente correlacionados com a quantidade de agressões das erupções que cada parte do território sofreu ao longo de milhares de anos. As praias de areias negras geralmente possuem a água do mar mais quente.

Para quem quiser escalar o vulcão…

Há um passeio bem bacana que inclui a escalada do vulcão, a ida a Thirasia e um mergulho em Hot Springs, muito perto do vulcão, a água do mar por aqui é realmente quente e não é recomendada a permanência por muito tempo. Tem que ir e fazer tudo isso, como eu fiz! 😉

Hot Springs

Quer dicas do que fazer em Atenas e quais praias ir em Mykonos e em Paros? 

Escrevi recentemente sobre nestes posts do blog:

O que fazer em Atenas?

Praias de Mykonos
Praias de Paros
******************

Gostou da dica? Precisa reservar seu hotel ou hostel? Você pode reservar sua hospedagem aqui no blog (através deste link do Booking), sem qualquer custo adicional, ajudando na monetização do conteúdo deste blog, através de uma pequena comissão, que cobre em partes os custos de sua manutenção e proporciona que eu viaje cada vez mais, trazendo cada vez mais estas e outras informações bacanas e úteis para vocês.

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)