Praias de Paros – minha lista na tradicional ilha grega

Praias de Paros – minha lista na tradicional ilha grega

Seja um leitor parceiro! Faça suas reservas aqui pelo blog

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

Quem teve oportunidade de ler meu Diário de Bordo quando estive nas ilhas gregas, sabe que tenho um carinho especial por Paros. Apesar de não ser a principal ilha, a mais badalada e afins, foi a que mais me senti na Grécia de verdade, foi a que mais tive oportunidade de conviver com o povo grego e entender mais de sua cultura, sua história, seus conflitos e sua língua.

Foi em Paros que lágrimas de emoção escorreram dos meus olhos não só por uma vez, mas por várias. Foi lá que vi o por do sol mais bonito das ilhas e, lá também que levei bronca de um padre por entrar na igreja dele de shorts…rs (parou o que estava fazendo para me chamar atenção e me colocar um saião, com toda razão, apesar do shorts não ser tão curto).

As praias de Paros são tão diferentemente belas quanto as praias de Mykonos e Santorini, mas pra mim elas são especiais pela simplicidade e pelo jeito grego de ser. É muito comum você entrar em uma taverna e dar de cara com lulas e mais lulas no varal penduradas esperando a hora de serem preparadas.

Mas para que eu possa te convencer a passar pelo menos dois dias inteiros em Paros, fiz uma lista de praias na tradicional ilha grega.

Krios e Marcello

A dupla é uma das principais atrações quando o assunto é praia em Paros. Muitos preferem ir direto a Marcello e nem param em Krios. Já eu, dei preferência a pequena Krios e não me arrependi nem um pouco.

Para chegar as praias há duas alternativas. Você pode ir direto de carro ou pegar o carro, parar em um pórtico e pegar um barquinho (foi o que fiz) até as praias. Paga-se EUR 4 na embarcação e você vai embora a hora que quiser. Basta esperar o barco chegar.

Se você decidir ir de carro, chegará em Marcello e dá para ir tranquilamente a pé até Krios. Se for de embarcação, a primeira parada é Krios e, da mesma forma, pode ir facilmente a Marcello.

Krios

A minha predileta por vários motivos. O primeiro dos motivos é a exclusividade, pois há uma pequena faixa de areia, com infraestrutura de espreguiçadeira e guarda sol bem reduzida. Isto reduz também qualquer muvuca de turistas e faz toda a diferença para quem é praieiro como eu.

O segundo motivo é o atendimento. O senhor que me atendeu foi tão querido comigo quando soube que era brasileira. Ele me fez chorar naquele dia quando beijou a minha testa e disse o quanto amava o Brasil e o nosso povo e, como os gregos são parecidos com a nossa gente. Até arrepia…

O terceiro motivo é a praia por si só! Um espetáculo a parte…

Marcello

Com uma faixa de areia bem mais extensa, Marcello é de longe mais badalada e mais cheia que Krios. Eu, particularmente, não quis ficar muito por lá porque estava quase em alfa na outra praia. Fui mais para conhecer e ter a certeza de que fiz a escolha certa quando parei em Krios.

Apesar de ser uma praia belíssima, o que mais fiz foi pose com a costa de Marcello…rs!

Aiki Beach

É a preferida dos gregos quando o assunto é beleza.

Com uma faixa extensa de areia e um azul infindável, a passagem por lá para um mergulho é obrigatória. Dá tranquilamente para sair de Krios e Marcello e ir direto a Aiki.

Aproveite a ida para perguntar onde pode ver o por do sol por ali, espetacular por sinal.

Kolimbithres

O nome é bem longo e esquisito pra gente, mas Kolimbithres é badalada por muitos turistas e gregos.

O que mais me chamou atenção por lá foram o contraste das pedras com o mar e a aglomeração das pessoas em uma pequeníssima faixa de areia. A infraestrutura de praia muitas vezes fica atrás das pedras. É estranho uma praia assim, mas ao mesmo tempo, Kolimbithres tem seu charme.

Recomendações em Paros

Aproveite a originalidade dos gregos e a explore de carro

Paros é sim uma ilha com muitos turistas, mas lá as coisas por lá funcionam de um jeito um pouco diferente. Entre todas as ilhas gregas que estive até agora, a que mais me identifiquei foi Paros, justamente pelo fato de ter enxergado o espírito das ilhas com originalidade, sem badalação ou filas de orientais na frente dos principais pontos turísticos (sem preconceito nenhum, hein?).

Se Paros estiver em sua lista, prepare-se para o pacato e belo. Um recomendação que dou é colocá-la na rota entre Mykonos e Santorini, como eu mesmo fiz e ficar por lá ao menos dois dias inteiros.

Sabia que Paros fica a uma hora de ferry de Mykonos?

Se quiser fazer um bate e volta de Mykonos é bem possível. Basta ter dias sobrando para fazer isso. Afinal, você precisará de um tempo razoável para dar ao menos uma espiada na ilha vizinha.

A água nas ilhas gregas não é fria durante o alto verão…

Muitas pessoas reclamam da temperatura da água nas praias, mas eu não tive o menor problema com isso. Como fui no alto verão, a água estava quentinha, quentinha em todas as praias, em todas as ilhas.

Onde ir além de Paros – Naxos ou Antiparos?

Muitas pessoas que vão a Paros aproveitam para passarem um dia na ilha de Naxos. A minha ideia inicial era fazer o mesmo por lá, mas fui convencida pelos donos do hotel a mudar os planos e ir a Antiparos. Além de ser mais requintada, já que as celebridades e atores de lá e de cá possuem casa, é mais tranquila também.

Para ir a Naxos é muito tempo gasto e é melhor se hospedar lá por uma noite. Como eu queria fazer um bate e volta, a ilha de Antiparos é coladinha em Paros. Basta fazer a travessia entre as ilhas de balsa.

Claro que novamente digo, assim como falei em todos os meus posts nas ilhas gregas, alugue um carro e descubra as ilhas. A balsa que leva a Antiparos comporta carro e você pode ir a hora que bem entender. Basta somente atentar para os horários de chegadas e partidas.

Além de ir a Antiparos e conhecer a Agios Giorgios, a mais bela das praias da pequena ilha, não deixe de fazer o passeio de lancha até a ilha de Despotiko. Te custará EUR 20, muito bem gastos.

Em breve, escreverei um post com mais detalhes sobre Antiparos e Despotiko que merecem esta atenção.

Quer dicas do que fazer em Atenas e de que praias ir em Mykonos e em Santorini também?

Escrevi recentemente sobre nestes posts do blog:

O que fazer em Atenas?
Praias de Mykonos
Praias de Santorini

                                                                                 ******************

Gostou da dica? Precisa reservar seu hotel ou hostel? Você pode reservar sua hospedagem aqui no blog (através deste link do Booking), sem qualquer custo adicional, ajudando na monetização do conteúdo deste blog, através de uma pequena comissão, que cobre em partes os custos de sua manutenção e proporciona que eu viaje cada vez mais, trazendo cada vez mais estas e outras informações bacanas e úteis para vocês.

Seja um leitor parceiro! Faça suas reservas aqui pelo blog

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.