Com elegante decoração rústica e uma invejável, aconchegante e extensa área externa, o Alto Atacama Desert Lodge & Spa é o único hotel all inclusive que está literalmente localizado dentro do Valle de Catarpe, em meio a Cordilheira del Sal, um dos ícones da típica paisagem do deserto mais árido do mundo.

Capa 1

A sensação e experiência de respirar e vivenciar toda aquela beleza única e exótica da natureza contrastando com o céu azul durante o dia e estrelado durante a noite, bem a frente de nossos olhos, a qualquer hora do dia, não poderia ser melhor. E, não é a toa que este fator é um dos principais diferenciais do hotel no momento da escolha de seus futuros hóspedes.

Espumante

Tive a oportunidade de conhecer o Alto Atacama durante minha viagem pelo deserto e, sem sombra de dúvidas voltaria a me hospedar por lá, não só pelas paisagens deslumbrantes vistas bem a minha frente quando abria os olhos pela manhã, mas também pela qualidade do serviço, da gastronomia e pelo que o hotel oferece.

Quartos

Alto Atacama possui três tipos de suítes para você escolher qual cabe melhor no seu estilo de hospedagem.

Quitor: suítes de 50m2, próximas as áreas comuns, com terraço privativo e vista para o jardim e para a Cordillera de la Sal ao fundo.

Standard Catarpe: suítes de 51m2, localizadas no meio do jardim do hotel, também com terraço privativo, mas como vista para a Cordillera de la Sal e para o Valle de Catarpe.

DemaissuC3ADtes

Suite Tilo: suítes de 70 m2, especialmente localizadas nos jardins do hotel, também com terraço privativo e com vista para uma lagoa e o Valle de Catarpe, a maior e mais privilegiada opção, ainda conta com uma área adicional outdoor que possui além de uma espécie de chase para apreciar o céu durante o dia e as estrelas durante a noite (um dos maiores atrativos do Atacama), chuveiro ao ar livre para você se banhar ao som da tranquilidade do deserto, literalmente.

SuC3ADteTilo

 

SuC3ADteTilo28229

 

SuC3ADteTilo28329

 

SuC3ADteTilo28529

 

SuC3ADteTilo28129

O toilette é bem espaçoso e com áreas bem segregadas para termos uma maior liberdade e conforto durante a estada.

G0386722

Fui hóspede da suíte Tilo que de tão confortável e espaçosa, te puxa para não deixar o quarto, com a cama que te abraça, com a vista que fascina os olhos até dos mais exigentes, com o chuveiro ao ar livre que te faz relaxar e com o seu conjunto completo que dá uma baita sensação de bem estar!

Café da manhã

O café da manhã conta com uma generosa carta de cereais, pães, frutas, iogurtes, sucos, ovos, geleias e afins. Caso queira um omelete ou uma panqueca, basta solicitar ao garçom, que pedirá a cozinha que prepare na hora.

CafC3A9damanhC3A3

Se bater aquele preguiça de tomar café da manhã com os demais hóspedes, pode continuar com ela, pois o hotel leva o café da manhã até a sua habitação. Só precisa pedir com antecedência e informar o horário e quais itens vai querer em seu café.

CafC3A9damanhC3A3 1

Gastronomia

Com cardápio a la carte elaborado e baseado em ingredientes de produtores locais, os pratos preparados com produtos frescos, orgânicos e aquele toque de alta gastronomia.

Gastronomia

Principalmente aos finais de semana, o hotel procura promover alguma atividade em seu espaço ao ar livre. Lembro que no dia em que cheguei, rolava um barbecue chileno com uma senhora parilla, buffet de saladas e frutos do mar e sobremesas de frutas e produtos da região.

Buffet28129

 

Parilla

 

Buffet28229

Tudo harmonizado com música ao vivo e bebida a sua escolha, como um belo vinho chileno, Aperol Spritz ou até mesmo alguma outra bebida típica chilena como o Mote con Huesillos (feito com grãos de trigo, pêssego e canela – que eu sinceramente acho doce demais).

Mote

 

Aperol

O jantar normalmente é servido no agradável e elegante restaurante interno e possui dois tipos de menu, o especial do chef para aquele dia específico e o menu tradicionalmente servido pelo hotel. Com um leque de boas opções, sempre misturava a entrada do cardápio tradicional com o prato principal do menu do chef e vice versa.

Restaurantes28129

Apesar de estarmos no Chile, a minha preferência foi para os pratos com pescados e frutos do mar e não me arrependi. Obviamente, as opções com cordeiro, porco ou carne de boi eram saborosas, mas não são as minhas preferidas.

Gastronomia 128129

As sobremesas são um espetáculo a parte, destaque para as perdições com chocolate. Chocólatras de plantão, não deixe de provar esta mousse de chocolate ao leite com tiras de chocolate branco.

Gastronomia 128229

Recado aos não hóspedes – 

O restaurante do Alto Atacama é aberto ao público, sendo a carta de almoço e jantar a mesma oferecida aos hóspedes, podendo optar pela versão all inclusive do menu ao valor de 40 mil pesos chilenos ou entrada, prato principal e sobremesa (sem bebidas frias ou quentes) ao valor de 31 mil pesos chilenos (valores em junho de 2016).

Puri Spa

Por estarmos no deserto mais árido do mundo, o Puri Spa é uma atração a parte aos hóspedes do Alto Atacama. Considerado um dos dez melhores spas da América Latina pelo Spa Finder, possui diversos tratamentos (não inclusos na diária) que vão desde massagens relaxantes a banho turco e sauna finlandesa.

Capa 2

Além dos tratamentos e massagens, o hotel oferece também o Spa Tour, incluso na diária, trata-se de uma espécie de flavour do que o local oferece aos seus hóspedes (post com a experiência neste link ->  Puri Spa).

Piscinas e jacuzzi

São quatro piscinas aquecidas espalhadas pela área comum do hotel para você escolher a de sua preferência. O quarteto faz todo o charme da externa e devem ser muito utilizadas durante o verão. Uma pena que fui no inverno e não pude desfrutá-las como eu tanto queria.

 

Piscina

 

Piscina 128329

 

Piscina 128429

Além das piscinas, também na área externa, mas em um espaço mais reservado, fica a espaçosa jacuzzi a céu aberto, que não é nada mal depois de um dia inteiro de trekking pesado pelo deserto.

Jacuzzi

Serviços e mimos

1 – All inclusive – gastronômico e atividades

Um dos diferenciais de grande parte dos hotéis all inclusive do destino é ter incluso em suas diárias além das refeições, atividades e passeios tradicionais pelo deserto. Obviamente, o Alto Atacama não ficaria fora deste padrão, oferecendo uma gama de mais de trinta atividades para o hóspede escolher a que tem mais proximidade com o seu perfil e interesse.

DecoraC3A7C3A3o

1.1 – Sobre as atividades e passeios all inclusive – 

As atividades e passeios inclusos vão desde passeios tradicionais que as agências no Atacama fazem, como o Valle de La Luna e a escalada ao vulcão Lascar a passeios (ainda) exclusivos dos hotéis de luxo da região como o trekking da Quebrada de Kari. Independentemente da atividade escolhida, a exclusividade é garantida aos hóspedes, que vão aos passeios com guias próprios e transporte próprio do hotel.

Passeio 1

Caso seja a única pessoa em determinado dia para fazer um passeio específico, não tem problema. O guia irá somente contigo e o motorista fazer o passeio. – Caso você queira se entrosar com os demais hóspedes, o hotel coloca em sua recepção uma lousa com atividades e passeios que acontecerão no dia e na manhã seguinte para formação de eventuais grupos.

Lousa
Além dos passeios convencionais, destaque para o Spa Tour (acima descrito) e para um dos passeios imperdíveis quando no deserto que é o tour gastronômico, feito dentro da estrutura do Alto Atacama e onde é possível ver através do telescópio planetas e estrelas de uma forma bem especial.
1.2 – Sobre os comes e bebes all inclusive – 

O serviço de all inclusive gastronômico inclui café da manhã, almoço, jantar e bebidas alcoólicas ou não durante todo o dia, salvo alguns vinhos mais elaborados que são cobrados a parte, caso o hóspede queira e seja um assíduo apreciador e degustador de vinhos.

CafC3A9

Além das refeições e bebidas inclusas, o hóspede conta tem a disposição em seu quarto, frigobar recheado de água com ou sem águas, cerveja, refrigerante e sucos para tomar a hora que for.

Bar

1.3 – Transfer gratuito – aeroporto/hotel/aeroporto

Dentro do pacote de diária está incluso o transfer do hóspede desde o aeroporto (ou qualquer outro lugar que estiver em San Pedro de Atacama) até o hotel e vice versa. O transporte é feito usualmente no mesmo tipo de van que nos leva aos passeios.

Transfer

1.4 – Recepção 

Assim que cheguei ao hotel fui recepcionada com um drink e vários sorrisos no rosto me dizendo: Bem vinda! – Tem coisa melhor para quem gosta daquele mimo?

Entrada

1.5 – Mimo gastronômico

Fiz meu check out muito próximo ao horário do almoço, mas sem tempo hábil de comer algo antes de partir no transfer para o aeroporto. Sabendo disso, nosso concierge pediu para que escolher algum sanduíche no cardápio, bem como bebida, para que pudesse levar e comer no caminho.O kit “merenda” veio com um lanche pra lá de bem servido, não só acompanhado pela bebida, mas também por frutas, amendoins, amêndoas, frutas secas, além daquele merecido chocolate.

Kitmerenda

E não foi só nesta ocasião que o pessoal do Alto Atacama fez um kit merenda para mim. Quando escalei o vulcão Lascar (vide post no blog -> Experiência de escalar um vulcão ativo), por conhecimento, já sabiam que retornaria muito depois do horário do almoço. Por este motivo, quando souberam da peripécia no dia anterior, logo me ofereceram preparar algo para eu levar. E este algo foi o mesmo kit merenda bem servido, como sempre.

1.6 – Concierge

Assim que chegamos, o concierge responsável por acompanhar a minha estada, agendou uma reunião comigo e com o grupo que estava para falar sobre os passeios e atividades oferecidas, estrutura e eventos que o hotel  teria no período. Com base nas informações, ele nos ajudou a preparar nossa agenda dando dicas que se adequavam ao que buscávamos. Desta reunião em diante, cada saída para passeio ou cada volta, estava a pessoa responsável por nos ciceronar por perto para saber se estava tudo bem e como estava nossa estada.

Concierge

P.S.: Sim, o concierge responsável por acompanhar a estada. Não é você que vai até o concierge, é ele que vem até você e explica a sistemática do hotel e das atividades nos mínimos detalhes, com aquele sorriso no rosto. Isto faz uma baita diferença na experiência.

1.7 – Atendimento

O staff em geral é muito prestativo com os hóspedes ao longo de todo o tempo, a todo momento. Sempre recebida com um: “Está tudo bem? Precisa de algo?” e com  um sorriso no rosto por cada funcionário.

Lhama

1.8 – Bicicletas

Quer fazer um tour de bike ou sair por aí explorando sozinha a região? Não tem problema. Os hóspedes tem a disposição bicicletas para que pegue a sua e saía explorando o deserto. – Se for sair só, não esqueça de levar um mapa contigo para eventuais erros de percurso.

Bicicleta

Localização

O lado bom e ruim ao mesmo tempo é a localização do hotel, já que fica afastado do centro de San Pedro de Atacama. Apesar de longe do burburinho, o hotel possui serviço de transfer que nos deixa no centro quando quisermos.

Em contraparte, a distância nos deixa mais próximos da natureza, o que não é nada mal.

Souvenir

Caso seja envolvido pelo hotel a tal ponto que não tenha vontade de sair nem que seja para comprar um souvenir da região, não se preocupe. Há uma pequena loja de mimos localizada ao lado do bar e em frente a recepção.

Lojinha

Maiores informações sobre o Alto Atacama Desert Lodge & Spa –

Endereço: Camino Pukará S/N, San Pedro de Atacama

Caso prefira reservar pelo Booking: http://www.booking.com/

Considerações finais:
A hospedagem faz parte de um acordo de parceria com o hotel, sendo que o relato acima foi escrito de forma totalmente independente pela autora deste blog.Para quem quiser ver mais fotos e fatos da nossa viagem ao Atacama, basta procurar nas redes sociais pela hashtag #JustFunChile . O projeto criado pelo Peripécias juntamente com o blog Territórios em parceria com o blog Guia Mundo Afora. Para quem quiser ter acesso a outras percepções da mesma viagem, confira também os relatos e vídeos feitos pelas meninas em seus respectivos blogs.
Mais lidas
Clube de Vantagens

Cupons e descontos exclusivos para leitores

Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

GARDENS <br data-lazy-src=
Demais Autores
Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?