Dom Pedrito – o que fazer, onde ficar e comer na cidade do Acordo de Paz

Dom Pedrito – o que fazer, onde ficar e comer na cidade do Acordo de Paz

Apesar de bem pequenina e com poucas opções de lazer, Dom Pedrito tem um belíssima infraestrutura para atender os visitantes que por lá passam.

Localizada entre Bagé e Santana do Livramento, a cidade faz parte da rota de vinícolas do Pampa Gaúcho, muito bem representada pela Estância Guatambú. Tem destaque também a sua excelente gastronomia, representada pelo convidativo Cumbuca e, também pela Guatambu, além de possuir uma aconchegante opção de hospedagem em seu Hotel Alexandre.

Já os demais atrativos na cidade, se limitam a sua praça principal, ao museu e a uma volta para explorar um pouco mais a arquitetura dos poucos casarões que ainda foram preservados na cidade.

Dom Pedrito e a Revolução Farroupilha

Dom Pedrito foi a cidade onde foi assinado o Tratado de Poncho Verde, acordo de paz que pôs fim a Revolução Farroupilha, posicionando novamente todo o território do Rio Grande do Sul como um estado do Império do Brasil.

O que fazer?

De uma volta pela praça principal da cidade, seus arredores e visite:

1 – O belo Prédio da Prefeitura


2 – Caixa D’Água para ver a cidade do topo

Não tivemos a oportunidade de ir ao topo, pois sempre que estivemos por lá estava fechado, mas atente se estiver aberta durante a sua estada para dar um pulinho lá e ver a cidade do alto.


3 – Igreja Nossa Senhora do Patrocínio

4 – Museu Paulo Firpo

 


5 – Escola e Capela Nossa Senhora do Horto



6 – Fazer a Rota das Vinícolas do Pampa (que passa por Dom Pedrito)

No início do ano, eu e Robertinha vasculhamos a região da Campanha para descobrir quais vinícolas permitem visitação e degustação. Foi uma árdua missão que valeu muito a pena. A rota e outras dicas, escritas neste post do blog -> Rota dos vinhos da Campanha.

Onde comer?

Uma das cidades com as melhores opções gastronômicas no extremo sul do Rio Grande do Sul. Para os que pretendem fazer o Caminho da Rota Farroupilha, a visitação nas vinícolas da região ou até mesmo dar uma chegadinha no Uruguai, não deixe de colocar em seu roteiro um almoço e jantar em Dom Pedrito.

Almoço harmonizado – Estância Guatambu

Para o almoço, nada melhor que casar a data da visita a cidade com o evento de almoço harmonizado da sofisticada e bem estruturada Estância Guatambu. Tive o prazer de participar de um destes almoços durante o início deste ano, o relatando neste post do blog -> Guatambu – Estância do Vinho.

Caso não seja possível ir durante o final de semana que tem o almoço, entre em contato com a Guatambú e agende a degustação de queijos harmonizados com vinhos da vinícola. Este é outro evento bastante procurado e, por isso, a reserva com antecedência é mandatória.

Nesta última passada pela cidade, pudemos fazer tal degustação com um grupo grande de proprietários de vinícolas uruguaios e a experiência não poderia ter sido melhor, pra variar. A dinâmica e as opções de degustação são:

a) tour pelo vinhedo e pelas etapas do processo de produção da vinícola, finalizado com a degustação de três vinhos, acompanhado de uma tábua de frios (duração: 1 hora; valor R$ 40) ou;

b) tour pelo vinhedo e pelas etapas do processo de produção da vinícola, finalizado com a degustação de quatro vinhos (sendo um da linha premium), acompanhado de uma tábua de frios (duração: 1 hora, 15 minutos; valor R$ 60).

No final da degustação é possível adquirir os vinhos de sua preferência na loja da vinícola, cujo preço é mais que convidativo.
Informações  – Guatambu:

 

Localização: Km 265 da BR 293
Telefone: (53) 3243 3295 ou 9997 9016
Email: visita@guatambuvinhos.com.br 

Jantar – Restaurante Cumbuca

O enlaço perfeito para fechar a rota do enoturismo aliada a boa gastronomia em Dom Pedrito é terminar o dia com um belo jantar no Cumbuca, restaurante do Hotel Alexandre. Com seus pratos deliciosos e apresentação digna de restaurantes de alta gastronomia aqui de São Paulo, o restaurante sem sombra de dúvida é o melhor da cidade. E, melhor! Com uma excelente relação custo x benefício.

Já tinha ido ao restaurante em março deste ano e repeti o prato que havia comido lá no passado, medalhão de mignon ao molho gorgonzola com espaguete. Já os guris, preferiram o apetitoso cordeiro. Nosso jantar foi harmonizado obviamente como um bom vinho da região do Pampa Gaúcho.

 

Para quem não puder jantar no Cumbuca, recomendo o diversificado buffet servido todos os dias durante o almoço. Com a qualidade de refeição do jantar, agrada até os mais exigentes.

 

 


Informações – Cumbuca:

Endereço: Avenida Barão do Upacarai, 1.055
Telefone: (53) 3243 1846
Email: restaurantecumbuca@hotmail.com

Onde ficar?

Hotel Alexandre

Reserve uma noite em Dom Pedrito não somente pelo enoturismo e gastronomia, mas também para ter a experiência de se hospedar em um hotel secular, totalmente reformado e reformulado que alia conforto com bom atendimento.

Já falei sobre o Hotel Alexandre aqui no blog e você pode conferir a minha experiência de hospedagem neste post do blog -> Review do Hotel Alexandre.

Endereço: Avenida Barão do Upacarai, 1.055
Telefone: (053) 3243 3033
Email: hotelalexandre@gmail.com
Website: http://www.hotelalexandre.com.br/

                                                                ********************

Leia outros posts de nossa Rota Farroupilha, com foco nas atrações turísticas:

Guaíba, cidade berço da Revolução Farroupilha – o que fazer e onde comer?
Camaquã, o que fazer na Terra Farroupilha e capital do arroz parboilizado?
São Lourenço do Sul – o que fazer, onde ficar e comer na cidade balneário preferida do extremo sul
Rio Grande – o que fazer, onde comer e ficar na Noiva do Mar
São José do Norte – o que fazer, onde comer e ficar na cidade que termina a BR 101
Pelotas – o que fazer, onde comer, ficar e fazer compras na Capital Nacional do Doce
Piratini – o que fazer na Primeira Capital Farroupilha
Alegrete – o que fazer, onde comer e ficar na Terceira Capital Farroupilha
Caçapava do Sul – o que fazer e onde comer na Segunda Capital Farroupilha
20 de setembro, Celebração dos Ideais Farroupilhas e minha homenagem aos gaúchos
Bagé – o que fazer, onde comer e ficar na Rainha da Fronteira
Vinícola Routhier & Darricarrère – não será só o vinho da Kombi que te conquistará
Le Carroussel – onde compras queijos, vinhos e embutidos em Rivera
Restaurante La Perdiz, Siñeriz Shopping – onde comer em Rivera com requinte
Onde ficar na fronteira do Brasil com o Uruguai? Santana do Livramento ou Rivera?
Chuí (Chuy) ou Rivera – Onde fazer compras na fronteira do Brasil com o Uruguai?

Agradecimento ao apoio em Dom Pedrito:

– Ao Hotel e ao Restaurante Cumbuca pelas cortesias de hospedagem, almoço e jantar e, também pelo carinho com que sempre nos recebe; 


– A Estância Guatambu pela cortesia do tour e da degustação dos vinhos e frios harmonizados e, também pela simpatia e carinho que sempre nos recebe;

– Ao historiador Adilson de Oliveira que nos contou com tanta propriedade um pouco mais da história da cidade de Dom Pedrito. 

Agradecimento aos patrocinadores da Rota Farroupilha:


O roteiro teve o patrocínio do escritório BCM Advogados e da Agropecuária Sallaberry , além do suporte do Sebrae Costa Doce e de algumas secretarias de turismo. A viagem usou como base o Caminho Farroupilha elaborado pelo Sebrae – RS e oferecido como pacote turístico pela Tchê Fronteira Turismo, de Bagé – RS.

 

O projeto Rota Farroupilha e seus envolvidos:

O projeto #RotaFarroupilha é um projeto dos blogs Territórios e As Peripécias de Uma Flor em parceria com os blogs Café Viagem e Mochilinha Gaúcha, que contou com as participações especiais do blog Andarilhos do Mundo e a jornalista Criz Azevedo.

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)