Piedras Rojas, Lagunas Altiplanicas e Laguna Tuyajto – must see no Atacama

Piedras Rojas, Lagunas Altiplanicas e Laguna Tuyajto – must see no Atacama

Um dos tours mais incríveis no Atacama em termos de contemplação da natureza é certamente o que engloba Piedras Rojas, Lagunas Altiplanicas e Laguna Tuyajto. Muitos o elegem este como o melhor tour do deserto, ou seja, algo que não pode faltar na sua lista.

Apesar do frio intenso de graus negativos e da coragem que é necessária para aguentar aquele vento forte batendo constantemente no rosto, a natureza recompensa todo este esforço com seus belos contrastes.

Como acontece o passeio?

Pausa – Aguas Calientes

Pausa rápida para fotos e contemplação do belo Salar de Aguas Calientes já pra aguçar os olhos e a câmeras para o que virá muito em breve.

Laguna Tuyajto com café da manhã

Um dos visuais que mais incríveis em termos de beleza panorâmica que há pouco tempo foi incorporado na rota deste passeio. O lugar é tão belo e cheio de contrastes, que a vontade é ficar por lá só admirando a natureza, sem pensar em mais nada.

É claro que o forte vento e frio durante o inverno atrapalha, mas a beleza é tão soberana que esquecemos da sensação térmica por alguns instantes.

Além da pausa para contemplação da Laguna Tuyajto, no tour que fiz com a Flavia Bia Expediciones, o cenário também foi escolhido para um farto café da manhã, servido com uma seleção de croissants, ovos mexidos, doce de leite e, claro, café e chá pelando para esquentar.

Piedras Rojas

Se o frio e o vento já estavam fortes e intensos na Laguna Tuyajto, em Piedras Rojas (nome oficial: Salar de Talar) a coisa piorou de vez.

Mesmo com os – 6 (isso mesmo, menos seis) graus que faziam no momento que estive por lá, não faltou motivação para descer da van e ver de perto aquela paisagem, que é uma das mais espetaculares do Atacama.

Quando vemos em foto, parece mais uma pintura no meio do deserto, mas para nossa felicidade é mais um daqueles contrastes do Atacama, que aqui contrasta o solo de sal, a água formada com o derretimento do gelo, o Cerro Medano e o Vulcão Caichinque.

Lagunas Altiplanicas

A dobradinha Laguna Miscanti e Laguna Miñiques já foi uma só, mas há milhares de anos, um fenômeno da natureza a separou em duas.

A parada por aqui é também para contemplar (e ir ao toilette – o único lugar que tem estrutura no tour), tirar todas as fotos e fazer todas as poses que puder suportar a baixa temperatura. Apesar de não ser tão frio como Piedras Rojas, a coragem pra sair do quentinho da van na parada em cada uma das lagunas é necessária.

Herança Inca e Ryca Ryca

Antes de retornarmos, há uma rápida parada na estrada para vermos de longe algumas construções ainda preservadas da civilização inca.

Por lá também é possível pegar alguns “galhinhos” de ryca ryca (planta que alivia o mal de altitude) para levar consigo e ficar mais relaxado em um eventual mal estar.

Almoço

Para finalizar o tour, um almoço feito pelas mãos mágicas da Carlinha é oferecido já na agência da Flávia em San Pedro de Atacama.

Com qual agência fazer o tour e os motivos?

 – Serviço personalizado:

A agência da Flávia é conhecida no destino pela personalização dos serviços prestados aos seus clientes. Além de se preocupar com a qualidade, o bem estar dos hóspedes e o conforto são itens primordiais.

 – Desconto aos leitores do blog:
Adicionalmente, a boa notícia é que leitores do blog que forem ao Atacama, poderão contar com desconto de 10% (não há comissão para o blog, o que gera independência na indicação) nos passeios fechados com a agência, bem como, fazer o pagamento de seus passeios em reais, diretamente na conta que a Flávia possui no Brasil. Uma belezura 😉

 Contatos da Flávia Bia Expediciones, valor do tour, duração e altitude

Website, contemplando todos os passeios e informações: http://www.flaviabiaexpediciones.com/

Email de contato: contato@flaviabiaexpediciones.com

Endereço (no vilarejo): Callejón Reales 402 B, São Pedro de Atacama

Telefone celular e Whatsapp: + 569 4251 7683

Instagram, com várias fotos e vídeos: @flaviabia_expediciones

Valor do tour: $ 80.000 (pesos chilenos em 06/ de 2016) + $ 3.000 em espécie para entrada em Miscanti e Miñiques

Duração: Reserve o período todo da manhã e parte da tarde (ida, tour e volta ao hotel)

Altitude: 4.260 metros do nível do mar

Considerações finais – 

Nosso projeto contou com o apoio e parceria da Flavia Bia Expediciones, sendo que o relato acima foi escrito de forma totalmente independente pela autora deste blog.

Para quem quiser ver mais fotos e fatos da nossa viagem ao Atacama, basta procurar nas redes sociais pela hashtag #JustFunChile . O projeto criado pelo Peripécias juntamente com o blog Territórios e em parceria com o Guia Mundo Afora. Para quem quiser ter acesso a outras percepções da mesma viagem, confira também os relatos e vídeos feitos pelas meninas em seus respectivos blogs.

                                                                           *******************

Gostou da dica? Saiba que você pode reservar sua hospedagem aqui no blog (através deste link do Booking), sem qualquer custo adicional, ajudando na monetização do conteúdo deste blog, através de uma pequena comissão, que cobre em partes os custos de sua manutenção e proporciona que eu viaje cada vez mais, trazendo cada vez mais estas e outras informações bacanas e úteis para vocês.

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)