Termas de Puritama, Atacama – águas termais em 8 piscinas terapêuticas e medicinais

Termas de Puritama, Atacama – águas termais em 8 piscinas terapêuticas e medicinais

Seja um leitor parceiro! Faça suas reservas aqui pelo blog

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

Com tanto trekking, vulcão, sobe, desce pra cá e pra lá no Atacama, tem uma hora o corpo pede pausa. Formada por 8 piscinas de águas termais com funções terapêuticas e medicinais e com temperatura média de 33 graus, Termas de Puritama é um verdadeiro oásis e local ideal para este merecido descanso no deserto mais árido do mundo.

Como acontece?

Há duas formas de fazer o tour das Termas de Puritama. Você pode fazer uma trilha de aproximadamente três horas e sete quilômetros (Trekking de Guatin) para depois se jogar nas águas termais para relaxar ou… ir de carro direto para as termas, sem esforço algum.

Como já estávamos em um ritmo pesado de trekkings e ainda tínhamos a viagem ao boliviano Salar do Uyuni, a escalada do vulcão Lascar entre outras peripécias e andanças pelo Atacama, optamos em tirar a manhã para relaxar nosso corpo em Puritama, sem fazer o Trekking de Guatin.

Com isso, o carro nos deixou já na entrada da atração, sendo necessário somente descer alguns poucos degraus rodeados de flores de cana de açúcar para chegar até uma das oito piscinas de águas cristalinas e aproveitar todos os seus benefícios terapêuticos e medicinais.

Como fomos em pleno inverno ao Atacama, mesmo sabendo que a temperatura da água era acima dos 30 graus, foi necessária coragem para tirar o fleece, a roupa térmica e afins ao ar livre e a temperatura externa de aproximadamente 10 graus para mergulhar no relaxamento.

Etapa mimimi concluída e já dentro da piscina, era hora de desopilar, admirar a beleza em volta e aguardar a Valentina e suas mãos de fada para mais uma massagem. Desta vez, a técnica era a Watsu, similar ao shiatsu e feita dentro da água com a flutuação de nosso corpo e relaxamento profundo.

Depois da merecida folga com direito a borda infinita e vista para as demais termas, a coragem de sair daquela água quentinha para os 10 graus do lado de fora era praticamente nula, mas… como tratava-se de mais um passeio com a Flavia Bia Expediciones, além do watsu dentro d’água, outro daqueles mimos. O guia me esperava com um roupão, uma bela taça de vinho chileno e uma mesa repleta de maravilhas. Motivos suficientes e que serviram de incentivo para ficar ao ar livre naquele forte vento que fazia naquela manhã.

Para encerrar, já devidamente bem alimentada e recuperada do vento, fui conhecer as demais piscinas naturais, que mais parecem grandes degraus de queda d’água sequenciais, e a infraestrutura do lugar, que possui toilette e vestiário em alguns pontos.


A terma mais aconchegante que vi foi a que ficamos, que além de ter acesso fácil, também possui estrutura de mesa e cobertura de teto para nos proteger do sol ou da chuva.

Diferenciais do passeio com a Flávia Bia Expediciones

– Exclusividade:

O primeiro dos diferenciais é a reserva de uma das piscinas só para o nosso grupo, provendo roupões quando da saída das termas.
– Watsu dentro das termas:

As mãos e braços mágicos da Valentina com sua massagem watsu dentro d’água é uma cortesia adicional da Flávia aos seus clientes.
– Coquetel com comes e bebes:

Depois de toda energia recomposta em Termas de Puritama, lá vem Dona Flávia Bia Expediciones com seus acepipes (comidinhas – o que era aquele camarão da Carlinha!), água, suco natural de framboesa, refrigerante e sobremesa. Tudo delicioso e regado a um bom vinho chileno.

– Desconto aos leitores do blog:

Adicionalmente, a boa notícia é que leitores do blog que forem ao destino, poderão contar com desconto de 10% (não há comissão para o blog, o que gera independência na indicação) nos passeios fechados com a agência, bem como, fazer o pagamento de seus passeios em reais, diretamente na conta que a Flávia possui no Brasil. Olha que maravilha 😉

Contatos da Flávia Bia Expediciones, valor do tour, duração e altitude

Website, contemplando todos os passeios e informações: http://www.flaviabiaexpediciones.com/

Email de contato: contato@flaviabiaexpediciones.com
Endereço (no vilarejo): Callejón Reales 402 B, São Pedro de Atacama
Telefone celular e Whatsapp: + 569 4251 7683
Instagram, com várias fotos e vídeos: @flaviabia_expediciones
Valor do tour: $ 35.000 (pesos chilenos em junho de 2016) + $ 15.000 em espécie para entrada no complexo
Duração: Reserve o período todo da manhã (ida, tour e volta ao hotel)
Altitude: 3.500 metros do nível do mar

Considerações finais – 

Nosso projeto contou com o apoio e parceria da Flavia Bia Expediciones, sendo que o relato acima foi escrito de forma totalmente independente pela autora deste blog.

Para quem quiser ver mais fotos e fatos da nossa viagem ao Atacama, basta procurar nas redes sociais pela hashtag #JustFunChile . O projeto criado pelo Peripécias juntamente com os blogs Territórios e Guia Mundo Afora. Para quem quiser ter acesso a outras percepções da mesma viagem, confira também os relatos e vídeos feitos pelas meninas em seus respectivos blogs.

                                                                           *******************
Gostou da dica? Saiba que você pode reservar sua hospedagem aqui no blog (através deste link do Booking), sem qualquer custo adicional, ajudando na monetização do conteúdo deste blog, através de uma pequena comissão, que cobre em partes os custos de sua manutenção e proporciona que eu viaje cada vez mais, trazendo cada vez mais estas e outras informações bacanas e úteis para vocês.

Seja um leitor parceiro! Faça suas reservas aqui pelo blog

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.