Board Games Fever! Que tal voltar ao tabuleiro? – Olá, sou o Ricardo!

Board Games Fever! Que tal voltar ao tabuleiro? – Olá, sou o Ricardo!

Lembra de quando era criança e você reunia seus amigos para jogar War? Se você tem mais “experiência” sabe que nos anos 80 e início dos 90 quando os videogames necessitavam de imaginação, PC tinha tela com 3 cores e basicamente era uma ferramenta de trabalho; o tabuleiro te ajudava a passar as tardes.

Agora me deixa contar que a moda dos tabuleiros apesar de terem deixado o Brasil, continuaram lá fora, principalmente na Europa. Essa febre aos poucos está retornando as terras tupiniquins, mas de uma maneira tão forte que existem bares que oferecem jogos de tabuleiros para os seus frequentadores em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.

dscf1647

Mas, como assim? Vou ao bar jogar Banco Imobiliário? Detetive? – A resposta é sim! Mas não somente isso.

Primeiramente para lhe familiarizar, vou explicar rapidamente e bem por cima o que ocorre lá fora.
Desde 1979, ocorre uma feira/Prêmio na Alemanha chamado Spiel des Jahres (traduzido – O Jogo Do Ano), que premia os melhores tabuleiros do ano anterior. Trata-se de um evento referenciado dentro da comunidade de jogos. fácil de encontrar referências na internet e um bom caminho para começar a sua ludoteca.

Outros prêmios como esse acontecem no mundo inteiro. No Brasil, para atender tal demanda, temos algumas produtoras trabalhando nesse conceito, traduzindo e apresentado os jogos ao mercado nacional, mas a maior fonte ainda vem de fora, sendo os jogos produzidos em inglês predominantes.

 

É comum na Europa reuniões de amigos regadas a jogo, cerveja e finger food. Nos jogos existem vários tipos de temáticas, dificuldades e escala de aprendizado que permitem até que crianças interajam com adultos e os party games, que tem uma proposta mais engraçada/lúdica. Claro que existem os jogos mais adultos de duração longa. Aí, vai de cada um e dos amigos que você chama para jogar. Essa é a regra básica dos jogos modernos, esqueça os jogos online, o Facebook, saía do virtual e volte um pouco ao real.

board-games

Fonte: pixabay.com

Se você não gosta de receber pessoas em casa, vá para um dos bares de jogos. Garanto que não tem nada melhor que um dia chuvoso, seus amigos aproveitando um bom board game, umas cervejas e um pouco de junkie food, rindo e colocando as conversas em dia pessoalmente, só para variar um pouco.

Gostou da ideia de reunir os amigos e ter algo a mais além do churrasco? Fica atento no próximo post irei dividir os tipos de jogos de forma a tentar te orientar qual tipo de jogo é mais adequado a teu grupo de amigos.

Até o próximo post.
Ricardo Andion

 

Seja um leitor parceiro! Faça suas reservas aqui pelo blog

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.