Vamos alcançar a independência financeira? – Olá, sou o Mateus!
22/11/2016 1 comentário

Vamos alcançar a independência financeira? – Olá, sou o Mateus!

Olá Pessoal!

Meu nome é Mateus Fontanini, mas na verdade todo mundo me conhece como Fon (de Fontanini). Sou natural de Lorena – SP e atualmente curso Engenharia de Produção na Universidade Federal de Itajubá – MG. Tenho 23 anos de idade e sou o mais novo do grupo que vai compor esse site maravilhoso.

Sou apaixonado pelo curso e pela cidade onde moro. Adoro estudar, ir à balada, fazer várias coisas ao mesmo tempo (como vocês podem ver na foto abaixo), sair com meus amigos e principalmente ser feliz.

14729232_1158568184230420_4530591384919271939_n

Primeiramente, gostaria de agradecer a oportunidade de compartilhar uma das paixões da minha vida: finanças; Espero poder ajudar vocês a chegarem cada vez mais perto da Independência Financeira. Agora, vou contar um pouco da minha história e de como cheguei até aqui.

Quando eu tinha 16 anos, fiz um curso técnico de Informática Industrial, mas nunca exerci essa profissão, pois não me interesso muito por esse ramo. Entretanto, durante a formação técnica tive contato com empresas e disciplinas que permitiram conhecer melhor quem eu sou e possibilitaram a escolha de um ramo completamente diferente: a Engenharia de Produção.

Entrei na graduação em 2012, e no primeiro semestre da faculdade participei do Encontro Mineiro de Engenharia de Produção (EMEPRO). Lá, tive o primeiro contato com o mundo financeiro. Sabe aqueles cachorros que ficam vidrados olhando o frango girando na padaria no domingo? Era eu nas palestras sobre finanças durante esse evento.

moedas

Foi neste ano que encontrei uma das paixões da minha vida e a partir daí comecei a pesquisar mais, fazer cursos, iniciação cientifica e tudo que me ajudasse a adquirir toda bagagem teórica possível. Com apenas 3 meses de aprendizado e achando que sabia tudo sobre finanças, resolvi me aventurar e investir na bolsa de valores . Peguei o dinheiro que tinha guardado e investi tudo numa empresa chamada OGX (Petroleira do Eike Batista, vocês lembram?). No primeiro dia ganhei quase 6% e fui dormir achando que era o rei das finanças, o Bill Gates do mercado financeiro, o Eisntein da Bolsa de Valores. O fim dessa história vocês já devem imaginar: Os dias foram passando, e cada vez o meu capital inicial foi diminuindo até virar pó.

Aqui vai a primeira dica de finanças, nunca coloque todos os ovos em uma só cesta, pois eles podem cair e quebrar. Foi exatamente o que eu tinha feito, coloquei toda a minha economia em um único investimento. Entretanto, isso foi a melhor coisa que podia me acontecer, porque foi graças a esse imenso tombo que me tornei quem eu sou hoje: Um investidor sensato que está em constante aprendizado para conquistar a minha independência financeira.

Sendo assim, vamos conhecer juntos esse mundo magnífico que é finanças? 😉

 

 

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)