Vinícola Routhier & Darricarrère – não será só o vinho da Kombi que te conquistará

Vinícola Routhier & Darricarrère – não será só o vinho da Kombi que te conquistará

Seja um leitor parceiro! Faça suas reservas aqui pelo blog

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

Ao longo dos dias que fiz a rota dos vinhos da Campanha em março deste ano, alguns produtores e empresários do ramo que encontrei pelo caminho, mencionaram várias vinícolas pequenas e charmosas na região que eu não poderia deixar de visitar em uma próxima oportunidade. A mais lembrada e citada foi de longe a Routhier & Darricarrère, não só pela qualidade do vinho, mas também pelo requinte e criatividade de seus rótulos.

Localizada em Rosário do Sul e fundada pelos irmãos franceses criados no Uruguai Jean Daniel e Pierre Darricarrère e pelo canadense Michel Routhier, a vinícola boutique é conhecida na região pelo seu “vinho da Kombi”, um corte de Cabernet Sauvignon com Merlot, cujo nome tecnicamente correto é ReD.

Tem este design no rótulo para simbolizar o espírito ousado e aventureiro de um de seus fundadores, Jean Daniel Darricarrère, que assim que se mudou do Uruguai para o Brasil em 1972, comprou uma Kombi (apelidada de Col) e foi rodar por nosso país juntamente com seu irmão Pierre, para conhecer inclusive nosso litoral.

Apesar da justa fama especificamente do “vinho da Kombi” pelo seu rótulo e por tudo o que ele representa para a vinícola boutique, há uma seleta gama de outros vinhos e espumantes que são muito interessantes e extremamente convidativos aos que possuem o paladar mais requintado. Para vocês terem uma ideia da sofisticação de seus vinhos, restaurantes como Copacabana Palace e Dom possuem Routhier&Darricarrère em suas cartas de vinhos.

Entre todos os rótulos que provei durante a agradável tarde que tive na Routhier&Darricarrère juntamente com o Anthony, um de seus proprietários, e as gurias da Rota Farroupilha, sem sombra de dúvida o meu predileto foi o espumante extra brut Província São Pedro. Apesar de passar pela cabeça que poderia ser bem mais seco, me enganei absurdamente. É leve, requintado e, por este motivo, foi o escolhido inclusive para ser servido na comemoração do meu aniversário agora em setembro.

Apesar da minha imbatível preferência, destaque também para o vinho rosé Marie Gabi, que é a grande aposta para agradar o público feminino no verão, e para a linha edição limitada Salamanca do Jarau com seus seletos Carbernet Sauvignon nas versões vinho e espumante de cor rosa alaranjada.

Quem estiver na região da Campanha também pode visitar a loja da vinícola e fazer degustação, mediante o pagamento de uma taxa. Por lá, os preços dos vinhos e espumantes são muito convidativos (em julho de 2015 – extra brut Província São Pedro a R$ 42, na loja da vinícola frente a média de R$ 60 – 70, na internet) e tenho certeza que você não sairá de lá com pelo menos uma garrafa.

Informações institucionais – Routhier&Darricarrère

Endereço: BR 158 – Km 473 – Rosário do Sul, Rio Grande do Sul
Website: http://www.redvin.com.br/
Email: redvin@redvin.com.br
Telefone: (55) 3286 2966

Como a Routhier & Darricarrère fica no meio da estrada, toda atenção na estrada é necessária para não perder a indicação da placa de entrada. Além disso, vá com alguém que não combine álcool e volante. É perigoso!

                                                         ********************

Leia outros posts de nossa Rota Farroupilha, com foco nas atrações turísticas:

Guaíba, cidade berço da Revolução Farroupilha – o que fazer e onde comer?
Camaquã, o que fazer na Terra Farroupilha e capital do arroz parboilizado?
São Lourenço do Sul – o que fazer, onde ficar e comer na cidade balneário preferida do extremo sul
Rio Grande – o que fazer, onde comer e ficar na Noiva do Mar
São José do Norte – o que fazer, onde comer e ficar na cidade que termina a BR 101
Pelotas – o que fazer, onde comer, ficar e fazer compras na Capital Nacional do Doce
Piratini – o que fazer na Primeira Capital Farroupilha
Alegrete – o que fazer, onde comer e ficar na Terceira Capital Farroupilha
Caçapava do Sul – o que fazer e onde comer na Segunda Capital Farroupilha
Dom Pedrito – o que fazer, onde ficar e comer na cidade do Acordo de Paz
20 de setembro, Celebração dos Ideais Farroupilhas e minha homenagem aos gaúchos
Bagé – o que fazer, onde comer e ficar na Rainha da Fronteira
Le Carroussel – onde compras queijos, vinhos e embutidos em Rivera
Restaurante La Perdiz, Siñeriz Shopping – onde comer em Rivera com requinte
Onde ficar na fronteira do Brasil com o Uruguai? Santana do Livramento ou Rivera?
Chuí (Chuy) ou Rivera – Onde fazer compras na fronteira do Brasil com o Uruguai?


Agradecimento ao apoio:

– A degustação dos rótulos da Routhier & Darricarrère foi cortesia dos proprietários da vinícola. Agradeço pela atenção e gentileza do Anthony e de sua esposa, Gabriela. 

Agradecimento aos patrocinadores da Rota Farroupilha:

O roteiro teve o patrocínio do escritório BCM Advogados e da Agropecuária Sallaberry , além do suporte do Sebrae Costa Doce e de algumas secretarias de turismo. A viagem usou como base o Caminho Farroupilha elaborado pelo Sebrae – RS e oferecido como pacote turístico pela Tchê Fronteira Turismo, de Bagé – RS.

O projeto Rota Farroupilha e seus envolvidos:

O projeto #RotaFarroupilha é um projeto dos blogs Territórios e As Peripécias de Uma Flor em parceria com os blogs Café Viagem e Mochilinha Gaúcha, que contou com as participações especiais do blog Andarilhos do Mundo e a jornalista Criz Azevedo.

                                                                         **********************
Gostou da dica? Saiba que você pode reservar sua hospedagem aqui no blog (através deste link do Booking), sem qualquer custo adicional, ajudando na monetização do conteúdo deste blog, através de uma pequena comissão, que cobre em partes os custos de sua manutenção e proporciona que eu viaje cada vez mais, trazendo cada vez mais estas e outras informações bacanas e úteis para vocês.

Seja um leitor parceiro! Faça suas reservas aqui pelo blog

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.