Boardgames – Ameritrash

Boardgames – Ameritrash

Amigos, retorno para explicar “o outro lado” do Eurogame, o segundo grande estilo de jogo. Citando bem por cima quase erroneamente é uma atualização dos jogos tradicionais seguindo as origens do Eurogame: o Ameritrash, uma piada com o termo americano “Eurotrash”, que era toda a cultura de consumo que vinha da Europa.

O Ameritrash diferente do Eurogame, para nós brasileiros, é mais parecido com o que estamos acostumados a chamar jogo de tabuleiro.

Fonte: pt.freeimages.com

Como saber se um jogo é um Ameritrash?

Primeiramente, faça uma pesquisa rápida na comunidade brasileira, Facebook ou o Board Game Geek que você encontrará rapidamente a resposta. De antemão já te digo que se tiver eliminação de jogador, por qualquer mecânica é Ameritrash.

Quais as características de um Ameritrash?

Para a comunidade chamar o jogo de Ameritrash, ele necessita possuir algumas características:

  1. Eliminação de jogadores – não é um pré-requisito, mas na maior parte dos jogos ela pode ocorrer;
  2. Conflitos entre jogadores – é inerente ao Ameritrash o conflito, seja ele contra o jogo (sim ,existem jogos aonde os jogadores jogam contra o jogo) ou na forma do famoso PvP (Player vs Player);
  3. Sorte e aleatoriedade mais presentes;
  4. Maior uso de dados, decks (pilha de cartas) e posicionamento que usam do fator sorte, porém seguindo a tendência do Eurogames. A estratégia tem mais importância que a sorte nos dados.

Qual diferença entre o Eurogame e o Ameritrash?

O detalhe nas peças é uma diferença. Os Eurogames usam Meeples (bonequinhos sem forma) e formas geométricas para representar itens, ações e contadores; sendo a maior parte fabricada em madeira ou plástico injetado; na maior parte formatos geométricos.

Já o Ameritrash é mais preso ao tema que os Eurogames, sendo que a qualidade do produto varia dependendo da produtora do jogo. Existem jogos com miniaturas tão detalhadas que podem sem pintadas a mão, e jogos que utilizam de pés de plástico e cards de papelão. Geralmente as grandes produtoras cuidam dos mínimos detalhes.

Espere de um Ameritrash muitas peças, miniaturas, cartas, fichas, marcadores. Neste tipo de jogo, há muito mais peças que um Eurogame, porém nem todo Ameritrash é assinado. Alguns jogos híbridos (Ameritrash com toques de euro) são assinados pelo criador. Como regra geral, assinou na caixa o jogo tende a ser bom.

Além disso, são jogos muito mais temáticos que o Eurogames, inclusive é normal existir história para os personagens/raças de cada jogador no manual do jogo ou na carta do personagem. Não é incomum vários jogos dividirem o mesmo “set” da produtora, como por exemplo o Twilight Imperium e Rex (fantasy flight Games) dividem o mesmo universo. Isso ocorre com outros jogos da produtora causando referências entre jogos de locais, histórias e pessoas.

Outros temas comuns são livros e filmes/séries. Destaque para Battlestar Galactica, Senhor dos Anéis, Conan, Guerra dos Tronos e Star wars (este em vários formatos). Alguns Ameritrash vem de jogos como o Starcraft, Sid Meier Civilization e X-Com vindo do mundo dos games digitais.

trash

Conheça o estilo Ameritrash Gateway

Gateway é o termo utilizado pela comunidade para jogos iniciais indicados para se apresentar a categoria, sendo que as regras variam de simples a médias, a duração dos jogos idem, mas serão sempre jogos com muita diversão.

Entre as minhas preferências, recomendo os abaixo (se existir parênteses ao lado do nome do jogo é a empresa que o traduz):

  1. Small World (Galápagos)
  2. Zombicide (Galápagos)
  3. Last night on earth
  4. Pandemic (Devir – em português Pandemia)
  5. King of tokyo (Galápagos)
  6. Outros Ameritrash
  7. Descent
  8. Chaos on old World
  9. Tannhauser
  10. Arkhan Horror
  11. Rex
  12. Battlestar Galactica
  13. Warrior Knights
  14. Axis vs Allies
  15. Merchants & Marauders
  16. Game of Thrones (Galápagos)
  17. Mage Knigths
  18. Twilight Imperium

O Ameritrash Gateway é o estilo que eu mais gosto. Alguns destes jogos usam de política, cooperação e um pouco de sorte. Outros, permitem a união dos jogadores contra o tabuleiro evitando o conflito entre jogadores.

Apesar de existir eliminação dos jogadores, ela é mais difícil de ocorrer durante este tipo de jogo que nos jogos tradicionais.

Ainda tenho mais 2 posts planejados para tipos de jogos, para vocês verem a variedade de jogos que existem. No próximo tentarei explicar os famosos Card Games.

Espero estar agradando, dicas e comentários postem que responderei conforme a possibilidade.

Abraços, Ricardo Andion

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)