Card Games – Um Carteado diferente!

Card Games – Um Carteado diferente!

Você sabe o que significa CCG e LCG? Nada mais são que estilos de jogos de cartas (card games) que são muito mais fáceis de carregar por aí que os enormes tabuleiros, mas nem por isso, deixam de ser menos divertidos.

Derivados do baralho, um dos jogos mais antigos e mais importantes, os card games foram reformulados diversas vezes e suas raízes vem junto da história da humanidade. Atualmente, se dividem em 3 tipos, que explicarei mais abaixo.

Um detalhe que omiti de proposito nos posts anteriores é que os card games fazem parte dos estilos Euro e Ameritrash, contudo a falta do tabuleiro muitas vezes vem acompanhada da falta de marcadores e outros elementos de tabuleiro. Por essa razão, separei-os em uma categoria a parte, entretanto, dependendo do teu lugar de pesquisa ou mesmo de aquisição você pode esperar um tabuleiro e receber um card game.

Detalhes dos card games:

  • Eles variam de 1 a 4 jogadores em média (poucos jogos permitem 5 a 6 jogadores);
  • Ocupam pouco espaço e tem caixas pequenas (ótimo para se levar junto em viagens ou mesmo ter no bolso);
  • Partidas tendem a serem rápidas, raramente passam de 1 hora a partida;
  • Poucas peças além das cartas (alguns marcadores geralmente estão presentes);
  • Tendem a ter muitas expansões

dscf1633

Tipos de card games:

Os detalhes tendem a ser compartilhados entre os jogos, com suas devidas influências, mas os tipos são:

Jogos de carta fechados

Exemplos: 7 Wonders, Dominion e Bang!

Este tipo de jogo de carta todo o necessário para se jogar você encontra no box básico, as expansões apenas agregam mais cartas e variantes de regra, para quando os jogadores já se acostumaram ao box básico e buscam novos desafios, sempre a expansão beneficia todos os jogadores.

CCG Collectibles Card Games ou TCG Trade Card Games

Exemplos: Magic the gathering, Pokemon, Marvel Battle Scenes

Tendem a ser de 2 ou 4 pessoas, são caracterizados pela necessidade de um DECK (conjunto de cartas) básico que tende a ser sempre customizado até agradar a seu dono, chamado de Deck Building.

Como isso funciona com a compra de boosters, usando um exemplo simples são como os pacotes de figurinhas, aonde existe uma regra dos tipos de cartas que cada boost possuem, as mesmas são randômicas; causando na comunidade do jogo um comércio de venda e troca de cartas. Causando o efeito de quem paga mais, tem o baralho mais forte do que o jogador que investe menos dinheiro.

Sua característica em comum são os excessos de expansões, o Magic por exemplo é de 1993 e tem expansões anuais desde então.

A vantagem deste jogo é que eles tendem a ter um baixo custo para se começar a jogar, mas como dito acima com o passar tempo eles tendem a ser mais custosos que os outros 2 tipos.

LCG – Living (ou Locked) Card Games

Exemplos: Android Netrunner, Game of thrones LCG, Munchkin

O termo Living Card Game é de propriedade da Fantasy Flight. As outras empresas utilizam outros termos como Locked Card Game para seus jogos, mas o funcionamento é o mesmo.

É um hibrido dos dois jogos acima citados, ele funciona como um jogo de carta fechado e possuem expansões infinitas como os CCG.

Sua maior diferença está no fato de não existir os boosters comuns a todos os CCG, apenas existindo as expansões fechadas. Essa ação causa 2 efeitos, encerra o comércio paralelo entre jogadores das cartas e tende a ser mais justo entre os jogadores um baralho de expansão só pode ser jogado contra jogadores que possuem a mesma expansão ou uma equivalente.

Outro detalhe das expansões é que elas tendem a beneficiar a todos os jogadores com cartas que podem ser utilizadas por todos ou por baralhos diferentes.

Essa explicação é importante na hora de escolher entre LCG e CCG:

Os CCG com exceção dos Starter kits (que geralmente dispõe de 2 baralhos diferentes) cada expansão (DECK) fornece apenas um baralho, ou seja, 2 Decks são necessários para que se possa começar a jogar. Mas uma quantidade infinita de boosters e decks podem ser utilizadas para a customização dos baralhos conforme o gosto do jogador.
Quanto no LCG seu starter Kit geralmente inclui todas as variedades de baralhos, nos exemplos citados acima o Android Netrunner básico inclui (3 facções de hackers e 4 corporações) e o Game of thrones as 6 casas que o jogador pode escolher (Stark, Lannister, Baratheon, Martell, Greyjoy e Targaryen).

Já o munchkin é um exemplo de LCG aonde as expansões aumentam as temáticas do jogo, por ser um jogo de baralho único, não existem casas ou facções no munchkin suas expansões beneficiam a todos os jogadores.

Uma conclusão rápida:

dscf1630

Vale a pena ter um card game?

Tirando o baralho que provavelmente você tem sim vale muito a pena é uma diversão rápida e agregadora.

Qual dos 3 estilos você recomenda?

Eu possuo os 3 estilos de jogos, sendo imparcial todos tem seus prós e contras.

O jogo de carta fechado:

Recomendo a aquisição do Monopoly Deal, que é o jogo do banco imobiliário em cartas 999999x mais interessante, rápido e divertido que sua contraparte clássica de tabuleiro. O mesmo vale para o Detetive (Clue!).

Eles tendem a ser bons Gateways para novos jogadores, contudo se teu grupo se fixar num mesmo jogo por algum tempo sem variar, dependendo da sua capacidade de aprendizagem e estratégia é mais fácil aprender os macetes do jogo e a expansão se torna necessária para que o jogo novamente se torne interessante.

CCG

É um ótimo jogo, envolve muito o Deck Building que me ajudou a entender melhor os LCG´s. Seu maior ponto positivo está na customização do baralho, um jogo contra outro jogador se torna intenso, outro ponto positivo é que você tende a ter muitos baralhos devido a quantidade de carta adquirida. O ponto negativo é o ralo de dinheiro, você gasta muito dinheiro para fortalecer o seu baralho, eu particularmente não sou fã dessa ação de negociar cartas e por este motivo não investia muito dinheiro nele, logo meu baralho tendia a ser mais fraco.

LCG

Comecei agora com um LCG meu, já joguei de amigos alguns contendo mais de 10 expansões. O ponto forte é que eles são difíceis de enjoar devido a quantidade de expansões; as mesmas sempre são bem indicadas nas cartas e os manuais permitem que você volte para o kit básico assim a introdução ao jogo se torna gradual e mais prazerosa. O LCG possui o Deck building do CCG, tornando o teu baralho único com o teu tipo de jogo. Em contrapartida ele é cheio de expansões, como disse uma expansão sempre beneficia a todos os jogadores ou mais de uma facção/time/cor. O que causa o sentimento de colecionismo, no meu caso severo, quando se tem uma facção/time/cor preferido, você acaba gastando mais $$$ com eles do que com as expansões de jogos de tabuleiros convencional ou mesmo as de card games fechados.

Recomendo que converse com seu amigo ou grupo de jogo qual card game é mais indicado. Se você e um amigo estão dispostos a gastar e muito vai no CCG pois estes tendem a beneficiar o jogo 1 x 1 e você customiza o baralho da forma que mais agradar.

Se teu grupo tem sempre muitos jogadores pense no LCG caso queiram ter a customização ou no jogo fechado que tende a ser mais econômico sem economizar na diversão.

Card Games Fechados que recomendo, segue a regra a empresa de tradução em parenteses:

  • Gateway
  • Uno (lógico que ele estaria aqui) ótimo introdutor e único jogo clássico citado.
  • Monopoly Deal (hasbro)
  • Clue! (hasbro)
  • 7 Wonders – é ele é bem legal mesmo por isso está no Euro e está aqui também – (Galápagos)
  • Bang! (Grow) – A grow tem 2 versões dele em caixa, com toalha e peças e no formato deck (só as cartas)
  • Space hulk
  • The resistance (galápagos)
  • Aye, Dark Overlord
  • Coup! (funbox)
  • Dominion (Conclave)
  • Dixit (Galápagos)

CCG’s

Sem gateway são jogos complexos com muitas regras e variantes. No Brasil seu exponente mais famoso e por isso o mais fácil de ser aprendido é o Magic The Gathering.

  • Magic The Gathering (Devir)
  • Marvel: Battle Scene (Copag)
  • Pokemon (Copag)
  • Yu-Gi-Oh!

Nota: A comunidade Otaku são quem mais joga Yu-Gi-Oh! e Pokemon, então eventos de Anime e cultura Japonesa são bons locais para se encontrar jogadores.

LCG’s

  • Android Netrunner
  • Summoner Wars (Galápagos)
  • A Game of Thrones – The card Game
  • Munchkin (Galápagos)
  • Call of Cthulhu
  • Star Wars Card Game

Estamos terminando meus posts sobre tipos de jogos, o próximo é curto, vou falar de 2 categorias de jogos os Party Games (para agitar eventos) e os colecionáveis War games. E finalizamos a nossa introdução.

Dúvidas sugestões e críticas podem enviar e-mails.
Espero que tenham gostado.
Ricardo Andion

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)