Investidor – três erros comuns que você não deve praticar!

Investidor – três erros comuns que você não deve praticar!

Semana passada falamos de cinco hábitos que levo para a minha vida para me tornar um investidor sensato, que você pode ler aqui. Hoje, falarei de três erros comuns durante os investimentos que acabam corroendo os rendimentos.

O ser humano tem o pequeno problema de querer resolver as coisas o mais rápido possível e acaba tentando aplicar isso ao mundo das finanças. Quando começa a investir, quer logo a resposta para essa pergunta: “Como posso me tornar um bom investidor? “

Se eu soubesse a fórmula mágica para me tornar um investidor sensato de um dia para outro eu estaria vendendo best sellers e me tornaria rico em um piscar de olhos, mas para tornar-se um investidor sensato, são anos de experiência somado a muito, mas muito conhecimento.

Entretanto, como o ser humano gosta de resolver problemas rápidos, por que não fazer a pergunta de outra forma: “Como não ser um mal investidor? “

Pensando nisso, listo abaixo três erros comuns que os investidores praticam:

  • Falta de Diversificação

Para explicar a falta de diversificação, gostaria de citar o grande guru dos investimentos: Warren Edward Buffet, conhecido como Warren Buffet. Nascido em Omaha na décida de 30, é amplamente considerado o mais bem sucedido investidor do século XX, conhecido como um Oráculo de Ohama. É constantemente citado quando se fala de investimentos e ocupou o primeiro lugar em 2008 na lista das pessoas mais ricas do mundo.

Buffet uma vez disse que “diversificação é uma proteção contra a ignorância”. Muitos investidores acham que sabem o que estão fazendo e, acabam investindo tudo em um único ativo . Conforme escrevi no meu primeiro texto, essa é a maior lição para quem quer começar a investir, ou seja, nunca coloque todos os ovos em uma única cesta. Diversifique.

Segundo um estudo com 60 mil investidores feito por Willian Goertzmann, os investidores que não diversificavam tiveram um retorno 2,40% inferior ao grupo com uma carteira diversificada.

  •  Excesso de Operações

Hoje em dia, com várias corretoras prometendo taxas muito baixas de corretagem, acabam levando o investidor iniciante a se boicotar. Mas como assim Fon? As taxas não são baixas? Isso não é bom?

Claro, taxas baixas são ótimas, mas o investidor inexperiente tende a achar que sabe muito sobre investimentos, convencendo-se que pode bater o mercado comprando e vendendo o tempo todo. Ou seja, cada vez que realiza uma operação, é taxado e muitos corroem os seus rendimentos com o excesso dessas taxas.

Então, como dica, foque no seu objetivo. Realize uma operação quando essa estiver em linha com o seu objetivo.

  • Não planejar e não seguir seu objetivo para o longo prazo

Esse erro, juntamente com o primeiro, são os maiores vilões de quem investe. Peguemos por exemplo um investidor que acabou de entrar no mercado de ações e planejou que ia seguir a estratégia de Buy and Hold das Blue chips.

Buy and Hold é uma estratégia de investimento de longo prazo em que o investidor compra e mantém as ações por vários anos ou décadas. Blue chips são as ações de “primeira linha” que possuem maior liquidez no mercado acionário (Ex: Petrobras, Vale, etc.)

Voltando ao exemplo, o investidor estava seguindo essa estratégia até que um dia, devido a um evento extraordinário, as ações das Blue Chips despencam cerca de 5%. O investidor desesperado já corre para vender as suas ações. No dia seguinte, as ações sobem 2%, o investidor retorna a comprar as ações, pois acredita que vai subir. No próximo dia, as ações despencam cerca de 1% e ele torna a vender.

Esse investidor perdeu muito dinheiro só com esse desespero de comprar e vender. Então, deve-se seguir o que você planejou para seus investimentos e evitar realizar operações sem um embasamento. Mas, lembre-se um bom planejamento é feito através de análises das empresas e não só no “achismo”.

Nota-se que os três erros estão completamente interligados, porque a partir do momento que você não diversifica, qualquer volatilidade altera o seu capital. Alterando o investimento, o investidor pode se desesperar e deixar se seguir o seu planejamento, e consequentemente ficar comprando e vendendo, fazendo com que as taxas corroam ainda mais o seu capital.

E você, tem alguma dica para quem esta iniciando no mercado? Comenta aí abaixo. E ah… Feliz Ano novo para todos! Que 2017 traga muito $UCE$$O para nós =)

 

Seja um leitor parceiro! Faça suas reservas aqui pelo blog

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.