Capítulo final dos tipos de board games – War e Party Games

Capítulo final dos tipos de board games – War e Party Games

Chegamos no último post sobre os tipos de board games, ficando apenas um estilo de jogo restando e mais um adendo de tipo de jogo que recomendo a todos os iniciantes. Este post tende a ser mais curto, então vamos lá.

war-isn-t-a-game-4-1525426-1280x960

War games

São jogos de estratégia e tática, como o próprio nome diz são jogos de guerra. São considerados uma categoria a parte, pois apesar de alguns dividirem elementos de Euro ou Ameritrash, o core destes jogos é sempre o mesmo e envolve turnos e movimentações de unidades com ataques e objetivos a serem alcançados para cada lado.

Existem 2 tipos de War games com miniaturas e com representações de unidades através de tiles ou outros símbolos.

O War ou o Risk não são considerado War games, apesar do tema militar e de dominação global, eles não tem muitas características de um War game, como unidades, estratégia de combate e movimentação. Um War game tende a tratar cada jogo como uma batalha específica, num local específico.

A temática vai desde exércitos reais em simulações de batalha ocorridas na história até jogos de fantasia no espaço ou em uma terra digna de Tolkien.

Os War games assim como os card games são sempre acompanhados de expansões, só que com tolkens no lugar de miniaturas são mais práticos, você aprender as regras e joga. Já os jogos com miniatura necessitam de montagem, cola, pintura entre outros. Então é um hobby mais complexo, pois primeiro você monta a unidade, define as variantes pelas pinturas da unidade, só assim se inicia o jogo.

Esse hobby é complexo se destacando a parte dos jogos de tabuleiro por esta configuração. Existem livros de regras do jogo, das unidades, das facções e de eventos por dados.

War games geralmente são jogados com tabuleiros hexagonais OU réguas e cenários montados no caso das miniaturas. Assim como os LCG e os CCG existe um starter Kit, com 2 pequenos exércitos, réguas e dados e o manual do jogo e você deste início customiza o seu exército.

Nos War games de miniatura as expansões são unidades, veículos pesados ou mesmo esquadrões.

Os jogos dão valores a cada unidade ou conjunto de unidades e ambos os jogadores (dependendo do jogo até 4 pessoas) tem que ter o mesmo valor de unidade para se iniciar a partida, todas elas descritas nos manuais.

É um jogo mais elaborado, envolve pintura e montagem, nesta montagem pode haver inclusive customizações como armas utilizadas tudo isso gerando os pontos de cada peça.

É um jogo muito complexo, eu mesmo tentei começar este hobby algumas vezes, mas sempre desisti por 2 motivos, primeiro é um hobby caro muito caro, tintas caras, as miniaturas ainda mais, segundo poucas pessoas jogam aqui no Brasil. Mas ele merece menção por ser importante.

warhammer-1-1556312-640x480

War games de miniatura que destaco são:

Warhammer

Warhammer 40K

WarmaHordes

BattleLore

Starwars X wing (vantagem já vem pintadas as minis – Galápagos)

Dust Tactics (já vem pintado)

War games de peças

Memoir 44

Twilight Struggle

Command & Colors

Hannibal: Rome vs. Carthage

memory-game-1427589-639x442

Party Games

São jogos a parte, dentro de tudo que citei anteriormente (menos War games…War games não gostam de festas). Rápidos, dinâmicos, para acontecer com uma reunião de pessoas, o ideal é que o pessoal que joga usa-os principalmente como aquecimento, quando você está com 5 jogadores, mas o sexto jogador ainda não chegou, ou mesmo para se iniciar nos board games porque eles possuem em comum a simplicidade, diversão e partida curta.

Inclusive alguns jogadores dizem que jogos como Dixit e Yeah Yeah Darklord funcionam melhor com excesso de fermentados e destilados…

Então vamos para uma listinha de jogos que podem ser ótimos Gateway e animam a festa.

Dixit (Galápagos)

Bang! (Grow)

Aye, Dark Overlord

Zombie Dice

Ca$h ‘n Gun$

Cards Against Humanity

Coup! (funbox)

Cthulhu Dice

São minhas recomendações, se gostaram, tem sugestões de temas ou de jogos para incluir na lista podem me procurar, espero que tenham gostado, sei que os posts foram longos mas espero ter ajudado a despertar a curiosidade sobre esse Hobby para Desopilar um pouco.

Até o próximo.

Dúvidas sugestões e críticas podem enviar e-mails

Espero que tenham gostado.

Ricardo Andion

 

 

 

Seja um leitor parceiro! Faça suas reservas aqui pelo blog

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.