Qual é o melhor molho de tomate? Com este post vou inaugurar a seção “Escolha Certa” que, como o nome diz terá como objetivo ajudar vocês, queridos leitores, a fazer as escolhas certas na hora de fazer compras no supermercado. Neste espaço vou comparar alguns produtos e mostrar pra vocês qual é a melhor escolha e os motivos que me levam a tomar esta decisão. Escolhi começar com um item muito comum nas casas brasileira. Afinal, qual é o melhor molho de tomate pronto?

Mas por que escolhi começar por ele? Pelos seguintes motivos:

  • Porque todo mundo curte um bom molho de tomate;
  • Por conta da enorme diferença de ingredientes entre as tantas marcas disponíveis;
  • Por causa das noticias divulgadas sobre contaminações por pêlos de rato (arghhh);
  • Porque é muito fácil fazer o molho em casa só com produtos naturais!

Marcas escolhidas: Fugini, Pomarola, e Quero, todas do tipo tradicional. Primeiro vamos analisar os ingredientes:

Molhos tomate
Os três molhos são bem populares e são encontrados em qualquer supermercado
Fugini
Tomate, cebola, açúcar cristal, sal refinado, amido modificado, óleo refinado de soja, salsa, alho, realçador de sabor glutamato monossódico e conservador benzoato de sódio. NÃO CONTÉM GLÚTEN.
Pomarola

 

Tomate, Açúcar, Sal, Amido Modificado, Óleo Vegetal, Cebola, Salsa, Manjerona, Aipo, Espessante Goma Xantana, Aromatizante e Conservadores Sorbato de Potássio e Benzoato de Sódio. NÃO CONTÉM GLÚTEN.

Quero

 Tomate, cebola, açúcar, sal, amido modificado, óleo vegetal, extrato de levedura, orégano, salsa, manjericão, aipo marrom, alho, e realçador de sabor glutamato monossódico. NÃO CONTÉM GLÚTEN.

QUAL MELHOR MOLHO DE TOMATE INDUSTRIALIZADO? ATENÇÃO!

Aqui é importante que todos saibam que a norma brasileira estipula que a ordem de informação dos ingredientes seja correspondente a quantidade usada, ou seja, os ingredientes em maior quantidade são os que aparecem primeiro.

Desta forma, nada mais natural que o primeiro ingrediente seja tomate. Depois vemos açúcar, sal, óleo, temperos, no entanto, temos alguns nomes complicados que precisam de uma análise mais detalhada:

  • Goma xantana, é um espessante usado em escala pela indústria e que não é prejudicial à saúde, já que é um polissacarídeo natural obtido pela fermentação de uma bactéria;
  • Benzoato de Sócio e Sorbato de potássio: ambos são conservantes bactericidas e fungicidas, largamente utilizados na indústria alimentícia. Seu uso é considerado seguro, apesar de haver alguns estudos ligando ao aumento do comportamento hiperativo em crianças;
  • Amido modificado: é proveniente do milho ou trigo. Só acrescenta calorias vazias e açúcar no produto;
  • Realçador de sabor Glutamato Monossódico (GMS): este aqui é o pior! Fujam sempre que virem! Como o próprio nome diz, esse ingrediente acentua o sabor, tornando os alimentos mais gostosos ao paladar, mas apesar de ser considerado seguro pela OMS e pela Anvisa, não é de hoje que é considerado um vilão pelos especialistas de saúde, por ser relacionado a uma série de doenças como câncer, doenças neurológicas como Alzheimer, Mal de Parkinson,  enxaqueca, depressão, alergias e problemas de hipertensão arterial.

Caramba, depois de entendermos melhor o que é cada ingrediente ficamos até com medo de comer não é mesmo? A verdade é que nenhum dos três produtos entraria na minha dispensa. Por isso, resolvi analisar outras opções disponíveis nas prateleiras, e muito mais saudáveis: o tomate pelado das 2 marcas abaixo:

Tomate Pelado

Olé: Tomate, suco de tomate e acidulante ácido cítrico.NÃO CONTÉM GLÚTEN.
Hemmer: Tomates sem pele e suco de tomate. NÃO CONTÉM GLÚTEN.

MINHAS CONCLUSÕES SOBRE O MELHOR MOLHO DE TOMATE PRONTO

Como podemos ver, estes dois produtos tem uma lista de ingredientes menor e de cara muito melhores quando comparados aos molhos prontos. E dentre as duas opções a Hemmer é a mais saudável pois só contém dois ingredientes, tomate sem pele e suco de tomate, sendo um produto sem sódio e sem aditivos!

Com esse post minha intenção foi mostrar pra vocês que os produtos possuem composições bem variadas (até mesmo produtos da mesma marca). Por isso, é importante termos noções básicas de leitura de rótulo pra podermos tomar a melhor decisão de qual é o melhor molho de tomate. Neste caso, com certeza, a opção mais saudável é fazer o molho em casa, usando só o tomate pelado ou mesmo fazer o molho do zero, já que infelizmente, o preço do tomate pelado é maior que o molho de tomate pronto (alguém explica o milagre??).

Mas poxa…. Posso dizer que estou lendo a mente de alguns pensando alto coisas do tipo: “hummm mas eu não sei fazer o molho”  ou mesmo ” Eu não tenho tempo!!” Ah minha gente, comer saudável às vezes demanda um pouco mais de esforço, mas compensa e muito! Uns minutos a mais na cozinha e você garante anos de vida saudável pela frente! Pra provar que é muito fácil fazer um molho saudável, vou terminar com uma receitinha que leva cinco minutos pra ficar pronta e foi aprovada pela Mari.

RECEITA DE MOLHO DE TOMATE CASEIRO

INGREDIENTES

Uma dica da Mari é congelar os tomates inteiros e descascá-los embaixo da torneira, pois a pele sai muito fácil. E pode seguir a receita, pois os tomates acabam de descongelar na panela.

  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1/2 cebola pequena picada
  • 1/2 colher (sopa) de açúcar

Quem não quiser usar açúcar, outra dica da Mari, é substituir por bicarbonato de sódio, que também anula a acidez).

  • 1 pitada de noz-moscada
  • Sal e pimenta-do-reino e folhas de manjericão a gosto
Macarrao de abobrinha com o melhor molho de tomate
Aqui eu acrescentei ao molho, carne moída! Foto: Acervo pessoal

Modo de preparo: Esmague bem os tomates pelados com ajuda de uma colher. Derreta a manteiga e refogue a cebola, junte os tomates e deixe cozinhando por cerca de 20 minutos. Adicione o açúcar (ou o bicarbonato de sódio) e os temperos. Ferva até a textura desejada. Decore com folhas de manjericão. Voilà, está pronto!

 

 

 

 

 

Que tal aproveitar e fazer o macarrão de abobrinha? Achamos vários itens legais como ralador em espiral. Entre os produtos, com preços bem diferentes, gostamos destes dois aqui:

Ralador Espiral Multiuso 3 em 1 – valor médio R$ 30, (junho de 2023) 

Cortador Mondial, Eletric Spiralizer – valor médio R$ 165, (junho de 2023) *achei maravilhoso esse!

Gostaram?? Se sim, deixem sugestões de quais produtos vocês gostariam de ver no próximo post de Escolha certa! Outros textos de alimentação saudável, veja aqui.

Um bj

 

Mais lidas
Clube de Vantagens

Cupons e descontos exclusivos para leitores

Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

GARDENS <br data-lazy-src=
Demais Autores
Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?