No clima de SPFW – curiosidades sobre uma semana de moda

No clima de SPFW – curiosidades sobre uma semana de moda

A SPFW – São Paulo Fashion Week – terminou nesta última sexta-feira e já deixou saudades!! Em meus últimos posts, falei um pouco sobre o tema e o que rolou por lá, mas recebemos tantas perguntas que vou aproveitar este post para desmistificar alguns pontos e curiosidades sobre uma semana de moda. Vamos lá?

Foto Arquivo pessoal Fran

O evento foi menor nesta edição, pois além do corte de verba pública, tivemos redução de patrocinadores com stand ou lounge. Foram 9 contra 20 da última edição. Stands já consolidados como Coca-Cola e Vogue são alguns exemplos de ausências que explicam a queda em mais da metade dos patrocinadores.

Apesar de estar evidente a diminuição do investimento publicitário, a SPFW não deixou de cumprir seu papel de principal semana de moda do país, que mesmo em meio a crise econômica,  comprovou a habilidade, originalidade e talento do país em criar moda com qualidade.

Para mim, a ida a esta edição da SPFW teve um gostinho mais que especial, já que não pude estar presente na última edição, devido a participação em semanas de moda internacionais. Além disso, ainda aproveitei a oportunidade de estar no Brasil para ministrar um workshop.

Sim, tivemos workshop sobre semanas de moda e foi sensacional! A turma estava super engajada, animada e com muita vontade de aprender e vivenciar este mundo fashion mais de perto.

Começamos cedinho na SweetShop – uma patisserie charmosérrima no bairro de Higienopolis em São Paulo – e no período da tarde seguimos para a Bienal para curtir in loco o burburinho e alguns desfiles.

A Sweetshop fica na Rua Alagoas 852, no bairro de Higienopolis em São Paulo

 

O nosso cantinho charmoso na Sweetshop e a turma super animada….rolou ate guerra de travesseiros!!!! Quem segura uma mulherada animada ?!?!?! Fotos @_tavaresjessica

Notei que as dúvidas que recebemos por aqui ou surgiram no workshop foram muito semelhantes e que existem algumas lendas urbanas rsrsrsrs

Vamos desmistifica-las então ?

A primeira sempre é (e sempre será) como conseguir convites. Tem para vender? Onde comprar? Ou é através de credenciamento?

Não existe venda de convites, você precisa ser convidado pelas marcas, que normalmente convidam clientes (dos bons!!), buyers (compradores), imprensa nacional e internacional e influenciadores. A ideia é que a proposta, a coleção e a marca atinjam o maior número de pessoas possíveis.

O que é o tal do “see now, buy now” ?

Existe uma proposta mundial na maneira de tratar o desfile e a disponibilidade das peças nas lojas. Com o incremento das redes sociais e a grande exposição que um desfile atinge, foi preciso se reinventar.

Pensa comigo: imagina que as roupas dos desfiles dessa semana só estejam disponíveis para compra daqui 6 meses, como era antigamente. Até lá, não aguentaríamos mais ver tal coleção e iríamos buscar com certeza algo novo. Desta forma, o mercado da moda estruturou sua cadeia logística, sendo que atualmente, no dia seguinte ao desfile, já temos a coleção disponível para compra.

Como avaliar um desfile? 

A moda é o reflexo do mundo que vivemos, traduz para a vestimenta a economia, politica e historia que estamos construindo, por isso ao avaliar um desfile é tão importante deixar de lado seu gosto pessoal e perceber se o que esta sendo apresentado é alusivo com o cenário atual. Também é importante avaliar o cenário, a trilha sonora, a beleza de maquiagem e cabelo, o casting das modelos, só assim vamos captar a mensagem do(a) estilista.

Desfile GIG Couture – Fonte: Pinterest

E aqueles looks super, hiper, master diferentes, o que querem dizer?

É importante ter em mente que muitas propostas são mais conceituais do que comerciais. Evidente que tudo será transformado em business, mas a forma de mostrar pode estar de forma mais teatral. Por isso, é importante se atentar a todos os pontos mencionados na resposta acima.

Quem ocupa a Fila A dos desfiles?

Nos desfiles internacionais a Fila A é composta principalmente pelos buyers e editores chefes das principais revistas. Na SPFW, encontramos imprensa em geral, bloggers, influencers e convidados especiais.

E por falar em Fila A, que tal a foto abaixo? rsrsrs

E esta outra aqui na capa da revista? Essa foi uma das atrações desta edição da SPFW, uma capa gigante da revista Glamour para ser fotografado. Legal né?!?!

Ah…a presença ilustre do Sebastian não faz parte da atração não. Na verdade, ele foi nosso convidado no workshop e ficamos todas apaixonadas por ele. Sua simpatia, expressão corporal e o quanto ele é querido por todos é surpreendente. Foi demais!!!

Eu (Fran) e Gardens super bem acompanhada do querido Sebastian na capa da revista Glamour. Que tal? Foto @_tavaresjessica

Se tiverem mais dúvidas, manda pra gente que vamos adorar responder sobre este tema tão importante que é a semana de moda.

Santè!!

Fran Galvao

@fran.galvao

Seja um leitor parceiro! Faça suas reservas aqui pelo blog

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.