The Settlers of Catan, construindo seu império em uma ilha

The Settlers of Catan, construindo seu império em uma ilha

Vamos começar os reviews de Board Games? Logo de partida, trago a minha opinião sobre o The Settlers of Catan, que tenho muito carinho. Joguei o original em alemão e foi meu primeiro board game moderno adquirido (em português de Portugal). Hoje em dia, o jogo é fácil de encontrar na maioria das lojas de brinquedos, já que é “printado” pela Grow (por enquanto).

Raio X – 

Nome: Die Siedler von Catan (Catan – O Jogo)

Publisher: Kosmos / Brasil: Grow

Autor: Klaus Teuber – (board game é como livro, tem autor e reputação)

Ano: 1995

Jogadores: 3 ~4 (até 6 com expansão – Grow também pública)

Idade: a partir de 8+

Tempo: 60 ~120 min

Descrição e características – 

Jogo montado em forma de uma ilha, com hexágonos randômicos. Com isso, as configurações da ilha sempre são trocadas e nenhum jogo é idêntico.

O jogo é um Euro clássico. Nele, você tem de construir sua colônia onde vence quem chegar primeiro a 10 pontos. Isto pode ser alcançado de diversas formas: pontos podem ser comprados; suas vilas valem 1 ponto cada e; suas cidades valem 2 pontos. Além disso, quem tiver a maior estrada ganha 2 pontos e quem tiver o maior exército outros 2 pontos.

Imagem: thescienceexplorer.com

De baixa sorte, te estimula a captar recursos que estarão ao redor da suas vilas/cidades, o único momento que se jogam dados. Com estes recursos, vai negociar com os outros jogadores ou trocá-los através de portos, cuja combinação de recursos determinados permite construir estradas, vilas, cidades ou buscar um desenvolvimento para o seu reino.

É um passatempo que foi muito jogado em casa, já que é um jogo muito intuitivo, com pouco texto e perfeito para se ensinar os pequenos a jogarem. Com 4 jogadores é um ótimo motivo para se jogar após um almoço ou um jantar, com um casal de amigos, com seus pais ou mesmo com seu filho. Sua curva de aprendizado é baixa, então é muito simples de se ensinar, o que é uma excelente forma de apresentar os jogos modernos (apesar dos seus 21 anos).

Para quem não sabe, The Settlers of Catan é muito famoso, tendo gerado diversas expansões e versões de colecionador. Se acha na internet até mesmo versões em lego, versões gigantes ou de viagem; Resumindo: É um clássico!

Se você teve uma pontinha de curiosidade, recomento a aquisição dele. Não é dos jogos mais caros e você vai se espantar com a simplicidade e a quantidade de estratégias que podem ser utilizadas. É dos meus jogos que mais viram mesa até hoje e vai continuar sendo jogado por muito tempo em casa.

 

 

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)