Treino uma vez por semana dá resultado?

Treino uma vez por semana dá resultado?

Treino uma vez por semana dá resultado? Esta é uma pergunta que muitos fazem quando começam uma atividade física. Por isso, vamos falar sobre este tema tão polêmico hoje e te incentivar a ter uma vida mais saudável.

Através de um estudo publicado pelo Journal of American Medical Association (JAMA – acesse o estudo aqui) em janeiro de 2017, que teve como base a análise de 63.591 pessoas que se exercitaram entre os anos de 1994 e 2012 somente aos finais de semana, foram descobertos resultados surpreendentes nos que eles apelidam de weekend warriors (guerreiros de fim de semana).

Apesar do estudo não ter avaliado os impactos dos treinos de fim de semana no sentido de força, flexibilidade, resistência e até mesmo os benefícios em relação à diabetes e depressão, bem como, os benefícios no caso de uma rotina ativa de exercícios de no mínimo três dias na semana, foi cientificamente comprovado que os exercícios neste tipo de frequência garantem aquela dose extra de vitalidade quando o assunto é saúde cardiovascular.

Correndo no elevado em SP que é fechado aos sábados e domingos e lota de “guerreiros de fim de semana” – Foto: Acervo Pessoal

Quanto aos resultados foram comparados com pessoas sedentárias, os cientistas verificaram que os guerreiros de fim de semana apresentaram 40% menos risco de morte por problemas cardiovasculares, 30% menos risco de morte em geral, e 18% menos risco de morte por conta do câncer.

Desta forma, não poderia haver notícia melhor para aquelas pessoas que não tem tempo durante a semana para cuidar da saúde. Ao menos, segundo o estudo, foi comprovado que dá pra ganhar alguns anos de vida e diminuir as chances de doenças cardíacas, o que já é motivo suficiente pra começar aquela corridinha aos fins de semana, certo?

Um detalhe importante que o estudo ressalta é que os weekend warriors tendem a querer compensar a semana toda nestes dois dias de treino e, consequentemente, incorrem em um risco maior de lesões maior por conta dessa ânsia…

Então pessoal, vamos com calma! O treino pode ser forte, mas é necessário estar atento à algumas questões para evitar complicações. Aqui vão algumas dicas:

  • Consulte seu médico antes de começar qualquer atividade física;
  • Respeite seus limites! Se você não usa monitor cardíaco, preste atenção à sua respiração. Você deve conseguir conversar! Se estiver difícil, melhor ir mais devagar… e pare imediatamente se sentir algum tipo de dor ou pontada;
  • Alongue os músculos que serão utilizados, tanto antes como depois;
  • Não esqueça do aquecimento. Cinco minutos pulando corda, ou trotando são suficientes para acordar os músculos e aumentar a temperatura corporal;
  • Hidrate-se! Antes, durante e depois;
  • Use roupas confortáveis e evite os horários mais quentes do dia;
  • Preste atenção à recuperação nos dias posteriores. Se ficar muito dolorido, reveja seu treino ou a intensidade!

Garanta a saúde do seu coração! Foto: www.becel.com.br

E aí? Acabei com a sua desculpa para não sair do sofá no sabadão?? Espero que sim!

Bons treinos, guerreiros! E, para quem quiser saber um pouco sobre a minha rotina de treino, eu conto tudo aqui!

 

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)