Meus 5 segredos para manter a forma!
17/04/2017 2 comentários

Meus 5 segredos para manter a forma!

Eu particularmente nunca tive problemas com a balança. Peso aproximadamente a mesma coisa desde os quinze anos de idade, mas na verdade, depois dos trinta comecei a perceber umas mudanças indesejáveis no corpo, como contei pra vocês no meu antes e depois. Nele embalo de reflexão, agora é a vez de falar para vocês sobre os meus segredos para manter a forma!

Bom, sabe aquelas gordurinhas ao redor da cintura, no culote… Aquela celulite atrás das coxas? Pois é! Passei a me preocupar com isso e, durante os últimos anos, experimentei muitas coisas com a promessa de que poderiam ajudar a melhorar a situação. Fiz dietas malucas, passei cremes e mais cremes anti-celulite ou pra queima de gordura, gastei horas e horas em tratamentos estéticos como massagens modeladoras, drenagens etc.

Como eu disse eu nunca tive problema com a balança, mas nessa época (2012) eu estava dois quilos acima do meu peso ideal e voces podem reparar na largura da cintura rss

Desde então aprendi na pele o que funciona e o que não funciona pra mim. Aprendi também que, o que funciona pra mim, pode não funcionar pra você e vice versa. Somos pessoas diferentes, com rotinas diferentes, com metabolismos próprios e necessidades individuais. Então, apesar de hoje querer dividir com vocês alguns desses segredos, quero acima de tudo lembrar que isto é o que funciona pra mim, o que eu aplico no meu dia a dia após experimentar e perceber os efeitos no meu caso.

Por isso, as dicas abaixo como meus 5 segredos para manter a forma, já que podem não fazer diferença nenhuma para você, mas não desanime! Nosso corpo é uma máquina e precisamos  experimentar e avaliar o que é melhor pra gente.

Seguir uma dieta adequada

No meu caso, a dieta faz mais diferença do que o treino. Já ouviram dizer que a dieta vale 70% e o treino 30%? Não sei se esta proporção é realmente verdadeira, mas acredito sim, que a dieta tem mais peso nessa busca pela vida saudável. Já fiquei longos períodos sem poder me exercitar, mas mantendo o foco na dieta e consegui manter meu peso (e minha cintura). Claro que perdi massa muscular pelo fato de não estar fazendo exercícios, mas nada que eu não conseguisse recuperar rapidamente na volta aos treinos. Por isso, foco na dieta!! Se você tem duvidas sobre como se alimentar e ter uma dieta equilibrada, consulte um nutricionista. Além de te ajudar muito, serão ensinamentos e dicas que vocês vão levar pro resto da vida. Super recomendo! – Como outra referência, vocês lembra da história de perda de peso da Gardens? Ela perdeu mais de 7 kgs só mudando os hábitos alimentares e a rotina, como conta neste texto -> Como perdi peso sem malhar?

Não enfiar o pé na jaca em uma sequência de refeições

Ainda em relação à dieta, vejo muitas pessoas comentando por aí que de segunda a sexta seguem a dieta à risca e mesmo assim, não conseguem emagrecer. Gente, isso significa, na prática, que no fim de semana a pessoa come como se não houvesse amanhã. Já pararam pra pensar que os dois dias representam 30% da semana? Ou seja, não adianta nada fazer dieta 5 dias e enfiar o pé e o resto do corpo na jaca no sábado e no domingo – Sem falar que pra muitos, o finde começa na sexta a noite. Aí, complicou mais ainda rsss – Então pra mim, o que funciona é fazer uma ou duas refeições fora da dieta (a tal famosa refeição lixo), e pra não pesar, tento espaçar estas 2 refeições, por exemplo, uma refeição na sexta a noite e a outra no domingo.

Balancear as refeições

Procure sempre balancear as refeições, casando carboidrato com proteína e/ou gorduras boas. Eu, por exemplo, busco casar frutas com nuts (castanhas, nozes,etc), comer bolo com pasta de amendoim, almoçar uma massa acompanhada de proteína. Com isso, evito o pico de glicemia e também fico saciada por mais tempo.

Não dá pra ficar sem treinar!

Treinar regularmente

Treinar pelo menos 3 vezes na semana é fundamental para mantermos uma rotina de quem quer ter uma vida mais saudável, ter mais disposição e, claro alcançar a tão desejada forma física. E aqui, vejam, é no mínimo 3 vezes na semana, se puder ser quatro ou mais, melhor ainda!

Beber muita água

Todo mundo tá cansado de ouvir sobre os benefícios da água, que melhora a pressão sanguínea, o funcionamento do intestino, deixa a pele mais bonita, acaba com a retenção e o inchaço. Mas os benefícios não acabam por aí, tem muitos outros. Eu procuro beber de 2 a 3 litros por dia, e para alcançar esta meta, o que me ajuda bastante é intercalar água com chá. Sempre saio de casa com uma garrafa com um litro de chá, e vou variando o tipo durante a semana. E claro, sempre tenho uma garrafa de água na bolsa. Tô no transito, bebo água, tô esperando em alguma fila? Tomo água..  Gente, não vale suco, hein? Nem suco de fruta natural! Suco não mata a fome e é pura caloria líquida. Canso de ver as pessoas tomando aquele sucão de laranja logo de manhã, de estomago vazio. Vamos pensar! Um suco de laranja 100% integral, sem açúcar tem entre 200 e 300 kcal. É muita coisa e, pior, não mata a fome. Melhor seria comer as quatro laranjas que foram usadas no suco, pois vai sustentar muito mais. Além disso, vamos combinar… quem come quatro ou cinco laranjas de uma só vez? Lembrem-se: Tá com sede, bebe água. Tá com fome, come a fruta!

Bom essas são minhas cinco regras de ouro ou meus cinco segredos para manter a forma e que sigo sempre. Espero que com isto, vocês se sintam incentivados a experimentar e encontrar os seus!!

Bjs no coração!

Seja um leitor parceiro! Faça suas reservas aqui pelo blog

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.