Chile e sua “Natureza Aberta” – confira as novidades e os destaques do destino para 2017

Chile e sua “Natureza Aberta” – confira as novidades e os destaques do destino para 2017

Seja um leitor parceiro! Faça suas reservas aqui pelo blog

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

Durante a World Trade Market – WTM 2017, o órgão de turismo do Chile apresentou uma série de novidades para 2017 e os resultados do ano de 2016. Por ser um destino que muitos de nós brazucas frequentamos com certa regularidade, resolvi compartilhar com vocês as novidades e pontos de interesse de um dos países mais belos da América do Sul.

Novidades 2017 

  • Campanha Natureza Aberta

Visando incrementar a quantidade de turistas estrangeiros até 2020, o Chile acaba de lançar a campanha “Natureza Aberta”, que busca posicionar e reconhecer os atributos da aventura, da cultura, da natureza e das experiências que os visitantes poderão vivenciar em território chileno.

  • Primeiro teleférico do sul do Chile 

A Reserva Biológica Huilo Huilo, na região de Los Lagos, ganhou um teleférico, o primeiro do Sul do Chile que liga o Setor de “Museo de Los Volcanes” até o pico do lugar, sendo a duração da viagem 14 minutos.

Na base inferior estão um restaurante, uma cafeteria com uma ampla varanda, duas pistas de boliche e brinquedos para crianças. Já na base superior há um bar, cafeteria, salas de estar e um mirante.

  • Reinauguração do Teleférico do Parque Metropolitano

Um ícone do patrimônio histórico e cultural de Santiago, o teleférico do Parque Metropolitano de Santiago foi reinaugurado. Houve a reformulação das três estações (Oasis, Tupahue e Cumbre), todas com elevados padrões de qualidade, além de 46 novas cabines, cada uma com capacidade para transportar seis passageiros e equipadas com oito suportes para até quatro bicicletas.

O novo teleférico pode transportar em torno de mil pessoas por hora, e cada cabine tem bancos dobráveis para permitir o acesso e transferência de pessoas em cadeiras de rodas, carrinhos com crianças, pessoas com deficiência e necessidades especiais. A viagem de pouco mais de dois quilômetros leva cerca de 15 minutos e passa por três estações: Oasis, Tupahue e Cumbre, de onde é possível ter uma bela vista da capital chilena.

  • Novos hotéis boutique em Santiago

Com uma oferta cada vez mais diversificada de hotéis boutique na cidade de Santiago, em 2017 se unirão ao time Luciano K, no bairro Lastarria, Ladera, em Pedro de Valdivia Norte, Providencia, Hotel Magnolia, no Centro Histórico, Matildas Hotel Boutique, no Centro Histórico, Bairro Brasil, e La Sastrería Hotel Boutique, no bairro Patrimonial de Providencia.

Locais turísticos e de interesse em destaque

  • Região de O’Higgins

Conhecida internacionalmente por seus vinhos produzidos nos vales de Cachapoal e Colchagua, em suas rotas os visitantes podem encontrar degustações de Carmenère, Cabernet Sauvignon e Syraz, entre outros. Colchagua é a zona que mais se desenvolveu em torno do enoturismo. Na cidade de Santa Cruz e seus arredores existe uma grande oferta de hotéis, restaurantes e atrações em torno da área campestre do Chile, além de museus e um cassino.

  • Sewell

Na zona da Cordilheira dos Andes está o antigo povoado mineiro de Swell, fundado em 1905 e declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 2006. Vale a pena dedicar um tempo para visitar a Reserva Nacional Rio Cipreses, um espaço para descobrir paisagens atraentes e realizar atividades próprias da montanha, como o trekking e as cavalgadas.

  • Matanzas, Pichilemu e Punta de Lobos

Nas praias de Matanzas, Pichilemu e Punta de Lobos está a opção de realizar atividades ao ar livre. Os três destinos costeiros são famosos pela qualidade de suas ondas, perfeitas para a prática do surf.

  • Biobío

Biobío é uma região do sul do Chile que conta com uma interessante oferta de neve na área do Valle las Trancas, a uns 70 km de Chillián, em direção às montanhas. O vale se converteu em um dos destinos favoritos de viajantes e um dos mais importantes de Biobío. Além disso, se encontra dentro de uma área prioritária para a conservação em nível global. Em 2011 a UNESCO declarou essa área como Reserva Mundial da Biosfera, correspondente ao corredor biológico Nevados de Chillán-Laguna Laja, com um total de 565 mil hectares.

A partir daqui, os amantes da natureza e dos esportes de aventura podem fazer numerosas atividades, como caminhadas, mountain bike, fotografia e observação de flora e fauna, escalada, rapel nas cachoeiras, cavalgadas e excursões por bosques nativos.

Citações importantes e destaques na mídia especializada

  • Condé Nast Traveler/TripAdvisor destacam Torres del Paine e Praia de Anakena

O Parque Nacional Torres del Paine, na região de Magallanes, e a praia Anakena, na Ilha de Pascua, foram eleitos, respectivamente, entre os 50 lugares mais bonitos do mundo e entre as 25 praias mais populares do planeta.

A revista Condé Nast Traveler incluiu Torres del Paine dentro de sua lista, destacando o destino como um dos lugares mais impressionantes da Patagônia. A TripAdvisor selecionou Anakena como uma das praias mais atraentes do mundo com base nos milhares de comentários e opiniões deixadas por viajantes na web.

  • Lonely Planet

O conceituado guia de viagens Lonely Planet colocou Aysén entre as 10 regiões que se deve visitar em 2017. A classificação está em sua edição Best in Travel, onde os editores sugerem aos viajantes os melhores destinos, entre cidades, países e regiões, para visitar ao redor do mundo.

  • New York Times

Com o título “Novas formas de explorar o deserto mais alto do mundo”, o New York Times volta a olhar para um dos destinos chilenos e incluí-lo entre os 52 lugares que não se deve perder em 2017. A lista preparada anualmente pela editoria de viagens do jornal americano posicionou o Deserto de Atacama em 2º lugar no ranking.

Resultados 2016

  • Número recorde de turistas em 2016

De acordo com a Divisão de Estudos da Subsecretaria de Turismo, em comparação com o ano anterior, em 2016 o Chile teve um aumento de 26% no número de visitantes internacionais. O país bateu um novo recorde histórico, recebendo um total de 5,6 milhões de turistas estrangeiros, sendo 439 mil turistas brasileiros.

Apesar de ter tido uma redução nos turistas brasileiros no ano de 2016 quando comparado com 2015, 2017 já apresenta reações positivas e a expectativa é que haja um crescimento importante. Viva Chile!!

Créditos das informações e das fotos: Divulgação – Turismo do Chile

 

Seja um leitor parceiro! Faça suas reservas aqui pelo blog

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.