Gente, hoje vamos para o segundo post da série “Escolha Certa”. No primeiro falamos sobre o mehor molho de tomate e agora vamos falar sobre barrinha de cereais!  Escolhi falar sobre elas por se tratar de um tema polêmico. Afinal, levanta a mão quem aí já não teve dúvida sobre qual é a melhor??

Por muito tempo, acreditou-se que as barrinhas eram super saudáveis e muita gente passou a incluir este item em sua alimentação de rotina. Com o passar do tempo, começaram a surgir muitas críticas quanto à composição dos produtos, principalmente, no que diz respeito à quantidade de açúcar e equivalentes. As barrinhas da Quaker e da Trio, por exemplo, são pioneiras, mas se formos analisar a composição com mais cuidado, veremos que a lista de ingredientes não é nada boa!

A verdade é que a grande maioria das barrinhas é pior que muita tranqueira por aí…

Verdade!! Você aí comendo barrinha e se achando o(a) saudável, mas não! Você poderia trocar por um chocolate e ser mais feliz!

Luci, não estou entendendo nada! Como assim é melhor eu comer um doce a uma barrinha de cereais? Sim, senhoras (es) e vou explicar!  Mas como não dá pra falar sobre cada uma dentre tantas opções disponíveis, peguei as quatro barrinhas que considero mais populares, aquelas que sempre vejo o pessoal comendo pra gente dar uma olhada:

  Quaker – Torta de limão Bio O2 7 Nuts Damasco Trio Morango e Chocolate Levittá Salada de Frutas
Kcal 95 kcal 113 kcal 80 kcal 62 kcal
Peso 22 g 25 g 20 g 20 gr
Proteina 1,5g (2%) 3,6g (5%) 1,1g (1%) 0,7 g (1%)
Carboidratos 15g (5%) 8,5 g (3%) 15g (5%) 15 g (5%)
Fibras 2,7 g (11%) 1,5 g (6%)

E os ingredientes de cada barrinha de cereais?

barra de cereal quaker

Quaker Torta de limão: Xarope de glicose, granola (flocos de aveia, açúcar invertido, farelo de trigo, flocos de cevada, flocos de trigo, açúcar mascavo, mel, flocos de arroz e aromatizante), cobertura sabor iogurte (açúcar, gordura vegetal, leite em pó desnatado, soro de leite, leite fermentado em pó, emulsificantes: lecitina de soja e ésteres de ácido ricinoléico Inter esterificado com poli glicerol, regulador de acidez ácido lático e aromatizante), flocos de arroz, aveia em flocos, mel, castanha de caju, gordura de palma, cookies (farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, açúcar, gordura de palma, margarina, amido de milho, sal, fermentos químicos: bicarbonato de sódio, pirofosfato ácido de sódio e bicarbonato de amônio e estabilizante lecitina de soja), açúcar, açúcar líquido invertido, limão desidratado, maltodextrina, coco desidratado, sal, óleo vegetal, soro de leite, umectantes: glicerina e sorbitol, estabilizantes: lecitina de soja e bicarbonato de sódio, acidulante ácido cítrico, aromatizante e antioxidantes: butil hidroxianisol (BHA) e butil hidroxitolueno (BHT).

 

bio2 e1491174305961

 

 

 

 

Bio O2 7 Nuts Damasco: Mel, amendoim, damasco, amêndoa, soja torrada, gergelim, semente de girassol, goma acácia, óleo de girassol, macadâmia, pistache, castanha do pará, castanha de caju, avelã, emulsificante: lecitina de soja, canela e sal.

 

 

 

 

 

 

 

Trio Morango e chocolate

 

 

Trio Morango e Chocolate: Glucose, flocos de cereais (farinha de arroz, farinha de milho, sal e corantes caramelo, cúrcuma e carmim cochonilha), cobertura sabor chocolate ao leite (açúcar, gordura vegetal, cacau em pó, leite integral em pó, soro de leite em pó, emulsificantes lecitina de soja e poliricinoleato de poli glicerol e aromatizante), maltodextrina, polpa de morango, morango desidratado, flocos de arroz sabor morango (farinha de milho, farinha de arroz, maltodextrina, polpa de morango, corante carmim cochonilha, corante caramelo, aromatizante, edulcorante stevia e acido cítrico), leite em pó desnatado, aveia em flocos, açúcar, óleo de palma, glicerina, sal, emulsificante lecitina de soja, corantes naturais carmim cochonilha e urucum, estabilizante bicarbonato de sódio, aromatizantes, vitaminas C e E, e antioxidante natural tocoferol.

 

levita

 

 

 

Levittá Salada de Frutas: Banana, maça, damasco, uva, manga e abacaxi desidratados e gordura de palma.

 

 

 

Eu garanto que ninguém conseguiu ler até o fim a lista de ingredientes da Quaker e da Trio, correto? Ponto negativo logo de cara! Por que tantos ingredientes? E pra que tanto açúcar?  Eles abusam das diferentes nomenclaturas que a indústria usa para se referir ao açúcar e seus similares! Não sabe identificar quais são? Dá uma olhada!!

50 mascaras açucar

Mas pra facilitar a análise, não sei se vocês repararam, mas sublinhei todos os açucares usados nas quatro barrinhas. E bom, a esta altura, vocês já sabem que os ingredientes aparecem listados de acordo com a quantidade em que aparecem na composição do produto, certo? Pois então… O ingrediente mais abundante da Trio é… glucose! E na Quaker, xarope de glicose! E na sequencia, vão aparecendo os outros tipos…. então gente, são cheias de açúcar! Fujam dessas!

Por outro lado, fica fácil entender que a Levitta e a O2 Bio são melhores opções só por terem uma lista de ingredientes mais limpa, sem aditivos e outras químicas, além de não conterem nenhum tipo de açúcar!

O que eu queria mostrar com este post é que se for pra comer uma barrinha de cereais, saiba o que você está comendo! Leia os rótulos e, se realmente escolher a que vem cheia de açúcar, farinha e gordura, que seja uma decisão pensada (se bem que como eu já disse, eu escolheria comer um chocolate ou um brigadeiro rs, porque, pelo menos, vale a jaca!).

Meu recado aqui é nem toda barrinha de cereais é saudável e serve para você. Por isso, leia o rótulo e faça escolhas conscientes! E, se me perguntarem qual minha preferida?? Nenhuma!!  Prefiro comer uma fruta com uma porção de castanhas. Simples assim!

Bj no coração!

 

Mais lidas
Clube de Vantagens

Cupons e descontos exclusivos para leitores

Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

GARDENS <br><span class=Viagens e Lifestyle" loading="lazy" class="webpexpress-processed">

GARDENS
Viagens e Lifestyle

Idealizadora e fundadora do Não Pira, Desopila, apaixonada por SUP e ex bailarina do Municipal de São Paulo, largou sua carreira de executiva em uma grande multinacional para viver os seus sonhos e ter uma vida mais leve.

Leia Mais
Demais Autores
Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?