Use gersal e diminua o sal na comida

Use gersal e diminua o sal na comida

Para quem nunca ouviu falar, gersal são sementes de gergelim torradas e moídas com sal marinho que podem ser utilizadas no preparo do alimento, diminuindo a quantidade diária do sal na dieta.

A semente é pequena no tamanho e grande na quantidade de benefícios para a saúde, já que é rica em cálcio, ferro, proteínas e fibras, neutraliza a acidez do sangue, fortalece o sistema nervoso e aumenta a imunidade, além de ser uma opção saudável e saborosa.

O aroma e sabor são deliciosos, o seu frango grelhado nunca mais será o mesmo. Gosto de usar em cima do arroz, na salada, nos legumes, fica ótimo no cogumelo paris/champignon  refogado, e faz o maior sucesso na pipoca. Sabe quando bate aquela vontade de comer alguma coisa? O gersal resolve, com um bom azeite e pãozinho e o corpo agradece.

Você pode comprar o gersal em lojas de produtos naturais ou preparar em casa. Se armazenado em um pote escuro e bem fechado, dura em média quinze dias.

Para quem quiser fazer o gersal em casa, aqui vai a receita:

❤️ Gergelim + sal = Gersal

Ingredientes

  • 12 colheres (sopa) de gergelim marrom, preto ou uma mistura dos dois (0 gergelim preto tem mais propriedades medicinais);
  • 1 colher (sopa) de sal marinho

Modo de preparo

  • Coloque as sementes em uma frigideira bem quente e mexa para que elas não queimem. Quando começarem a pipocar é sinal de que estão no ponto;
  • Adicione o sal e triture no processador, liquidificador ou pilão a textura fica granulada;
  • Armazene em um pote esterilizado e comece a adicionar o gersal no tempero de sua alimentação diária.

Mais sobre o gergelim…

Você conhece a planta do gergelim (Sesamum indicum L.)?

Planta arbustiva que nasce com facilidade, cresce e abrange o seu espaço com graciosidade até brotarem as flores nas pontas dos galhos onde nascerão as capsulas das sementes. A flor é um pequeno sininho branco e rosa.

Fonte da informação: Ervanarium

Foto: Mato no Prato

Dica: Vai receber visitas em casa para o almoço? Prepare potinhos de gersal e ofereça como lembrancinha.

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)