Visto canadense – Quem não precisa? Cuidado com a pegadinha!

Visto canadense – Quem não precisa? Cuidado com a pegadinha!

Como irei ainda este ano ao Canadá, tenho acompanhado de perto as discussões acerca da isenção ou não do visto canadense para brasileiros a partir de 1 de maio de 2017. Com isso, tenho me deparado com informações que podem induzir algumas pessoas ao erro ou ao equívoco sobre a exigibilidade ou a isenção de documentação de entrada no país.

Por já ter morado no Canadá, ser uma apaixonada pela terra dos ursos e do salmão e, por considerar uma das minhas “segunda casa ou segundas casas”, me sinto na obrigação de chamar a atenção de nossos leitores para o fato de que NÃO HAVERÁ uma isenção de visto canadense para brasileiros em geral e, SIM, um outro tramite e diferente documentação, a ser apresentada quando da entrada no país, em alguns casos bem específicos.

Para deixar bem didático, separei por isenção ou obrigatoriedade do visto canadense em diversas e muito costumeiras situações:

Isenção de visto canadense, mas NÃO do eTA

SÓ e SOMENTE SÓ terá a isenção do visto canadense, mas NÃO do preenchimento e obtenção do eTA (Electronic Travel Authorization – Autorização Eletrônica de Viagem), brasileiros que:

  • tenham visto americano de TURISMO E chegarão no Canadá de AVIÃO;
  • tenham tido visto canadense em algum momento nos últimos dez anos E chegarão no Canadá de AVIÃO

Este último ponto nas sentenças é muito importante e tem sido omitido, mas está MUITO claro no site oficial do órgão canadense regulador para sanar qualquer tipo de dúvida ou porém.

Custo do eTA – 7 dólares canadenses, aplicável em viagens com tempo de permanência máximo de 6 meses. Você pode solicitar o eTA de forma eletrônica diretamente pelo site oficial do governo canadense.

Observação: Eu, particularmente, não gosto muito de falar que é uma isenção de visto canadense, já que em algum momento você passou por um processo de aprovação de visto quer seja canadense ou americano.

Não isenção ou OBRIGATORIEDADE de visto canadense, TENDO OU NÃO visto americano de turismo e TER TIDO OU NÃO visto canadense nos últimos dez anos

NÃO estarão isentos da solicitação de visto canadense brasileiros nos seguintes casos:

  • NÃO tenham visto americano de TURISMO;
  • NÃO tenham tido visto canadense nos últimos 10 ANOS;
  • tenham visto americano de TURISMO E chegarão no Canadá de ônibus, trem ou navio;
  • tenham tido visto canadense em algum momento nos últimos dez anos E chegarão no Canadá de ônibus, trem ou navio

Citarei eu como exemplo. Tenho visto americano, tive alguns vistos canadenses nos últimos 10 anos, mas NÃO sou elegível a tal isenção na minha próxima viagem ao Canadá porque entrarei no país de carro, vinda dos Estados Unidos. Sim, terei que fazer todas as formalidades de visto só porque NÃO entrarei no país por VIA AÉREA.

Custo do visto canadense: como tem variável de despachante e taxas, melhor consultar ou diretamente no site ou com o despachante. Atualmente, em alguns casos, você consegue fazer de forma eletrônica, o que facilita muito a vida e o tempo com tal burocracia necessária.

Prazo ou tempo do visto canadense: tem validade variável, com várias nuances, mas nunca ultrapassará a validade de seu passaporte.

Não isenção do eTA

Sei que serei redundante ao falar disso novamente, mas é pra deixar bem claro, mesmo! Será obrigatória a emissão do eTA (Electronic Travel Authorization – Autorização Eletrônica de Viagem), aos brasileiros que:

  • tenham visto americano de TURISMO E chegarão no Canadá de AVIÃO;
  • tenham tido visto canadense em algum momento nos últimos dez anos E chegarão no Canadá de AVIÃO

No link, Vídeo em português (de Portugal) sobre o eTA no site oficial do governo do Canadá

Pra facilitar a vida, print com as regras de quem é elegível ao eTA (link correspondente -> eTA para brasileiros)

Aplicável em todos os casos

  • O tempo de permanência no país dependerá do que o oficial da imigração conceder no momento de entrada;
  • É OBRIGATÓRIO o seguro viagem para entrada no país. Caso não tenha feito ou não queira fazer, cuidado, você pode ser barrado na imigração por conta disso, de verdade. Aproveita que estou te ajudando com todas estas dicas e seja parceiro comigo também. Cote e faça o seu seguro viagem através deste comparador de seguros que o Não Pira, Desopila é afiliado -> Comparador de Seguro de Viagem. Nós agradecemos! Thank you! Merci Beaucoup!

Bom, este texto é curto, mas espero que esclareça as dúvidas básicas que muitos de nós temos tido neste período de transição, emissão de eTA etc. Muito em breve, darei entrada ao processo de visto canadense e volto aqui para gente falar novamente sobre o assunto.

Gostou da dica?  

Precisa reservar seu hotel? Se você reservar sua hospedagem aqui no blog (através deste link do Booking) ou qualquer outro serviço através destes links de comparativo de seguro viagem, chip internacional de celular ou aluguel de carro sem IOF, além de não te custar nada a mais, ajudará na monetização do conteúdo, através de uma pequena comissão que receberemos.

Isto fará com que sejam cobertos, em partes, os custos de manutenção e proporcionará que viajemos cada vez mais, trazendo cada vez mais estas e outras informações bacanas e úteis.

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)