Por que corrida e musculação são aliadas? Saiba os motivos

Por que corrida e musculação são aliadas? Saiba os motivos

Por que corrida e musculação são aliadas? Esta é uma dúvida muito comum para quem corre e que muitas vezes não fica tão bem esclarecida assim. Por conta disso, vamos abordar este tema no texto de hoje.

Já falei em outro post sobre a importância da musculação como base para qualquer outro esporte, pois realmente acredito que o fortalecimento muscular é uma das coisas mais importantes na saúde física de qualquer pessoa e que deveria fazer parte da rotina diária, assim como comer e descansar.

Até alguns anos, acreditava-se que corrida e musculação eram atividades conflitantes, pois uma influenciava negativamente no rendimento da outra. Este pensamento era decorrente, principalmente, da crença de que quanto menor fosse o peso corporal, mais leve e, consequentemente mais rápido o atleta se tornaria na corrida. Hoje em dia, diversos estudos ajudaram na melhor compreensão da fisiologia e da biomecânica do corpo humano, comprovando os inúmeros benefícios que a prática da musculação oferece aos atletas corredores.

Benefícios da musculação para os corredores

  • Prevenção de lesões. Uma musculatura fortalecida dá melhor suporte aos movimentos, protegendo os ossos e as articulações;
  • Melhora da performance na corrida por conta da melhor resposta muscular na mecânica do movimento;
  • Ao trabalhar o corpo todo na musculação é possível obter benefícios adicionais de força de outros músculos “acessórios” na corrida. Estes músculos ajudam nos movimentos e aliviam dificuldades enfrentadas, como por exemplo, nas subidas ou em provas de longa distância;
  • Peito, abdômen e costas fortes melhoram a postura e o equilíbrio do corredor, economizando energia e evitando dores. Quem aí nunca terminou uma prova com dor nas costas?;
  • Mais energia, pois músculos desenvolvidos geram economia de movimento por conta da melhor mecânica do movimento (gesto motor).

Te convenci?? Sim!! Mas como conciliar musculação e corrida?

De forma geral, o recomendado é fazer musculação de duas a três vezes por semana, em sessões de 45 min até 1 hora, sempre em dias alternados com os treinos de corrida. Entretanto, há inúmeras variações e estratégias que podem ser trabalhadas dentro do treinamento de musculação.

Uma das dúvidas mais frequentes, por exemplo, recai entre treinamento de resistência ou de força. De acordo com o senso comum, corredores de curta distância e que prezam velocidade podem focar no treinamento de força (menos repetições e mais carga) para ter arranque muscular e velocidade, enquanto que os corredores de longa distância, devem focar nos exercícios de resistência (mais repetições e menos carga), para evitar lesões e manter rendimento durante todo o percurso.

A Sara já correu dezenas de maratonas, e quando não está correndo por aí, bate ponto na musculação comigo! Foto: Acervo Pessoal

É importante entender que cada pessoa também tem suas particularidades, portanto, ninguém melhor que um profissional de educação física para avaliar suas condições, estudar seu perfil, sua frequência e disponibilidade de treino (de força e corrida), suas metas e, também seu histórico de lesões”, para então prescrever um treino de musculação adequado. Meu conselho aqui é: Pegue leve no começo! Principalmente se você for iniciante, pois quando começamos qualquer atividade, estamos naturalmente mais vulneráveis a lesões, já que estamos aprendendo os movimentos e o corpo também precisa de tempo para se adaptar.

A cara não esconde o esforço! Foto: Acervo Pessoal

Também é importante saber que a musculação não é o único método de fortalecimento muscular, mas é o mais focado e o mais eficiente. Também é possível melhorar o tônus através de pilates, por exemplo. Independentemente da forma escolhida, o importante é ter em mente a necessidade de trabalhar e manter nossa massa magra. Lembrando que infelizmente, estudos científicos comprovam que com o envelhecimento, vamos perdendo nossa massa muscular (ou massa magra) a cada ano que passa.

Triste, né?

Sei que muitos de vocês detestam ficar numa sala de academia levantando peso… Acham chato e tedioso… Afinal, nada melhor do que correr no parque num dia de verão… Eu sei muito bem disso…rs, mas acho que as razões aqui expostas podem te convencer da importância do fortalecimento muscular para quem corre!

(Ei, você aí, que tá de olho naquela prova de 21KM… fica esperto pra não se machucar no meio do caminho!)

 

 

E aí, vamos investir na musculação e melhorar nosso desempenho na corrida?

Crédito da foto de capa: http://www.bodymag.com.br

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)