O que é pegada ecológica e como ter atitudes e consumo conscientes?

O que é pegada ecológica e como ter atitudes e consumo conscientes?

Você sabe o que é pegada ecológica, conhece a sua? Tem alguma ideia de como diminuir sua produção pessoal de lixo e contribuir para um planeta mais saudável?

Como já deve ter percebido, por aqui não vamos falar apenas de nós, afinal o planeta em que vivemos também tem que estar saudável e isso, infelizmente não está acontecendo. Cada dia que passa, as ameaças ao nosso tão querido planeta aumentam e pioram e, as apostas de quanto tempo durarão os recursos naturais só aumentam. Por isso, é importante adotarmos um comportamento saudável e sustentável no nosso dia a dia, pensando no nosso futuro e no futuro das próximas gerações.

Eu sempre fui meio chata com relação ao uso e desperdício das coisas em geral. Mesmo antes dessa tendência de imprimir menos e diminuir o consumo de papel, já ouvia brincadeiras no escritório do tipo: “A Luci quer salvar as árvores rsss”. Aqui em casa, por exemplo, também separávamos o lixo reciclável mesmo quando não havia coleta seletiva, separávamos e levávamos nos pontos de coleta do Pão de Açucar (aliás Parabéns para eles e para Unilever, que com a parceria, foram precursores nesse tipo de ação).

O fato é que hoje em dia precisamos (todos) adotar ações mais fortes e relevantes e nesse sentido, tenho achado muito interessante os relatos Cristal do blog Um ano sem lixo. Lá, ela fala bastante sobre o uso de produtos que usamos diariamente e o impacto negativo no meio ambiente. Dá pra entender, por exemplo, os efeitos do uso do shampoo e aprender a fazê-lo em casa com ingredientes 100% naturais que não poluem a água, além de poupar o uso de embalagem plástica e todo o processo industrial que o produto percorre até chegar nas prateleiras do supermercado.

Lá também aprendi sobre os efeitos maléficos pra saúde do uso continuo do desodorante comum, cheio de alumínio que pode ser cancerígeno versus os benefícios pra a nossa pele do desodorante caseiro.

Algumas idéias simples que a Cristal traz no “Um ano sem lixo” – Crédito da foto

Pra quem está achando complicado essa onda de fazer os próprios produtos, não se preocupem!  Ela também dá dicas de industrias e marcas que usam produtos 100% naturais e que não geram lixo, privilegiando apenas papel vegetal na embalagem.

Claro que por ser muito atuante neste assunto, ela tem algumas atitudes que podem ser consideradas exageradas, como por exemplo, ter sempre um guardanapo de tecido na bolsa para não ter que utilizar (e gastar) o guardanapo de papel quando tiver refeições na rua, ou também andar sempre com um copo na bolsa, para não usar copo descartável na rua. Compensa a leitura pelas idéias e pela conscientização dos efeitos que nossas atitudes tem para o planeta.

Se você deu risada quando a Gisele Bündchen disse que faz xixi no chuveiro pra economizar água da descarga, não parou pra pensar que uma descarga pode gastar entre 5 a 15 litros de água!

No site do projeto Pegada Ecológica do Infap você pode calcular qual é a sua pegada ecológica com base nos seus hábitos e costumes.

Eu já calculei o meu! e estou tentando melhorar!

Então pessoal, vamos ser mais conscientes com a nossa pegada ecológica e adotar práticas mais saudáveis também em relação ao planeta?

Créditos da foto de capa: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/pegada-ecologica.htm

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)