Por que bolacha água e sal não é uma escolha saudável?

Por que bolacha água e sal não é uma escolha saudável?

Por que a bolacha água e sal não é uma escolha saudável?

Quem não quer incorporar hábitos de vida saudável na dieta? Mas será que você tem feito a escolha certa ao incluir bolacha de água e sal em seu lanche ou quando bate aquela fome e você pensa: “Deixa eu beliscar algo light”?

Substituir nossos snacks favoritos por algo que seja gostoso, mas que também sacie a fome e não seja uma explosão de calorias ou corantes, acidulantes e toda a turma de “antes” que costuma caminhar junto não é uma tarefa das mais fáceis. E pra ajudar, ainda vem a indústria marqueteira, colocando a maravilhosa da Grazi Massafera pra fazer propaganda comendo bolacha (ou biscoito pros meus leitores cariocas rs). Aí, lascou de vez! E, quando vemos, levados pela corrente, lá estamos nós, vítimas do sistema.

Vocês sabem que sou apenas uma estudiosa, amante de tudo que é relacionado à vida saudável e, por esta razão, quero compartilhar com vocês neste post sobre um dos mitos da indústria: a bolacha água e sal, também conhecida como biscoito cream cracker.

Juro que morro de dó quando vejo pessoas comendo bolacha água e sal, na maioria das vezes, acompanhada por um suco de fruta de caixinha. Não sei qual é o pior! Mas focarei hoje apenas na bolacha água e sal.

Alguém acredita que tal bolacha seja feita apenas de água e sal? Espero que não, né?! Seu ingrediente principal é a farinha de trigo, que tem o poder de elevar a glicemia em alta velocidade (carga de açúcar imediata no sangue) e assim estimular a insulina, contribuindo para a tão indesejável barriguinha, caso não seja exterminado o seu açúcar imediatamente em exercícios físicos, por exemplo. Além de ser uma bomba, não garante saciedade, já que em pouco tempo vai te dar fome novamente pelo fato de não ser um alimento nutritivo.

Quer mais? A bolacha de água e sal tem gordura vegetal e muito sal, além claro de toda a turma de conservantes (reparem na data de validade!). E tem mais… mesmo a versão integral, vem com uma quantidade muito alta de sal.

A composição de uma bolacha água e sal

Uma porção com seis bolachas de água e sal apresenta 20 gramas de carboidratos, 3 gramas de proteínas, 4 gramas de gorduras, 0.8 gramas de gordura saturada, 1.4 gramas de gordura trans, 0,6 gramas de fibras e 299 miligramas de sódio. Vale lembrar que a composição dos nutrientes em cada porção de bolachas varia de acordo com a marca. Nesse caso, foi verificada a marca Mabel.

A esquisita troca do pão francês pela bolacha água e sal

Muitas pessoas optam por trocar o pão francês pela bolacha de água e sal. Confesso que nunca entendi a troca e acho interessante citar este caso por aqui também. Outro dia vi na internet o seguinte comentário, super engraçado, mas que faz sentido de certa forma:

“O pão não engorda por ser fofinho e a bolacha não emagrece por ser sequinha”.

Bom, vamos lá! Quatro unidades da espécie equivalem a um pão francês. Sim, isso mesmo que você leu! Então, será que é uma boa troca mesmo? Depende… No meu caso, o pão saciaria mais, além de ter menos gordura hidrogenada que o biscoito, gordura esta que é a razão pela qual a bolacha fica sequinha e crocante e muito menos conservantes e outros “antes” nada legais.

Essa também não é uma boa opção. Cheia de gordura vegetal hidrogenada! – Foto: www.cidademarketing.com.br

Cuidado com a gordura trans! 

Especificamente sobre esse outro produto tão famoso aí da foto acima, que muita gente adora, duas coisas:

1 – Perceberam que está escrito bem grande em sua embalagem que não tem gordura trans? Mas isso não é verdade! Trata-se de um truque da indústria alimentícia. Infelizmente, a legislação brasileira só exige que sejam demonstrados valores acima de 0,2 g por porção de gordura trans. Por causa disso, alimentos com gordura trans abaixo disso podem ser declarados como “zero gordura trans”. No caso do Club Social, se vocês olharem a lista de ingredientes, perceberão que a gordura vegetal hidrogenada (gordura trans) é o segundo ingrediente de maior abundância!

2 – Sabe o que também não é verdade nesse pacotinho? O tal do integral. Se é integral, porque o primeiro ingrediente da lista é farinha enriquecida e a farinha integral aparece lá em terceiro lugar? Minha gente, temos que ficar muito espertos e sempre ler os ingredientes, pois a indústria tem muitos truques!

Podemos substituir bolacha de água por outro biscoito?

Minha sugestão de troca? Biscoito integral de arroz, cujos ingredientes são apenas arroz integral e sal. Como segunda opção, o próprio pão francês, mas na versão integral. Ambos sendo integrais são cheios de fibras, o que dá mais saciedade, uma vez que, demoram mais para serem dirigidos, além de serem substancialmente mais saudáveis por não terem aditivos químicos.

Comer bem, ficar satisfeito, sentir-se nutrido e com energia e ao mesmo tempo não ganhar quilos a mais é um ideal que atinge a grande maioria das pessoas e é totalmente possível quando você aprende a identificar o que é realmente bom.

Dica: desembale menos produtos e consuma mais alimentos naturais. Comida de verdade não vem embrulhada em um pacote colorido com letras minúsculas e estragam rápido. Como costumo dizer, se nem os fungos comem, porque eu vou comer?

Quem quiser ler um pouco mais sobre o tema, encontrei esse artigo bem interessante na Mundo Boa Forma.

Um beijo e até semana que vem!

Luci

Crédito da foto de capa: MundoBoaForma

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)