Escolha certa: como escolher um bom iogurte?

Escolha certa: como escolher um bom iogurte?

Escolha certa: como escolher um bom iogurte?

Muita gente ama, mas tem aquela dúvida na hora de escolher um bom iogurte, não é mesmo?  Por isso, no post desta semana, vai uma ajuda para distinguirem entre todos os produtos da prateleira qual é a melhor escolha para colocar em seu carrinho.

Além de ser delicioso e ter um uso muito versátil, o iogurte é um alimento probiótico que ajuda a regular o sistema digestivo por possuir colônia de bactérias que são amigas do intestino, dando aquela ajudinha extra pra garantir que a digestão cumpra seu trabalho do começo ao fim. A limpeza que as bactérias boas fazem no sistema digestivo garante uma flora intestinal saudável o que é fundamental para absorção das vitaminas e nutrientes.

Diante de toda a vasta gama de opções dispostas nas prateleiras do supermercado, é natural que muita gente fique perdida, por isso darei aqui algumas dicas importantes.

Para começo da conversa,  o bom iogurte contém apenas dois ingredientes: leite e enzimas. Somente! – Quem faz iogurte caseiro sabe bem disso. – Mas vamos ver se é realmente isto que as embalagens demonstram?

Escolhi três marcas famosas, abaixo as informações de cada uma:

Iogurte Ingredientes Tabela Nutricional
Activia Café
da Manhã – Mamão, Maçã, Suco de Laranja e Cereais
 

Leite integral e/ou leite integral reconstituído, preparado de frutas e cereais (maçã, mamão, granola (flocos de aveia, açúcar invertido, farelo de trigo, coco ralado, óleo de soja, flocos de cevada, flocos de trigo, açúcar mascavo, mel, castanha do pará, amêndoa e maçã), água, açúcar, castanha do pará, suco de laranja concentrado, centeio, amido modificado, citrate de calico, acidulante ácido cítrico, espessantes goma xantana, goma guar e pectina, aromatizantes, conservador sorbato de potássio e corante natural urucum), açúcar, leite em pó desnatado, creme, amido modificado, proteína concentrada de leite, fermento lácteo, proteínas lácteas e estabilizantes gelatine e pectina.

 

209 Kcal
Carboidratos 30 g – 10%
Proteínas 6,5 g – 9%
Gord totais 7g – 13%
Sódio 81g – 3%
Grego Vigor Ultra Cremoso Leite integral e leite desnatado reconstituído, concentrado protéico de leite, açúcar líquido, creme de leite, preparado de flocos (água, açúcar, raspas de chocolate (manteiga de cacau, liquor de cacau, aroma idêntico ao natural de chocolate), suco de maça, aromas idênticos ao natural de baunilha e chocolate, acidulante acido láctico, conservador sorbato de potássio, e espessantes goma guar e goma xantana), amido modificado, fermento lácteo e estabilizante gelatina.

 

175 Kcal
Carboidratos 19 g – 6%
Proteínas 4,7 g – 6%
Gord totais 8,8g – 16%
Sódio 37g – 2%
Iogurte Grego Nestlé – Frutas Vermelhas Leite reconstituído integral e/ou leite pasteurizado integral, preparado de frutas vermelhas (água, açúcar, pedaços de morango, amora e framboesa, amido modificado, aromatizante, espessantes goma xantana e goma guar, corante natural carmim, acidulante ácido cítrico e conservador sorbato de potássio), xarope de açúcar e fermento lácteo. 138 Kcal
Carboidratos 20 g – 7%
Proteínas 4,7 g – 6%
Gord totais 4,2g – 8%
Sódio 72g – 3%

Dentre as opções acima, a escolha não é facil. Sinceramente,  eu não recomendaria nenhuma! Os três são cheios de açúcar e seus derivados (lembra dos 50 tipos diferentes de açúcar que a indústria usa?). Eu sublinhei para facilitar a leitura de vocês.  Também são incrementados com vários aditivos químicos,  conservantes, corantes e toda a turma de “antes”. Dentre os espessantes, tem amido modificado. pra quem não sabe, amido modificado é o amido de milho que foi modificado quimicamente. Só serve para engrossar e acrescentar calorias vazias e açúcar aos produtos. Outro ponto importante sobre a lista de ingredientes … Quem me segue por aqui já sabe  que os ingredientes aparecem em ordem de quantidade utilizada. Pois bem…  notaram que a lista é longa demais??  e segundo,  que as enzimas (fermentos lácteos) aparecem em último??

Mas então Luci, quais são as opções do bem, qual é o tal do bom iogurte?

Eu, particularmente tenho meus queridinhos:

Delicari grego –  ingredientes: leite e fermento lácteo

Danubio iogurte integral zero lactose – ingredientes: leite integral, fermento lácteo e enzima lactase.

Iogurte Natural Vigor: Leite integral e/ou leite integral recontitúido, leite desnatado, leite em pó desnatado e fermento lácteo.

Eu e o Danubio, enfrentando o trânsito de São Paulo! #semdesculpas Foto: Acervo Pessoal

E pra quem já está pensando que não quer estas opções porque são sem sabor e sem açúcar. Eu conto a solução, que é muito simples!!  Adicionem canela, stevia, frutas batidas ou amassadas, granola, cacau em pó, mel, syrup ou geléia!  Assim você garante uma alimentação natural, limpa e super saudável.

Eu também tenho um outro queridinho, é o Yorgus, que traz uma carga extra de proteína. São 14 gr de proteína no pote e uma densidade inacreditável, tendo apenas alimentos do bem: Leite pasteurizado desnatado e fermentos lácteos (S. Termophilus, L. Bulgaricus, L. Acidophilus, Bifidus, L. Casei). E mesmo as versões com sabor, são do bem. Pra quem não conhece, visitem o site oficial aqui!

Pra fechar esse post que já tá ficando longo, termino compartilhando uma alternativa turbinada! Uma opção power que é o “kefir”, não é um iogurte, mas uma bebida fermentada do leite, que contém 10x mais tipos de bactérias do que o iogurte. O iogurte possui até 4 tipos de probióticos, enquanto o kefir contém aproximadamente 40 tipos! Infelizmente precisa ser feito de forma caseira, uma vez que não é produzido ou vendido pela indústria,  Mas isso é assunto para outro post!

Da próxima vez que forem ao supermercado, espero que lembrem destas dicas!

Um Bj!

Seja um leitor parceiro! Faça suas reservas aqui pelo blog

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.