Maminha com bacon – Seu churrasco merece um upgrade!

Maminha com bacon – Seu churrasco merece um upgrade!

Prometi que minha próxima receita teria carne e bacon, MUITO bacon. Então, vamos a ela! Essa receita é ótima e você pode fazê-la na churrasqueira ou no forno de casa, de forma super simples e demora nada pra fazer. Bora fazer maminha com bacon?

Ingredientes

  • 1 Maminha de aproximadamente 1,5 kg
  • 1 Cabeça de Alho
  • 100 g de Manteiga
  • 3 Colheres de sopa de Mostarda amarela ou Dijon (depende do gosto)
  • Sal e Pimenta do reino à gosto
  • 1 colher de sopa de molho inglês
  • 250g de bacon em fatias
  • Papel Celofane de churrasqueira ou Papel alumínio

Modo de Preparo

Primeiramente, separe a manteiga fora da geladeira, num pote ou bowl, que será utilizado para fazer a mistura. O ideal é que a manteiga esteja no ponto de “pomada” (firme, mas muito macia).

Enquanto isso, limpe a carne. A maminha é uma carne típica de churrasco pela sua grande quantidade de gordura, o que faz com que a carne fique muito mas muito macia. Como já teremos bacon e manteiga, corte sem dó a gordura da carne, aproximadamente uns 90% dela. – Quer uma dica? Tira aquela gordura mais dura, mais grudenta e deixa só a carne para você sentir a diferença.

Essa é a parte mais demorada do preparo, pois a maminha não ajuda muito quem não tem costume de limpar carne, mas…insista! É praticando que se aprende.

Com a carne limpa de gordura coloque sal e pimenta do reino a gosto (Ei, você leu bacon lá em cima! Cuidado com o SAL) e não use sal grosso. Enquanto o sal penetra na carne, está na hora de fazer o creme de manteiga.

Lembra da manteiga no pote? Pois bem, hora de usá-la! Escolha quantos dentes de alho você vai querer e use um espremedor de alho. Uma boa regra pra 1,5kg é 1/2 cabeça, que deixará suave a carne  e no ponto, não muito fraca nem muito carregada. Após espremer o alho na manteiga, junte o molho inglês e a mostarda (esta também por gosto – a mostarda amarela vai deixar bem fraca, enquanto que, a mostarda Dijon tende a ser mais pronunciada, mas eu não exageraria no alho com a dijon, pois pode ficar muito forte). Depois de tudo junto, misture até ter uma massa homogênea.

Montagem

Muito simples: corte o celofane/papel alumínio maior que a carne para que possa fechá-la. Se for o caso, faça duas camadas. Acima do celofane, faça uma cama com a metade das fatias de bacon e passe metade da mistura de manteiga de uma lado da carne. Coloque o lado com a mistura em cima do bacon, passe o restante do creme de manteiga e cubra com o bacon de modo a deixar tudo bem coberto (a ideia é unir carne, manteiga e bacon).

Agora bem o truque, faça isso ao menos 1/2 dia antes de levar ao forno e tudo ficara mais unido (eu não o fiz, por isso meu bacon está fugindo).

No forno, deixa uns 40 minutos a 180º e depois tire do celofane. Deixe a 250º para dourar.

Na churrasqueira, deixe lá em cima o mais longe do forno possível por aproximadamente 1 hora para cozinhar e derreter a manteiga e o bacon de modo a ficar na carne, sem pressa. Quando ele estiver bem unida e queimada (tente deixar entre 30 a 40 minutos de cada lado), quando o líquido cair no fogo e defumar assim que a fumaça baixar, pode descer para mais perto do fogo para corar o bacon.

 

Se você fez certo (e seu forno for parecido com o meu) ele vai estar no ponto (rosado), mas firme e com o bacon tostadinho!

Servi o meu com purê de batatas e abrobrinha salteada.

 

Até a próxima receita Light…rs

Rick!

 

 

Seja um leitor parceiro! Faça suas reservas aqui pelo blog

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.