Cosméticos saudáveis para você e para o planeta!

Cosméticos saudáveis para você e para o planeta!

Cosméticos saudáveis para você e para o planeta!

Já falei para vocês sobre a importância da sustentabilidade do planeta e a nossa pegada ecológica, lembram (quem não lembra clica aqui!)? Pra quem não viu o post, pegada ecológica, em uma explicação bem simples, é a herança que a sua vida vai deixar para o planeta terra em termos de poluição. É um conceito utilizado há um bom tempo, e existem até algumas páginas na internet que calculam a sua pegada após você responder um questionário com seus hábitos de vida.

Dentro desse contexto, uma tendência que vem chamando muito a minha atenção, tanto pelo lado ecológico, como pelo lado de vida saudável, é a substituição de cosméticos industriais por cosméticos saudáveis, naturais e caseiros. Isso mesmo!! Tem uma mulherada incrível trocando seus cosméticos fashions de marcas como M.A.C., por idas a farmácias e a feira, em busca de produtos saudáveis não só para si próprias mas também para o planeta.

A teoria é simples, você adquire produtos que contém uma infinidade de componentes químicos e ingredientes que não conseguimos nem reproduzir o nome em voz alta, que podem trazer impactos negativos para sua saúde e também para a saúde do planeta.

Alguém aí já parou pra pensar em quanto água é poluída por shampoos, cremes e condicionadores que despejamos diariamente no mar por pura vaidade??  E quem aí sabe que o alumínio contido nos desodorantes fazem super mal pra nossa saúde, estando associados até ao câncer? É por isso que ando muito interessada nesse trending de produtos feitos em casa com ingredientes 100% naturais. E em troca, você não precisa abrir mão da beleza, pois acreditem… as adeptas dizem que a qualidade e beleza são garantidas!

E claro que a indústria já está percebendo o movimento, por isso hoje já é possível encontrar no mercado algumas alternativas para substituir esses produtos. Pegando o exemplo do desodorante, já existem opções sem sal de alumínio na fórmula. E existem também as opções “caseiras”, tipo conselho de vó, como usar leite de magnésia com aroma ou bicarbonato de sódio.

Uma das técnicas mais populares nesse frente refere-se aos produtos para o xodó da mulhereada, os cabelos!! Chamada de “lowpoo”, é a técnica que trata da substituição dos shampoos e condicionadores, por vinagre e bicarbonato de sódio. Tenho uma amiga que não usa shampoo há vários meses e o cabelo dela nunca esteve tão saudável.

Pra quem está achando muito “bizarro” talvez seja melhor fazer uma progressão mais lenta, trocando os cosméticos convencionais por cosméticos saudáveis, naturais e orgânicos. Hoje em dia já tem várias marcas que se preocupam com o tema e que possuem o compromisso de sustentabilidade, e entregam produtos com ingredientes 100% naturais, muitas vezes, orgânicos e até veganos (cruelty free). Marcas como Cativa Natureza e Bioart por exemplo.

 

 

Um dos shampoo da Cativa – Livre de parabenos, liberadores de formol, corantes e fragrâncias sintéticas, conservantes e sulfatos. Além de ter certificação IBD Ingredientes Naturais, é vegano, não testado em animais e feito com ingredientes orgânicos (70,7% de insumos orgânicos rastreados). E ainda promete qualidade!! Antioxidante, aumenta a oxigenação no couro cabeludo, ativa a circulação, regenera, hidrata e reconstrói os fios, combate a queda e ainda previne o aparecimento de fios brancos!

 

 

 

Tambem existem várias lojas online multimarcas como por exemplo a e-cosmetique e a beleza do campo. Nessas lojas você encontra desde pasta de dente sem flúor, desodorantes, sabonetes, shampoos, batons, esmaltes, uma infinidade de produtos.

Como eu ainda não consegui colocar a idéia em pratica de fazer os produtos eu mesma (ok, shame on me!), tenho optado por alguns produtos deste tipo! Garanto que só isso já faz uma diferença enorme pra nossa saúde e pro planeta.

Quem se interessou e quer experimentar fazer seus próprios cosméticos saudáveis, deixarei abaixo um link bem interessante:

Aprenda a fazer cosméticos naturais e orgânicos em casa

Se você já adota essa prática, que tal dividir sua experiência com a gente?

Bjs

Foto de capa: http://www.rzstore.com.br

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)