Escolha certa: Qual melhor achocolatado?

Escolha certa: Qual melhor achocolatado?

Escolha certa: Qual melhor achocolatado?

Os achocolatados em pó são usados na alimentação de crianças e até mesmo de adultos há muitos anos para dar sabor ao leite, sendo muitas vezes utilizados diariamente, fazendo parte, por exemplo, do café da manhã de muitas famílias brasileiras. Mas você sabe como escolher o melhor achocolatado?

Espero que vocês, que me acompanham aqui no blog, já estejam mais “ligados” nos truques da indústria, certo? Por isso, acredito que a maioria de vocês já sabe que Toddynho, Nescau e similares são pura enganação! O motivo?

A quantidade de açúcar adicionado a esses achocolatados chega a ser 10 vezes maior do que a de cacau, fazendo com que o produto seja composto por cerca de 70% até 80% de açúcar!!  É um veneno! Pois além de engordar, viciar, alterar o paladar das crianças que ainda não está formado, causa problemas de saúde sérios como diabetes e cárie.

Eu juro que não entendo quem compra achocolatado… e foi por este motivo que resolvi escrever este post!

Quem aí nunca viu essa foto circulando na internet?

Pois é minha gente, de chocolate, esse Nescau não tem quase nada!

Vamos analisar melhor e comparar com outras marcas?

Nescau:

Ingredientes: Açúcar, cacau em pó, maltodextrina, minerais (carbonato de cálcio e pirofosfato férrico), vitaminas (acetato de retinila, mononitrato de tiamina, riboflavina, nicotinamida, cloridrato de piridoxina, cianocobalamina, pantotenato de cálcio e D-biotina), emulsificante lecitina de soja, aromatizantes e antioxidante ácido ascórbico.
Valor energético: 75 Kcal em 2 colheres de sopa, e carboidratos que equivalem a 6% da necessidade diária.

Toddynho (pronto pra beber):

Ingredientes: Leite integral reconstituído, açúcar, soro de leite em pó, cacau em pó, gordura vegetal hidrogenada, extrato de malte, sal, vitamina (C,PP,E,B6,B2,B1 e A), espessante: goma guar e carragena, estabilizantes: mono e diglicerídios, citrato de sódio e lecitina de soja, aromaltizante.
Valor energético: 185 kcal e carboidratos que equivalem a 15% da necessidade diária.

O que verificamos:

O leite usado na versão pronto para beber é reconstituído . Isso significa que o leite foi pasteurizado, homogeneizado, centrifugado, clarificado, filtrado, bactofugado, desidratado (transformado em pó) e depois misturado com água. Tem gordura vegetal hidrogenada para dar textura viscosa (essa gordura é aquela q aumenta os níveis do mau colesterol – LDL). Maltodextrina é também um tipo de açucar, facilmente digerido, vai direto pra corrente sanguínea. Uma série de vitaminas (A, C, ácido fólico, etc). Extrato de malte é um tipo de realçador de sabor, aroma, textura e cor. Sal?! . Vários aditivos e espessantes: goma guar e carragena; e, claro, a turma dos “antes”: estabilizantes (mono e diglicerídeos de ácidos graxos, citrato de sódio e lecitina de soja) e aromatizantes (cita mas não diz qual).

Não precisa ser médico ou nutricionista para perceber que não é um produto saudável, não só pelas enormes quantidades de açúcar que eles carregam, mas também pelas adições de ingredientes químicos, Pense no prejuízo do efeito dessas substâncias no organismo de uma criança de 2 anos!

De acordo com o Ministério da Saúde (Guia Alimentar de 2010), antes dos dois anos de vida não é recomendado oferecer nenhum tipo de açúcar as crianças, pois elas ainda estão formando seus hábitos alimentares e o paladar, que será perpetuado para a vida toda. Já ouviu falar do tal “paladar infantil”? É exatamente isso. Você acostuma com o paladar doce desde criança e nunca mais se livra desse vício…

E mesmo na versão light destes produtos, vocês podem verificar que o açúcar continua vindo em primeiro lugar. Isso quer dizer que o açúcar continua sendo o ingrediente que aparece em maior quantidade. É verdade que a versão light tem menos calorias que a versão integral, mas ainda assim, tem mais açúcar que chocolate.

 

Então, como eu sempre digo, o mais saudável, é usar os alimentos mais naturais possíveis. No caso do achocolatado, que tal usar chocolate em pó com percentual mínimo de 50%?

Como o sabor do cacau é mais amargo, você pode começar adicionando um pouco de açúcar mascavo, ou mel e canela, e ir reduzindo até se acostumar com o sabor mais forte do cacau.

 

Outra dica legal é fazer vitaminas, e bater o leite com morango e outras frutas, assim cada dia o leite terá uma cor e um sabor diferente. Mudando sua atitude, você estará oferecendo ao seu filho ou mesmo se alimentando de um alimento funcional, cheio de antioxidantes e nutrientes importantes para o organismo.

Afinal, chocolate faz bem! várias pesquisas e estudos publicados nos últimos anos tem incentivado o consumo de cacau pelos seus impactos terapeuticos, ação antioxidante, vasodilatadora, ajuda a reduzir os níveis de triglicerídeos e colesterol total, ajuda a aumentar os níveis de HDL (colesterol bom) e ainda melhora a concentração.

E se você prestar atenção, vai ver que controlando o açucar, é possível e ate aconselhável comer chocolate todos os dias!

Que tal passar reto pelas prateleiras de achocolato da proxima vez?

Um bj

Creditos da Foto de capa: Veja São Paulo

Créditos do GIF: http://www.megacurioso.com.br

Seja um leitor parceiro! Faça suas reservas aqui pelo blog

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.