Nunca é tarde para começar a investir!

Nunca é tarde para começar a investir!

Nunca é tarde para começar a investir! Provavelmente você já ouviu falar dessa frase, não é mesmo?

Mas Fon, por que você está iniciando seu texto assim? Bom, semana passada escrevi para os jovens que, assim como eu, estão no período de finalização da graduação e estão começando seu planejamento financeiro (você pode conferir o texto aqui). Ao longo da semana, recebi algumas mensagens de uns amigos mais velhos que já trabalham, indagando o que eles podiam fazer agora para correr atrás do tempo perdido.

A primeira pergunta que fiz para meus amigos foi: “Por que você não começou a investir quando era jovem?” Muitos me responderam que infelizmente não acreditavam que poupar era algo necessário e que também não acreditavam que de pouquinho em pouquinho poderiam se tornar independentes financeiramente.

Me permiti ir mais além e questionar: “Então por que você não começa a investir agora?” e, novamente a maioria das respostas que obtive foi algo do tipo: “Agora já tá tarde; Não compensa mais etc”. Foi então que me veio a ideia de escrever o texto de hoje: Nunca é tarde para começar!

Todo e qualquer ser humano é responsável pela situação que se encontra no momento, mas nunca é tarde para poder mudar essa situação, seja nos investimentos, na vida profissional, ou qualquer outra situação. Como o foco é investimentos, vou provar para vocês através dos juros compostos que nunca é tarde para começar a investir.

Vamos supor que você é uma pessoa de 40 anos, dispõe de um capital de R$1.000,00 mensais para investimento e deseja começar a investir hoje. Além disso, você é uma pessoa que não pretende correr muitos riscos e opta pelo Tesouro Direito, ou seja, conseguirá em torno de 1% ao mês bruto. Vamos ver esses números simulados para alguns anos, quanto você teria.

A tabela acima demonstra os valores brutos e os valores já descontados o IR.

Além disso, veja através da tabela e do gráfico que  aos 65 anos você atingiria um capital de R$1.612.989,83, nada mal, né? Acho que dá para ter uma ótima aposentadoria e gastar como bem entender. No meu caso, gastaria com viagens, rsrsrsrs

Volto a ressaltar, o mais importante é que nunca é tarde para começar! Quer um exemplo, da uma assistida no vídeo da história do dono do KFC.

Ficou alguma dúvida? Deixa nos comentários aqui 🙂

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)