Escolha certa – Qual é a melhor granola?

Escolha certa – Qual é a melhor granola?

Hoje falaremos sobre um alimento muito comum na mesa de muitas pessoas e sempre sobre a prerrogativa de ser saudável: a granola! Mas você sabe qual é a melhor granola?

A granola deveria mesmo ser muito saudável, pois nada mais é do que uma mistura de cereais torrados. Os cereais variam, mas os mais comuns são aveia, arroz, trigo, milho, centeio e depois de torrados esses cereais são misturados com mel ou açúcar mascavo, podendo ainda acrescentar frutas secas como uvas passas, flocos de maçã, bem como, oleaginosas como castanhas e amêndoas ou alguma gordura como azeite ou mesmo óleo vegetal.

Ué, mas como uma mistura de cereais e frutas secas pode se tornar inimiga do emagrecimento? Bem, é isso que vamos analisar… – A indústria muitas vezes para baratear o produto ou agradar ao paladar das pessoas, acrescenta muito açúcar e seus similares (lembram dos 50 diferentes nomes que a indústria usa para o açúcar?), tornando a granola uma bomba de calorias!

Ao apresentar em sua composição xarope de glicose, cereais de alto índice glicêmico (como os flocos de arroz e milho), além de muito açúcar, a granola vira vilã na verdade e pode estar arruinando muitas dietas por aí. Por isso, vamos analisar o que tem nas prateleiras do mercado?

Mãe Terra Tradicional com castanhas e mel

Ingredientes: Cereais e sementes integrais (aveia prensada integral, flocos de arroz integral, flocos de trigo integral, semente de linhaça dourada, fibra de aveia e gergelim preto), açúcar mascavo, gordura vegetal de palma, extrato de malte, maçã desidratada, uva passa, mel, açúcar invertido de demerara, castanha-do-pará, castanha de caju, coco ralado, aromas naturais e antioxidante natural tocoferol.

CONTÉM GLÚTEN. ALÉRGICOS: CONTÉM AVEIA, DERIVADOS DO TRIGO E CASTANHAS (DO PARÁ E DE CAJU). PODE CONTER AMÊNDOAS, SOJA E DERIVADOS, TRIGO E CENTEIO.

 

Granola Vitão – cereais e frutas banana e morango

 

Ingredientes: Aveia Em Flocos, Gérmen De Trigo, VITAO FLAKES (Canjica De Milho, Farinha De Trigo Integral, Aveia Em Flocos, Farinha De Arroz Integral, Farinha De Soja, Fibra De Trigo, e Maltodextrina), Extrato De Malte, Açúcar Cristal, Açúcar Mascavo, Flocos De Milho, Açúcar Cristal Invertido, Açúcar Mascavo Invertido, Flocos De Arroz, Oleína De Palma, Gergelim Tostado, Coco Ralado, Semente De Girassol, Flocos De Morango, Sal Comum Moído E Iodado, Agentes De Crescimento (Bicarbonato De Sódio, Pirofosfato Ácido De Sódio E Fosfato Monocálcico), Corante Caramelo IV, Aromatizantes E Antioxidantes (Lecitina De Soja, Ácido Cítrico, BHT E BHA).

 

Granola Kellness Kelloggs

 

 

Ingredientes: Ingredientes: Milho, Aveia, Farelo de Trigo, Arroz, Açúcar, Coco, Malte, Sal, Mel, Ácido Ascórbico (Vitamina C), Niacinamida (Niacina), Ferro Reduzido (Ferro), Óxido de Zinco (Zinco), Acetato de Alfa-Tocoferol (Vitamina E), Palmitato de Retinol (Vitamina A), Cloridrato de Piridoxina (Vitamina B6), Mononitrato de Tiamina (Vitamina B1), Riboflavina (Vitamina B2), Ácido Fólico, Cianocobalamina (Vitamina B12), Aromatizantes e Corante Caramelo IV – Processo Sulfito-Amônia

Todos os tipos de açucares estão sublinhados!

Como é possível notar, em geral a granola é uma mistura de cerais bastante calórica, pois contém muitas calorias por ser composta por vários tipos de carboidrato em grande quantidade, além claro dos diferentes tipos de açúcar em sua composição, algo que sabemos não é nem um pouco saudável. Em termos de carboidratos, todas também ficam praticamente empatadas, com 9% da necessidade diária, o que é bastante se pensarmos que não é um alimento que vai dar aquela saciedade. Analisando as calorias, também vemos que a quantidade é bastante próxima nas três marcas, variando entre 147 e 168 kcal. O que me chamou a atenção, tanto no caso do Vitão como na Kellness é o uso de corante caramelo, um componente bastante criticado por estar ligado a causa de câncer em diversos estudos científicos.

Por conta dos dados acima, na minha opinião das marcas analisadas, a mistura mais saudável é a da Mãe Terra, por conter praticamente só comida de verdade e ter somente um antioxidante, mas que também é natural. Também é a que tem menor teor de sódio (menos de 1% enquanto as outras duas apresentam 3%). Pra fechar a Mãe Terra é a que apresenta uma melhor combinação de gorduras boas, por misturar castanha-do-pará, castanha de caju, coco ralado, gergelim e linhaça em sua composição. Por isso, é a que apresenta maior índice de gordura, mas por serem gorduras boas, faz total diferença!  – Gorduras boas trazem saciedade a refeição e ajudam a regular o mal colesterol. – A Vitão por sua vez, em termos de gordura boa só apresenta coco e gergelim, e a Kellness, só coco.

Se você quer uma opção industrializada, mas que seja mais saudável  que as versões acima, é só optar pelas alternativas com zero açúcar. Hoje já temos várias opções, como por exemplo as marcas Mãe Terra, Jasmine e  Leve Crock. Vejam aqui outras opções sem açúcar

Já pensou em fazer sua própria granola?

Agora, se você quer garantir o que está pondo no prato, faça sua própria granola! É muito, mas muito fácil mesmo. É ridículo de tão simples: só tem que misturar os ingredientes e levar ao forno, tomando alguns cuidados básicos. Quer minha receita?

Granola da Luci:

Ingredientes para a granola: a gosto: aveia (em grão, não é em flocos), amêndoas laminadas ou inteiras, avelãs, castanha do pará, sementes de girassol, coco em lascas (pode ser ralado mas nesse caso, melhor acrescentar mais no tempo final de forno), chia, 1 colher de sopa de óleo de côco (pode ser azeite extra virgem), 1 ou 2 colheres de sopa de mel (ou melado de cana).

Misture bem todos os ingredientes até o mel envolver tudo. Leve ao forno pré-aquecido a 180º, mexendo de tempos em tempos (a cada 10 min) de forma a tostar tudo de forma igual até que fique bem dourada. Deixe esfriar e misture as frutas secas como uvas passa, banana, damasco ou abacaxi. Para manter a granola bem crocante guarde num frasco bem fechado.

Voilá! Está Pronta! Granola mais saudável não há!

Créditos da foto de capa: http://emamaocomacucar.blogspot.com.br

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)