Ir a Capri e não ir a Grotta Azzurra é quase o mesmo que dizer que não conheceu a beleza marítima da Ilha de Capri. Isso não é exagero meu, pois a Gruta Azul ou Grotta Azzura é uma das paisagens e locais mais belos e inesquecíveis não somente da região, mas da Itália como um todo. Muitas pessoas acharão um absurdo eu falar isso, que a entrada para a Gruta Azul é estreita, minúscula etc, mas quem não passa perrengue para ver as belezas naturais deste mundão, hein? Então, “menas…”

Capa 2 Copy

Bom, vamos a realidade dos fatos, no meu ponto de vista? Assim conseguirá avaliar se acha absurdo ou não passar perrengue para conhecer.

COMO ACONTECE?

Super simples! Basta ir ao pier de Capri e logo verá faixas e indicações enormes e bem sinalizadas com “Grotta Azzura”. Ali você compra o seu ticket e espera o seu horário para embarcar. Irá em uma lancha que vai até a frente da gruta, “caverna marinha”, da cave etc que vai adentrar.

Barco maior

De lá, terá uma outra embarcação bem menor que leva os turistas para dentro da Gruta Azul. É aqui que está a emoção ou desespero do passeio…rs! Você estará em um barquinho bem pequeno. Manja aqueles no Nordeste que levam pra ver cavalo marinho ou aqueles de travessia de um pouco a outro? Então, bem isso!

O condutor que te levará para dentro da Grotta Azzura te orientará para no momento exato deitar o máximo possível o corpo na embarcação.

Barco

Barco 1

CUIDADO COM AS “PARTES ALHEIAS”…rs

Claro que com isso deitará a cabeça quase que “nas partes” do cidadão ou cidadã que estará atrás de você e vice versa, mas faz parte do jogo. Para quem leva na esportiva, é divertido. Tudo é muito rápido para entrar por aquele buraco de aproximadamente 1 metro de altura e pouco menos de 2 metros de largura.

Entrada 1

Entrada

Na hora que “levantar o corpo” e se deparar com toda aquela belezura e azul do mar de dentro da Gruta Azul, nem lembrará das “partes alheias”. Também esquecerá do perrengue. Afinal, há um espetáculo da natureza bem diante de seus olhos. Para melhorar a experiência, muitas barqueiros (um por vez), ousam a cantar uma famosa canção italiana (Volare entre outras), que ecoa por todos os cantos. A experiência É ÚNICA! Acredite.

Gardens dentro

Capa 1 Copy 1

Por lá, ficamos por volta de no máximo 5 minutos. A fila de pessoas querendo entrar é alta e não pode bobear com a maré para sair. Por falar em saída, a gente volta ao esquema do “deita nas partes, nas pernas e por aí vai”. Sai da gruta, pega a lancha novamente e volta ao pier de Capri.

Espera

QUANTO CUSTA E QUAL HORÁRIO DO PASSEIO PARA GRUTA AZUL QUE SAI DO “PIER DE CAPRI”?

São 14 euros + a caixinha que terá que dar ao barqueiro que te entrará contigo na Grotta Azzurra. Entendido que aqui nem pensar em não dar a caixinha pelo risco dele deixar você bater a testa na gruta, certo? A gruta está aberta para visitação entre 9:00 e 17:00, dependendo das condições climáticas.

QUAL MELHOR HORÁRIO PARA VISITAR A GRUTA AZUL DE CAPRI?

O horário que tiver maior incidência de sol para refletir um azul ainda mais incrível lá dentro. Vamos dizer que a partir de 12:00 seria o horário ideal. Só atente e veja a previsão do tempo do dia.

Gardens mar

QUAL MELHOR ÉPOCA PRA IR A CAPRI?

Se puder ir em junho ou após as férias coletivas italianas de agosto até a primeira quinzena de setembro será perfeito. Não recomendo muito julho e começo de agosto por conta da muvuca. Além disso, os preços são  inflacionados. Entretanto, TEM QUE IR no verão europeu ou próximo a estação. Caso contrário será besteira. Esta parte da Itália precisa de sol e calor para ser vista e aproveitada.

Espera 1

PODE NADAR NA GRUTA AZUL?

Não e sim! Pelo volume de passeios e embarcações que o local possui, não é possível nadar dentro da Gruta Azul. Na verdade, nem daria, por conta do tempo que fica lá dentro. Entretanto, há alguns muitos que após às 17:30 – 18:00 aproveitam que não há mais barcos para entrarem e nadarem lá dentro.

Já adianto que é perigoso e terminantemente proibido, principalmente por conta dos fortes ventos ou mar agitado em algumas épocas e por tudo que representa o local. Já imaginou uma onda te levando contra as pedras fora da gruta ou você não conseguir sair da gruta? Mas isto é por sua conta e risco. Apesar dos avisos de proibido nadar, sempre tem uns e outros que se aventuram.

Grotta Azzurra

Não compre antecipadamente! Atente-se antes porque já consegui e não consegui entrar na Gruta Azul

Pergunte como está as condições da maré antes de comprar o passeio a Gruta Azul. Falo isso porque se a maré estiver cheia, você não conseguirá entrar na Grotta e só a verá de longe, isso se conseguir ir até lá. Na primeira vez que fui a Capri era setembro e ventava muito naquele dia. A maré estava cheia e não consegui entrar, voltando com o barco para o pier.

Pier

Em uma outra vez que fui, também no mês de setembro, não tive problema e entrei na gruta sem maiores perrengues, além dos esperados e que contei acima. Caso o cara da bilheteria não te falar nada, espere o primeiro barco que retornar ao pier e pergunte se conseguiram entrar. Isso não será uma garantia em questões de maré x tempo de espera, mas já será um bom sinal.

DÁ PARA FAZER DE OUTRO JEITO O PASSEIO NA GRUTA AZUL?

Sim, há outras formas de chegar por lá que não seja de lancha, mas não recomendo para quem está naquele passeio bate volta Roma Capri (já o fiz) ou virá de Sorrento por um dia só em Capri e Anacapri. Precisa ter calma e paciência, até por conta da fila.

Barcos 1

Bom, mas respondendo é possível ir via Anacapri (“topo” de Capri) ou através de uma parada no passeio de volta à ilha (Yellow Line – Giro dell’Isola) ou até mesmo a pé vindo pela Viale T de Tommaso. Tem também os abastados que estão em iates ou lanchas privativas que resolvem parar por lá para entrar na gruta ou que contratam um tour privativo marítimo. Em qualquer destas alternativas é necessário pagar o ingresso do mesmo jeito, ou seja, não sai mais barato e sim quase o mesmo preço que sair do pier. O legal de pegar o passeio ali de perto da gruta (via Anacapri ou a pé) é ver todo o movimento e um provável menor tempo de espera pelo barquinho.

Para facilitar a vida de vocês na visualização e localização na marina, este passeio que do post é o Blue Line ou Grotta Azzurra. Se tiver mais tempo, recomendo a volta a ilha, que deve estar em torno de EUR 16 (sem o ticket da Gruta Azul) para ter uma visão melhor da ilha. Abaixo o mapa para terem uma ideia:

Mapa

CURIOSIDADE

Alguns italianos da Ilha de Capri dizem que o Imperador Tibério adorava nadar dentro da Grotta Azzura e, que se banhava todos os dias por lá, quando estava na região. Se isto é verdade ou não, só o Império Romano sabe, mas pergunte ao barqueiro sobre as estátuas e a banheira que ainda estão dentro da Gruta Azul.

Alguns outros italianos também dizem que a gruta foi tida como amaldiçoada por bruxas e afins por muitos anos, sendo quebrado este relato depois que alguns turistas alemães no início dos anos de 1800 entraram nela e redescobriram a sua beleza.

Saida

GOSTOU DAS DICAS SOBRE A GROTTA AZZURRA (GRUTA AZUL)? QUER ECONOMIZAR? PLANEJE SUA VIAGEM POR AQUI! 

  • Veja todos os benefícios para leitores em nosso Clube de Descontos e Vantagens, clique aqui.
  • Que tal reservar sua acomodação pagando o melhor preço? Confira opções com descontos de até 50% através deste link.
  • Sabia que o seguro viagem é obrigatório na Europa? Quer viajar tranquilo e ainda ganhar milhas da Smiles? Contrate o seu com atendimento pelo Whatsapp e pontuação Smiles a cada real gasto. Além disso, leitores do blog tem desconto cumulativo de 20 a 50% com o código DESCNPD. Clique neste link e entenda como garantir o melhor preço.
  • Vai para o exterior? Saia de casa conectado com chip internacional de celular entregue em casa. Para ter frete grátis, clique aqui e utilize o cupom: naopira para obter o benefício.
  • Alugue o carro para sua road trip com benefícios e economia. Nosso parceiro cobre o menor preço, te isenta de IOF e ainda parcela. Saiba os detalhes e obtenha tais benefícios através deste link.

Além de não te custar nada mais, terá boas vantagens e ainda ajudará na monetização do conteúdo do blog. Para cada transação realizada, receberemos uma pequena comissão. Entretanto, caso tenha que cancelar e fazer uma nova reserva, entre novamente pelos links acima. Infelizmente, os sites acima desconsideram a comissão quando isso acontece porque não conseguem rastrear a origem.

Obrigada por ajudar quem te ajuda na hora de planejar e fazer sua viagem!

Mais lidas
Clube de Vantagens

Cupons e descontos exclusivos para leitores

Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

GARDENS <br data-lazy-src=
Demais Autores
Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?