Sopa de couve-flor com queijo gorgonzola – receita perfeita para estes dias frios!

Sopa de couve-flor com queijo gorgonzola – receita perfeita para estes dias frios!

O frio está de volta e é claro que vou aproveitar para compartilhar mais uma receita de sopa. Você já tentou fazer a sopa de abóbora com leite de coco e gengibre que ensinamos aqui? E a de berinjela ? São sopas deliciosas e repletas de sabor até porque sopa insossa, jamais! Hoje vamos de receita de sopa de couve-flor com queijo gorgonzola, que é perfeita para estes dias frios e tem como um dos principais ingredientes essa hortaliça que enche os olhos e está sempre presente na minha cozinha.

Dá para fazer uma infinidade de receitas com couve-flor e é uma ótima colocá-la no carrinho quando estiver na feira ou no supermercado, já que pode ser frita, cozida, assada, gratinada, faz purê, torta, farofa, ou seja, faz bonito na mesa e faz bem para o corpo.

Receita da sopa de couve-flor com queijo gorgonzola

Ingredientes

  • 1 couve flor média;
  • 1 cebola grande;
  • 2 dentes de alho;
  • 300 gramas de batatas (usei um mix de batata doce, batata inglesa e um tipo de batata boliviana);
  • 1,5 litro de caldo de legumes;
  • 150 gramas de queijo gorgonzola;
  • 300 ml de creme de leite;
  • Azeite para refogar;
  • Sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo da sopa de couve-flor com gorgonzola

  • Pique a couve-flor (talos e flores), a batata e a cebola em pedaços médios e rale os dentes de alho. Em uma panela média, refogue no azeite a cebola, alho, batata e couve flor até ficarem levemente dourados;
  • Adicione o caldo de legumes, sal e pimenta e cozinhe em fogo médio com a panela tampada por 20 minutos ou até a batata estar macia (faça o teste do garfo);
  • Coloque no liquidificador e bata até virar um creme. Volte este creme para panela e, assim que começar a ferver, apague o fogo e adicione o queijo gorgonzola picado e o creme de leite. Misture bem até o queijo derreter e o creme estar bem homogêneo. – Experimente e caso necessário acerte o sal;
  • Sirva com um pouco mais de queijo gorgonzola e um fio de azeite.

Rendimento: 6 porções

Couve flor orgânica direto da horta pra minha cozinha!

A couve-flor, assim como a couve comum, descende do repolho selvagem, originário da Ásia Menor. Algumas pesquisas indicam que a couve-flor evoluiu do brócolis, que é da mesma família das couves e repolhos, as crucíferas.

Diferentemente da maioria de seus familiares vegetais, ela é branca. Isso acontece porque suas folhas recobrem as flores quando essas começam a crescer. Por não ficarem expostas à luz solar, não há produção de clorofila, que dá cor verde às plantas.

Muito apreciada pelos italianos, foram eles que disseminaram o cultivo e o consumo da couve-flor no Brasil, quando migraram para o país no século XIX.

Produção culinária e fotos: Marianne Rogatto

Referências: Almanaque Gourmet da Horta.

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)