Mindfulness, a meditação do “aqui agora” que vai te surpreender!

Mindfulness, a meditação do “aqui agora” que vai te surpreender!

Mindfulness, a meditação do “aqui agora” é uma prática de meditação focada no exato momento que vai surpreender muita gente, até aqueles que não gostam de meditar. A lista de benefícios é tão longa que vai ficar difícil falar tudo em um post só, mas eu vou tentar!

Neste mundo multitarefa, quem aí não tem diariamente a sensação de que não vai dar conta de todas as tarefas do dia? Que termina o dia cheio de ansiedade, estresse e desmotivação? Que acha natural se queixar da correria e do cansaço e, sempre termina o dia pensando em como dar um jeito nessa rotina de maluco? É aí que a prática se diferencia das demais!

Trata-se de uma técnica de meditação focada no agora, na atenção plena ou consciência plena, desenvolvida especialmente para amenizar a correria do dia a dia, melhorando os níveis de estresse e ajudando no controle da ansiedade e depressão e, o melhor, seus efeitos são percebidos em sessões que podem ser de um minuto apenas!

A Mindfulness tem sido utilizada nas pesquisas atuais sobre meditação, pois é uma técnica bem simples e que pode ser praticada sem viés religioso. Os benefícios para a saúde são amplos, pois a meditação ativa uma resposta de relaxamento no nosso corpo, fazendo com que ele funcione adequadamente. Essa resposta de relaxamento desarma a resposta de estresse, que nos dias tumultuados de hoje, está sempre ligada, trazendo enormes prejuízos para nossa saúde. A meditação proporciona um estado fisiológico de menor consumo de oxigênio, ativa áreas cerebrais ligadas à atenção, melhora o sono, otimiza a produção saudável de hormônios, o bom funcionamento do sistema cardio-respiratório e todo um cortejo de efeitos fisiológicos.” é o que explica o especialista na técnica, Salvador Hernandes. Fonte: Diário da Região 

Vamos ver alguns dos principais benefícios que vem sendo ligados ao Mindfulness:

Controle e consciência dos pensamentos: Você sabe que muitas vezes a gente se sabota? Praticando o Mindfulness você passa a ter consciência e controle dos seus pensamentos, evitando a auto-sabotagem!

Auto controle: ao desenvolver o foco e consciência dos seus pensamentos, o auto controle vem de brinde! E você consegue controlar suas emoções e raciocinar melhor.

Controle do stress: a prática ativa o modo “ser” da mente, que traz relaxamento, tirando-a do estado de “agir”, que está diretamente associado á ação e reação e também ao stress.

Auto conhecimento: durante as práticas você ganha consciência física e emocional, passando a se conhecer melhor e assim identificando seus pontos fortes e fracos.

Ganha jogo de cintura: ao evoluir na prática é visível a melhora nos relacionamentos pessoais e de trabalho, o auto controle, o controle do stress e o auto conhecimento mudam seus relacionamentos interpessoais para melhor!

Foco: focar nas atividades vai ficar cada vez mais fácil, você vai ficar mais eficiente, tomar decisões mais certeiras, já que seus pensamentos fluirão naturalmente.

Tchau depressão: ao entrarmos no estado de meditação, ativamos processos químicos cerebrais e passamos a produzir os hormônios que evitam a depressão

Sono melhor: a meditação feita de manhã, acorda a mente e a prepara para o dia a dia, quando feita à noite, relaxa, e acalma os pensamentos, garantindo uma noite de sono tranquila.

Mas como praticar o Mindfulness?

A prática é muito simples, e mesmo aqueles que nunca meditaram (ou tentaram meditar) podem realizar. É fácil encontrar diversos vídeos tutoriais na internet, assim como, uma grande variedade de aplicativos de smartohone com áudios que te guiam durante todo o processo, que como eu falei, podem ser feitos em até um minuto!

Eu tenho praticado utilizando um aplicativo chamado Calm (dei detalhes aqui). Lá você pode escolher o tema da prática (bem estar, relaxamento, etc), o tempo (sessões de até 20 minutos) e também o tema (chuva, passarinhos, mar etc).

Alguns exercícios muito simples que eu sempre faço são estes aqui e podem ser feito em qualquer lugar e a qualquer hora (no trânsito e até durante o xixi no banheiro..rs!). Você só precisa encontrar uma posição agradável. Pare por um instante e:

  • Respire! Durante encontre uma posição confortável e durante 1 ou 2 minutos feche os olhos e preste atenção na sua respiração. Se puder, controle sua inspiração contando até 4, e expirando em outros 4. Aos poucos, vá aumentando a contagem para 6 ou 8 tempos.
  • Saboreie algo! Pode ser um quadradinho de chocolate. Sente-se numa posição confortável, dê uma mordida no chocolate, feche os olhos e concentre-se nas sensações que o chocolate provoca em você. Analise tudo… é amargo ou doce? Derrete? tem pedaços de nozes?
  • Ouça uma música! escolha uma música que você goste, feche os olhos e preste atenção somente na música. Concentre-se em cada um dos instrumentos, preste atenção na voz do vocalista, nas outras vozes, na letra da música e no que ela te provoca
  • Scaneie seu corpo! após respirar calmamente umas duas vezes, comece a prestar atenção no seu corpo. Comece pelos seus pés, perceba a sensação do toque do sapato, do peso do corpo, suba para as pernas, perceba o contato com a cadeira, o toque da roupa, suba para a barriga, perceba a respiração, subindo e descendo, vá escaneando cada parte do seu corpo, prestando atenção as sensações de cada região, até chegar na cabeça.

Se alguma distração, pensamento ou preocupação aparecer durante a prática, não tem problema, não desanime, é assim mesmo. Simplesmente perceba, e a deixe passar, sem se prender ou julgar, voltando a prática novamente.

Estas são apenas algumas idéias… Sinta-se livre para misturar ou encaixá-los em sua vida como quiser. A princípio, estes exercícios podem parecer muito simples, mas você vai se surpreender com os resultados. Ah descobriu porque está na moda, não é? Afinal, com a vida corrida de hoje em dia, muitas vezes é impossível pararmos tudo ao nosso redor, acharmos um canto tranquilo para podermos meditar. Tenta e me conta!

Uma fugidinha para o Templo Zu Lai em Cotia

Namastê!

Créditos:
Gif: https://giphy.com
Foto de capa: http://www.generationo.rocks

Ah descobriu porque está na moda nao é? afinal, com a vida corrida de hoje em dia, muitas vezes é impossível pararmos tudo ao nosso redor, acharmos um canto tranquilo para podermos meditar.

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)