Biscoito cream cracker caseiro – Deixe sua vida mais saudável!

Biscoito cream cracker caseiro – Deixe sua vida mais saudável!

Difícil alguém que vez ou outra não goste de comer crackers na hora do lanche. A Luci fez um post sobre o tema falando das armadilhas desse lanchinho nada inofensivo que a indústria alimentícia insiste em vender como saudável. Mas se a indústria alimentícia faz, nós podemos fazer muito melhor! Sem conservantes, sem ingredientes com nomes estranhos, apenas um biscoito de verdade que não irá nos fazer mal.

Sabia que preparar o biscoito cream cracker caseiro é bem mais fácil do que imaginamos? O único segredo é deixar a massa bem fininha para ficar bem sequinho e crocante. A massa rende muito e dura bastante quando armazenado em potes bem fechados.

O bom dessa receita é que você pode variar os ingredientes e não vai enjoar dos sabores, podendo também variar o tipo de farinha. Posso garantir que ficam deliciosos, sucesso absoluto com crianças, adolescentes e adultos. Testado e aprovado. Fizemos duas receitas, uma com sementes de girassol e outra com gergelim.

Receita – biscoito cream cracker caseiro com gergelim

Ingredientes

  • 300 gramas de farinha de trigo ou *espelta (usei farinha de espelta);
  • 1 colher (chá) de sal;
  • 1 envelope de fermento biológico seco instantâneo – 10 gramas;
  • 3 colheres (sopa) de azeite;
  • 3 colheres (sopa) de gergelim preto;
  • 3/4 de xícara de água para dar ponto – essa quantidade pode variar para mais ou menos, dependerá da farinha.

* Usei farinha de espelta, mas caso queira, pode ser feito com 150 gramas de farinha de trigo integral e 150 gramas de farinha de trigo branca.

Receita – biscoito cream cracker caseiro com semente de girassol 

Ingredientes

  • 200 gramas de farinha de trigo;
  • 100 gramas de farinha de milho;
  • 1 colher (chá) de sal;
  • 1 envelope de fermento biológico seco instantâneo – 10 gramas;
  • 3 colheres (sopa) de azeite;
  • 3 colheres (sopa) de sementes de girassol;
  • 3/4 xícara de água para dar ponto – essa quantidade pode variar para mais ou menos, dependerá da farinha.

Outras sementes para substituição: abóbora, linho, papoula, chia. Também fica delicioso com lemon pepper ou ervas secas. É só misturar na massa sempre a mesma proporção – 3 colheres (sopa).

Modo de preparo

A massa pode ser feita na batedeira com o gancho ou no processador de alimentos. Junte todos os ingredientes e coloque a água aos poucos até dar o ponto e ficar uma massa elástica e compacta. Coloque a massa em um bowl untado com azeite, cubra e deixe descansando por 25 minutos.


Com ajuda de um rolo, abra a massa o mais fino possível em uma superfície enfarinhada e corte em quadrados do tamanho que preferir. Para facilitar, você pode usar um cortador.

Coloque na assadeira forrada com papel manteiga e asse de 8 a 10 minutos ou até que estejam dourados. Caso não tenha assadeira para todos os biscoitos, forre a grade do fogão com papel manteiga e coloque os crackers em cima.

Corações com lemon pepper! 😍

Você conhece a farinha de espelta?

O grão de espelta é bastante antigo e chega a ser citado na bíblia. É também conhecido como trigo romano, dinkel na Alemanha e faro na Itália. A farinha de espelta pode ser integral ou refinada, tem mais e melhor qualidade de proteínas, minerais, ácidos graxos e vitaminas que o trigo comum e é rica em fibras. Com isso, é digerida mais facilmente pelo organismo. Você a encontrará em casas de produtos a granel.

Rendimento de cada receita: 60 crackers, com cortador tamanho 6×6

Produção culinária e fotos: Marianne Rogatto

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)