Como fazer pão de alho caseiro? Sem maionese e nem requeijão, mas com muito sabor!

Como fazer pão de alho caseiro? Sem maionese e nem requeijão, mas com muito sabor!

O aroma do alho invadindo a casa na hora do almoço é sinal de comida boa, não é mesmo? Imagina agora um pão de alho caseiro tostado com manteiga? Não poderia ser diferente e menos delicioso, e é simplesmente irresistível! Diferentes das outras receitas, esse pão de alho, não tem maionese, não tem requeijão, mas tem muito sabor.

Essa pastinha que ensinarei vocês é bem versátil e, se também é apaixonado por alho, pode usar para temperar legumes assados, carne, frango, na batata bolinha cozida, que ficará um arraso! Só precisa ter cuidado para não queimar e deixá-lo amargo.

O pão de alho caseiro fica crocante assim que sai do forno, depois de algum tempo ele vai ficando mais sequinho, mas não menos gostoso. Indispensável no churrasco, como entradinha faz um baita sucesso, no piquenique, no café da manhã, para acompanhar a massa do domingo com o molho da mama…hummm!

Agora só tem um problema: é impossível comer apenas um..rs!

Ah…e não podemos esquecer de falar o quanto o alho é benéfico para a saúde. Antibiótico natural, possui um composto chamado ajoene que é um antioxidante natural e tem capacidade de anticoagulação, ajudando assim na prevenção de doenças cardiovasculares e cerebrovasculares.

Vamos cozinhar?

Receita de pão de alho caseiro

Ingredientes

  • 3 mini-baguetes ou 1 baguete tradicional;
  • 6 dentes de alho bem picadinhos;
  • 4 colheres (sopa) de manteiga sem sal derretida;
  • 2 colheres (sopa) de azeite;
  • 1/2 colher (chá) de sal;
  • 1 colher (chá) de pimenta calabresa em flocos;
  • Um punhado de salsinha picada ou outra erva fresca de sua preferência;
  • Queijo parmesão ralado ou muçarela ralada a gosto (opcional).

Essa pastinha de alho bate um bolão!

Modo de preparo

  • Pré aqueça o forno a 180 graus;
  • Forre uma assadeira com papel manteiga ou alumínio;
  • Em um bowl coloque todos os ingredientes e misture bem;
  • Corte as baguetes ao meio e passe a pastinha, espalhando bem. Polvilhe com o parmesão ralado e leve para assar por 10 minutos ou até que esteja levemente dourado por cima e, fique atento para não queimar o alho.

Tostadinho e delicioso!

Que tal um delicioso pão de alho caseiro para o feriado que está por vir?

Crédito das fotos e produção culinária: Mari Rogatto

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)