Produtividade: A riqueza do século XXI

Produtividade: A riqueza do século XXI

A produtividade é um dos assuntos mais discutidos do século XXI. As escolas querem que os alunos sejam mais produtivos, as famílias desejam que os filhos sejam mais produtivos, as empresas querem funcionários que tragam maior lucro com eficiência e alta performance. Além deste mindset externo que nos impacta diretamente, nós mesmos temos o desejo interno de sermos mais produtivos em nossas atividades de forma a sobrar mais tempo para que possamos aproveitar nossas vidas ou até mesmo trabalhar e ganhar mais.

O grande problema é que muitas vezes confundimos o real significado da palavra produtividade. Acabamos achando que ser produtivo é ter a agenda completamente lotada, cheia de compromissos de forma a não desperdiçar o tal do precioso tempo, entretanto, estar sempre ocupado não significa que você está aproveitando o seu tempo da melhor maneira possível, e, consequentemente, tendo um bom rendimento.

A primeira análise a ser feita é verificar se você consegue realizar tudo o que planejou para o seu dia ou se sempre quando você vai deitar tem a sensação que você não fez metade das coisas que deveria ter feito e que seu dia deveria ter muito mais que 24 horas? Claro que é normal, um dia ou outro, devido a imprevistos, não conseguirmos realizar tudo o que desejamos, mas quando isso se torna rotina, é sinal de que algo não vai bem.

Se sua agenda se encontra completamente ocupada, você mal consegue ter um tempinho para tomar um café, tempo para cuidar de você ou até mesmo tempo para encontrar seus amigos mais próximos, provavelmente não está usando o tempo de forma sábia.

O ideal a ser feito é ter um equilíbrio, organizar bem o tempo de forma que você possa utilizá-lo também para tarefas que tragam muito prazer. Sendo assim, utilizará sua produtividade a favor de você. Além de recarregar suas energias, por estar fazendo o que gosta, será sendo produtivo e terá um rendimento muito maior quando sua produtividade for requisitada, seja no trabalho, na escola, na família etc.

Por isso, não tente abraçar o mundo e preencher sua agenda de forma que não sobre tempo nem para você. Saiba dividir as tarefas, pedir ajuda quando necessário e, principalmente, reservar um tempo para descansar e recuperar suas energias. Deste modo, terá uma vida muito mais saudável e produtiva. – Leia as dicas da Gardens sobre ser produtivo em home office, que também são válidas para o trabalho no escritório, pra te ajudar a refletir e se estruturar!

Mas, e aí Fon? O que isso tem a ver com finanças?

Crédito da imagem

Tudo! Uma pessoa que leva a vida mais organizada, saudável e produtiva tem tempo para gerir suas finanças e tomar decisões financeiras com mais embasamento, calma e sensatez e, por conta disso, que dizemos que produtividade é a riqueza do século XXI.

Um abraço,

Fon.

Crédito da foto de capa

 

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)