Você sabe o significado dos termos financeiros?

Você sabe o significado dos termos financeiros?

Como alguns amigos e leitores vieram me questionar sobre o significado dos termos financeiros utilizados em meus textos, hoje é dia de traduzi-los para que entendam bem cada um deles. Vamos lá?

AÇÃO: É um documento que demonstra a participação de uma ou mais pessoas físicas e/ou jurídicas no capital de uma sociedade anônima de capital aberto ou fechado. Na prática, quando um investidor compra uma ação, ele se torna sócio (normalmente minoritário) da Companhia, com direito a participar das decisões, caso este possua ações ordinárias e direito a receber dividendos.

AÇÃO ORDINÁRIA: Mais conhecida como ações ON, é a ação que dá direito a voto nas decisões da Companhia.

AÇÃO PREFERENCIAL: Essa ação prioriza o investidor na hora do recebimento dos dividendos. Além disso, caso aconteça a falência da Companhia, o investidor que possui essa ação tem preferencia sob a ação ON. Não dá direito a voto em assembleia e é representada pela sigla PN.

AFTER MARKET: Pregão eletrônico realizado depois que encerra o horário regular de negociações.

ANBIMA: Associação Brasileira da Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, é a entidade reguladora dos investimentos.

BANCO CENTRAL: É a instituição financeira do governo que se responsabiliza por garantir o sistema financeiro do Brasil e de garantir a estabilidade da moeda. Além disso, coloca em prática a politica monetária do país.

BENCHMARK: Palavra do inglês que traduzida seria o ponto de referência, ou  seja, é o nome dado para qualquer indicador que sirva de referência para medir a rentabilidade de um ativo. Ex: Ibovespa é utilizado como benchmark para ações.

BLUE CHIPS: Empresas conhecidas como de primeira linha e que possuem alto índice de negociações na bolsa de valores.

BOLSA DE VALORES: Instituição na qual são negociados contratos e ações.

CDB: A sigla significa Certificado de Depósito Bancário e refere-se aos títulos de renda fixa emitidos pelos bancos. O CDB nada mais é do que um investimento de renda fixa.

CDI: A sigla significa Certificado de Depósito Interfinanceiro (Bancário). A grosso modo, é a taxa de juros praticada pelos bancos ao emprestar dinheiro um para o outro.

CIRCUIT BREAKER: É um dispositivo de proteção que ocorre para evitar oscilações muito altas na Bolsa, conforme o ocorrido com o áudio vazado do Joesley Batista.

DEBÊNTURE: Título que é emitido por empresas privadas para captar recursos. Quando você adquire uma debenture, você se torna credor da empresa, que em contrapartida se compromete a pagar uma remuneração previamente acordada + o valor do título.

DIVIDENDO: Parte do lucro de uma Companhia, distribuída aos acionistas que tem direito pelo a remuneração pelo seu tipo de ação.

FGC: A sigla significa Fundo Garantidor de Créditos e refere-se a uma instituição que garante cobrir o risco de determinados investimento em até R$250.000, por CPF, caso a instituição financeira que você tenha investimento quebre.

HOME BROKER: Sistema que permite negociar no mercado de ações, opções, fundos etc.

Ibovespa: Índice composto pelas Companhias que representam 80% do volume negociado no mercado nos últimos 12 meses, sendo o principal índice utilizado na Bolsa de Valores de São Paulo.

IOF: A sigla significa Imposto sobre operações financeiras e é é cobrado em taxas diferentes, conforme a operação financeira.

IPCA: A sigla significa Índice de Preços ao Consumidor Amplo, índice oficialmente utilizado pelo governo para mensurar a inflação.

RENDIMENTO NOMINAL: Ganhos obtidos sem descontar a inflação.

RENDIMENTO REAL: Ganhos obtidos descontando a inflação.

RENTABILIDADE: taxa de retorno que um investimento proporciona.

Ufa! Os principais termos financeiros que tenho utilizado por aqui nos últimos meses são os representados acima. Tem algum termo que você ainda tenha dúvida? Escreva nos comentários qual você gostaria de saber mais que atualizado o texto 😉

Um abraço,

Fon.

Crédito da imagem

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)