Tecnologias que já se foram e você nem se deu conta…

Tecnologias que já se foram e você nem se deu conta…

O mestre Neil Gaiman em Deuses Americanos, classificou a tecnologia como um Deus, um novo Deus para ser mais exato em forma da internet. Não sejamos tão exagerados, mas a tecnologia está aí e muitos autores de ficção científica acertaram na criatividade e previram celular, smartphone, tablet, tecidos tecnológicos, armas automáticas, submarino, naves espaciais muito anos antes de ser inclusive possível tais tecnologias.

Um dia farei um texto para abordar esses gênios, mas ainda tem muita coisa para ser atingida, de Asimov a Phillip K. Dick temos muito ainda a criar.

O que não reparamos é que a tecnologia é, como disse o Gaiman, algo que evolui e nos muda. Às vezes, a gente nem percebe que coisas nem tão velhas assim já são obsoletas. Não estou me referindo a tecnologia de fita (K-7, VHS, BETA) porque muitos do meus 2 leitores nem viram essas tecnologias.

Quer ver uns exemplos de coisas que foram embora ou já foram substituídas por novas tecnologias, mas teimam e ainda estar presentes? É disco de Vinil você é vintage, tá na moda…mas tchau!

Vamos lá:

CD – O CD é muito jovem e novinho, tem a mesma idade de quem vos fala, foi lançado em 1982 comercialmente, seus protótipos datam de 1970. Acham muito? Que nada! A câmera digital é dos anos 69/70, inventada pela Kodak que sabiamente viu o colapso do seu negócio e escondeu a tecnologia até os anos 90…O CD é daquelas tecnologias que mais duraram, foi até 1995 substituído pelo poderoso DvD e você agora olha para sua estante e vê aquele CD de música da sua adolescência e pensa acho que vou escutar esse álbum, no spotify/deezeer e afins.

DVD- Matou o CD de forma plena tinha mais que o dobro de armazenamento, qualidade superior e podia inclusive conter filmes (O mundo parou com o DVD), jogos *.* foi o formato que mudou o mundo e foi até 2001; com o lançamento do Blu Ray, esse moribundo que já morreu mas ninguém o avisou ainda… é o streaming é nosso novo amigo ou você ainda aluga Blu Ray na Blockbuster?

Mas não é só de Mídia que o mundo mudou…

Esta foto ao lado é de uma propaganda dos anos 80 de uma loja americana, acho que da Radio Shack. Olhem bem a foto, quantas coisas, né?! Máquina de escrever eletrônica, câmera, rádio, walkman, celular, filmadora, rádios, cd’s fitas, jogos… reparou em uma coisa? Tudo isso e muito mais você leva hoje no bolso. O Smartphone substituiu todas essas coisas em um nível não profissional. Claro que seu aparelho filma em excelente qualidade, mas ainda precisamos de produtos profissionais, ainda que muita coisa já seja filmada com smartphones top de linha. Surpreendente.

Celular – Já parou para pensar que o celular foi embora? Agora tudo é smartphone? Ele foi embora e você nem reparou! Ok, ele se transformou num porta tudo, inclusive internet, mas seu uso básico (fazer ligações) quanto tempo você usa? Não vale WhatsApp, nem Facebook. Quanto tempo do dia efetivamente liga para alguém?

Ok, você já viu que mudou porque é antenado e acompanha o lançamento de todos os Iphones, mas e meu amigo aqui abaixo:

Você sabe o que é isso? É um LED, ele é antigo tá aí desde os anos 60, na verdade antes até dos 60, mas sua popularização ocorreu em 62. Sabe o que ele fez? Ele foi se atualizando nestes últimos 50 anos e desde 2016, um pouco antes inclusive, substituiu as luzes fluorecentes, sim aquelas ecológicas que parecem um bando de tubos, sabe porquê? Mais prático, mais potente, mais econômico e DURA muito, mas muito mais mesmo. E a lâmpada antiga de vapor metálico, aquela que o fiozinho estourava, sabe porque ela ainda não terminou? O estoque das empresas como Osram e Phillips era tão enorme que a produção parou há muitos anos, mas ainda tem peça para ser vendida. Agora o mundo é do LED e vamos nos acostumar a trocar de luminária em invés de trocar apenas as lâmpadas.

Umas últimas informações. A união européia já deu data de bloqueio para comércio e produção de veículos com motor a combustível fóssil em 2040. Tá longe? Nem tanto, já estamos quase nos anos 20. As impressoras 3D já estão começando a imprimir membros humanos prostéticos, inclusive as impressoras 3D já estão imprimindo “PONTES”. Sim, pontes para bicicletas passarem sobre. Ainda é uma bem pequenina, mas já é algo considerável. Não acredita? Acesse a matéria do jornal The Guardian.

E para você? Quais tecnologias não te fazem mais falta? Bip, Pager, GPS de carro…tem tanta coisa que ficou de fora do vídeo Laser ao DVD-HD e ZIP drive. Conta pra gente qual não faz mais falta para você?

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)