MetroCard em Nova Iorque – comprar o passe semanal vale a pena?

MetroCard em Nova Iorque – comprar o passe semanal vale a pena?

Este ano voltei a Nova Iorque para matar a saudade da cidade, rever alguns amigos e participar de alguns compromissos. Só que desta vez, a minha logística foi um pouco diferente. Vim de Boston de ônibus, com uma malinha modesta de mão, sabendo que iria usar e abusar dos meus pés e do MetroCard, passe do transporte público na Big Apple.

Por falar em MetroCard, uma das minhas dúvidas desta vez foi se valeria a pena ou não comprar o passe semanal durante a minha estada de quatro dias na cidade. Como estava hospedada em um lugar com boa localização, perto do Central Park e, também perto de alguns museus e atrações, acabei não comprando o que eles chamam de Unlimited Ride MetroCard por conta de ter optado por andar mais (e muito) pela cidade para matar a saudade.

Mesmo bem localizada, como os dias em NYC foram bem intensos, utilizar o MetroCard me pouparia muito o tempo de locomoção. Só não me arrependi de não ter comprado porque uma das amigas foi embora da cidade um pouco antes que eu e acabou deixando o seu passe semanal para mim.

Quais são as vantagens de comprar o passe semanal na modalidade Unlimited Ride MetroCard?

A maior vantagem disparada é o acesso ilimitado de passagens ao Metrô e ônibus, ou seja, pode utilizar quantas vezes quiser durante a validade do MetroCard. Além disso, poupa tempo, já que não precisa parar para comprar o passe de MetroCard individual, que é válido somente pelo tempo de uma hora e meia e dá direito a uma única viagem.

Quanto custa?

O passe de um dia nesta modalidade (ilimitado) custa se não me engano (só ouvi falar dele por uma moça no guichê) uns USD 18, enquanto que, o passe de uma semana custa USD 33. Não há outras opções de ilimitado a não ser mensal, mas se fizer as contas do gasto com o passe individual, mesmo ficando menos que uma semana na cidade, vale muito a pena comprar o passe de 7 dias.

Assusta em um primeiro momento pagar USD 33, (USD 32, + USD 1, de fee) em um passe de 7 dias, mas se você fizer mais que três viagem por dia em uma estada de 4 dias, já valerá a pena a compra do ilimitado, uma vez que o passe individual (ou single ride) custa USD 3,.

Sobre o Pay-Per- Ride

Além das modalidades individual e ilimitado, o MetroCard também pode ser adquirido por Pay-Per- Ride, que você abastece com um valor pré pago que pode variar entre USD 5 e 100 (com USD 1, de fee) e tem uma bonificação no valor da passagem. A maior diferença além de poder ser utilizado por mais de uma pessoa, do valor estipulado de USD 2,75 por viagem (descontado cada vez que passa na catraca) é o prazo de duração. No Pay-Per-Ride é permitida a utilização de cada passe ou cada passada de catraca pelo período máximo de duas horas, podendo utilizar metrô e ônibus neste período.

Pra mim, o Pay-Per-Ride só valerá a pena, caso não transite muito de ônibus e/ou metrô. Antes de optar por esta modalidade será necessário fazer a lição de casa antecipada, planejando tudo o que fará na cidade x qual é a forma de locomoção de onde está até onde quer ir x quantos dias x onde estará em cada dia.

Vale lembrar que o Pay-Per-Ride permite que mais de um usuário o utilize. O que isto significa? Que você pode passar na catraca e a pessoa que estiver contigo passar com o mesmo MetroCard imediatamente após o seu uso, o que não é permitido no ilimitado, por conta do intervalo obrigatório de vinte minutos entre uma viagem e outra.

Onde adquirir?

O mais comum é adquirir o MetroCard nos guichês de atendimento ou nas próprias máquinas instaladas nas estações do Metrô. É necessário ficar atento porque não são todas as entradas das estações que consegue comprar. Eu, por exemplo, já desci as escadas de duas entradas de uma mesma estação e tive a ingrata surpresa de não ter como comprar o passe por conta a ausência de máquina ou guichê, tendo que pedir informação na rua para resolver a questão.

Caso esteja com algum idoso ou com alguém com dificuldade de locomoção e tenha que comprar o passe, recomendo descer sozinho até a estação para verificar se consegue comprar o MetroCard antes, já que não há escada rolante no metrô de Nova Iorque e muitas estações tem vários e vários lances de escada.

Pode comprar o MetroCard com cartão de crédito?

Sim, é possível comprar com cartão de crédito, dinheiro e cartão pré pago (selecione a opção crédito). Na hora que começa a compra, será perguntada a condição de pagamento, basta escolher! Se atente porque há máquinas que só aceitam dinheiro (cash only) e pode não ser esta a sua opção, ok? Além disso, há máquinas que só aceitam o que eles chamam de “valor exato” em dinheiro.

É fácil manusear a máquina?

Sim, é extremamente fácil e didática, é só seguir as instruções. O importante é saber se quer ilimitado, single ride, pré pago antes de fazer a compra. Não se esqueça que estará em Nova Iorque e que o povo não tem muita paciência, são rápidos nas decisões e vivem com pressa. Se pedir ajuda a um deles, ele te ajudará, mas não estranhe se for ríspido. Eles não negam ajuda, mas são sempre direto ao ponto.

Outra coisa importante. Se for comprar o MetroCard na hora de digitar o seu Zip Code coloque 00000, já que não é um morador da cidade.

Como utilizar ônibus e metrô em Nova Iorque de uma forma mais fácil?

O que me ajudou muito em Nova Iorque foi sempre colocar o destino para onde ia no Google Maps. O app me guiou direitinho nas direções, no tempo e em qual metrô ou ônibus tomar.

Para não passar perrengue, três dicas essenciais e que me ajudaram muito neste quesito: tenha sempre uma bateria extra porque GPS consome uma bateria absurda e adquira um chip internacional com internet ilimitada já no Brasil para não ter que ficar preocupado com o consumo dos dados de seu smartphone.

Sabia que o metrô de Nova Iorque tem WiFi gratuito?

Sim, tem WiFi gratuito no metrô de Nova Iorque. Não é rapidíssimo como a tecnologia de um chip de celular, mas é muito eficiente. Eu testei para repassar a dica a vocês e aprovei!

Crédito da foto de capa: www.amny.com

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)