5 suplementos alimentares que você precisa conhecer!

5 suplementos alimentares que você precisa conhecer!

Hoje resolvi escrever sobre 5 suplementos alimentares que você precisa conhecer, mas antes, vamos entender que suplementos alimentares são compostos químicas que tem como objetivo complementar a nossa alimentação. Eles são compostos puros de vitaminas e minerais.

Apesar de toda a disponibilidade de alimentos, infelizmente hoje, nosso modelo de vida muitas vezes não permite que as refeições sejam feitas como antigamente, em casa e com produtos frescos, de modo que muitas pessoas optam por lanches ou comidas industrializadas, congeladas e preparadas de forma que os nutrientes se perdem no processo de produção. Tal tipo de refeição até mata a fome, mas não alimenta e supre o corpo com as vitaminas e nutrientes necessários.

Outro problema também é que por conta desta alimentação nada saudável, nosso sistema digestivo acaba sendo prejudicado, principalmente o intestino, e com isso, mesmo tendo outras refeições nutritivas, nosso corpo acaba não tendo a capacidade de absorção. E é aí que entram os suplementos alimentares, para literalmente complementarem os nutrientes que precisamos, ainda que produzidos quimicamente, para que tenhamos em nosso organismo aquilo que a alimentação normal não está nos fornecendo.

Podemos dividir os suplementos em seis classes: hormonais, polivitamínicos e minerais, antioxidantes, termogênicos e os mais famosos, os proteicos (o famoso whey protein).

Existem hoje, centenas, milhares de suplementos alimentares nas prateleiras e o consumo deve ser feito SEMPRE sob aconselhamento profissional, pois assim como a carência de determinado nutriente, o excesso também pode fazer muito mal. Um exemplo comum é a intoxicação por selênio, presente de forma muito generosa na castanha do Pará, que consumida em excesso, traz inúmeros problemas ao organismo como: fraqueza muscular, irritação, unhas e cabelos frágeis e com queda acentuada, além de cansaço e dores articulares.

Para saber se precisa tomar algum suplemento, você precisa procurar um nutricionista. Só ele poderá indicar o mais adequado para as suas necessidades, dentro do estilo de vida que leva. Comentarei aqui cinco suplementos que eu acho bem interessantes e que estão sendo bastante comentados na mídia ultimamente, mas lembre-se, não vá começar a tomar por conta própria. Se interessou e acredita que possa ser útil pra você, consulte um nutricionista. Lembre-se seu corpo é único e tem características próprias, que são só suas!

Bone broth: Nada mais é do que um caldo proteico, que vem sendo considerado a mais nova aposta para garantir saciedade e emagrecer. É um suplemento com altíssimo teor de proteína e outros componentes muito benéficos para a saúde. Pode ser feito a base de carne vermelha, aves e peixes. A dose do suplemento da Now Nutrition garante 28 gramas de proteína.

Carvão ativado: É uma forma de carbono puro e tem sido muito utilizado por seus poderes de desintoxicação, que remove as impurezas do organismo. Por essa característica é muito usado no tratamento de envenenamentos. Virou moda nos Estados Unidos onde muitas pessoas trocaram o suco verde pelo suco preto.

Cúrcuma: Eu, realmente uso muito (ou açafrão) no meu dia a dia, como tempero dos peixes e ensopados. A cúrcuma é um poderoso anti-inflamatório muito usado no tratamento de diversas doenças inflamatórias como artrites, tendinites, e até câncer. Por ser um excelente purificador do sangue ajuda no controle do colesterol. Os chineses a usam nos seus tratamentos medicinais há mais de quatro mil anos e seu consumo é bastante seguro. Geralmente recomenda-se consumo de 3 a 5 gr por dia.

Nós do NPD gostamos tanto da cúrcuma que temos 2 posts falando dela: aqui sobre alimentos saúdaveis do momento e aqui quando falamos sobre super alimentos.

Chlorella: é uma alga conhecida pela alta concentração de nutrientes como ferro e sobretudo a vitamina B12 que é a vitamina que mantém a saúde do cérebro e é crucial para a formação das células vermelhas do sangue, prevenindo a anemia. Estimula a produção e reconstrução de tecidos do nosso corpo, a aceleração do processo de cicatrização, e a recuperação de lesões. É um suplemento muito usado pelos veganos!

Spirulina: muita gente confunde e acha que também é uma alga, mas não, é uma cianobactéria, ótima fonte de minerais, vitaminas e fitoquímicos importantes no processo antioxidante (oi juventude!) pois reduz os radicais livres e ajuda a modular a fome e a saciedade, ajudando no processo de emagrecimento. O uso deste suplemento geralmente é prescrito em conjunto com a Chlorella pois quando utilizadas em conjunto, tem efeitos reforçados.

Um bj !

OBS: Está comprometido com o objetivo de ter uma vida mais saudável? Eu gostaria muito de ouvir a sua opinião! Se você gostou desse artigo, por favor, deixe um comentário, curta e compartilhe em suas redes sociais!

(Se perdeu algum dos posts sobre vida saudável, clique aqui e confira.)

 

Crédito das fotos: pinterest

 

 

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)