Passeio do subsolo aos andares superiores do Coliseu, Roma – Itália

Passeio do subsolo aos andares superiores do Coliseu, Roma – Itália

Desde de novembro de 2017, Roma tem um “novo” ponto turístico imperdível, os dois últimos andares do Coliseu. O espaço foi reaberto depois de 40 anos e, eu e o Fon estivemos e lá para conferir e contar sobre a experiência de fazer o tour do subsolo aos andares superiores do Coliseu.

O espaço corresponde ao quarto e ao quinto andares do monumento, que fica a quase 50 metros de altura do solo e de onde é possível ter uma belíssima vista panorâmica da arena e da belíssima Roma. Resumindo, se foi ao Coliseu nestes últimos 40 anos, terá que voltar para ver e visitar novamente um dos cartões postais mais famosos da capital italiana.

 

Fonte: arquivo pessoal Fran

As visitas ao espaço acontecem apenas com guia, em grupos de até 25 pessoas e leva mais ou menos uma hora. Para entrar e fazer o tour convencional, você pagará 12 euros. Se incluir a ida a parte reaberta que contempla os andares superiores do Coliseu, acresça mais 15 euros na conta, ou seja, reserve 27 euros, que valerão muito cada centavo gasto!

Coliseu visto do ático – Fonte: arquivo pessoal Fran

Para vocês compreenderem a importância destes dois andares historicamente, o quarto andar do antigo anfiteatro era reservado a comerciantes e a pequena burguesia de Roma. Já o quinto, o único com bancos de madeira e o de mais difícil acesso, visto as escadas íngremes e “cansativas” era o lugar da plebe e de escravos (fora a dificuldade para chegar, era o lugar de mais complicada chance de escapar em caso de algum incêndio ou se algo não desse certo).

Ainda bem que não estamos mais nesta época e que hoje o local se transformou em um terraço panorâmico descoberto, o que o deixa exposto ao sol e à chuva. Chuva aliás que pegamos no dia em que fomos ao Coliseu.

Fonte: Arquivo pessoal Fran

O passeio é dividido em três partes. A primeira acontece na parte habitual, porém em um lado mais reservado onde entra cada grupo por vez (se você não estiver com o guia neste pacote especial a entrada e o passeio é por um outro lado, que sempre é lotado).

A segunda parte é reservada para a visita ao subsolo, onde estão um conjunto de túneis e celas subterrâneas associados às lutas de gladiadores e aos espetáculos com animais. Para minha surpresa, é possível conferir as estruturas dos corredores, que no início eram usados como canais a fim de inundar a arena para encenações de batalhas navais. A água utilizada era escoada rapidamente para fora do Coliseu após as encenações, permitindo que o show continuasse.

Dá para imaginar toda essa estrutura acontecendo naquela época?

Fonte: arquivo pessoal Fran

Fonte: arquivo pessoal Fran

Fonte: arquivo pessoal Fran

Há planos para iniciar obras de recuperação dos subterrâneos, com previsão de duração aproximada de um ano e meio (o que deixará essa parte fechada). Além disso, há planos também para restaurar a arena onde os gladiadores lutavam. Ambos estão orçados em 18 milhões de euros, mas ainda sem data definida.

Na terceira e última parte do passeio, seguimos para a área mais aguardada, o terraço. O caminho apesar de restaurado manteve as escadas bastantes íngremes, mas com itens de segurança.

Sobre a vista nos andares superiores do Coliseu: é inacreditável!! De arrepiar de verdade!! Podia ser o único lugar com bancos de madeira, julgado inseguro, e coisa e tal, mas a vista….com certeza era e ainda é a melhor!

Fonte arquivo pessoal Fran

Fonte arquivo pessoal Fran

Se já estava na lista das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, agora então com a reabertura dos andares superiores do Coliseu….merece fazer parte com louvor! Deixo mais algumas fotos para inspirar os planos de uma próxima visita.

Fonte: arquivo pessoal Fran

Fonte: arquivo pessoal Fran

Fonte arquivo pessoal Fran

Fonte: arquivo pessoal Fran

Fonte: arquivo pessoal Fran

Fonte: arquivo pessoal Fran

E aí, que tal? Preparados para visitarem os andares superiores do Coliseu em Roma?

Vocês conseguem imaginar quanta historia, barbaria e energia circulou por ali? Não é inacreditável? Eu adoro imaginar as possibilidades!! E vocês? – A Gardens esteve no Coliseu há alguns anos e disse que a energia que sentiu lá dentro foi tão forte que demorou para passar a sensação. E não é para menos! Quantas mortes e confrontos aconteceram por ali.

Gostou da dica? Seja mais um leitor parceiro e ajude a gente também!

Precisa reservar seu hotel? Se você reservar sua hospedagem aqui no blog (através deste link do Booking) ou qualquer outro serviço através destes links de seguro viagem com comparativochip internacional de celular entregue em casa ou aluguel de carro parcelado e sem IOF, além de não te custar nada a mais, ajudará na monetização do conteúdo, através de uma pequena comissão que receberemos. – Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking, entre novamente pelo link do blog para fazer a nova reserva, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. 

Isto fará com que sejam cobertos, em partes, os custos de manutenção e proporcionará que viajemos cada vez mais, trazendo cada vez mais estas e outras informações bacanas e úteis.

Um beijo e até a próxima semana 😉

Santè!

Fran Galvão

@fran Galvão

Crédito da foto de capa: arquivo pessoal Fran

Gostou das dicas? Seja mais um leitor parceiro e nos pague um café!

Se esta dica for útil a você, retribua a gentileza e ajude a gente também! Cada vez que você reserva um produto por algum dos links abaixo, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar esta plataforma e a atualizar nosso conteúdo com várias dicas bacanas e úteis a você, sem que tenha que pagar nada a mais por isso. Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor no Booking.com ou em outro parceiro, entre novamente no link de hospedagem abaixo para fazer a transação, já que o site de hospedagem desconsidera a comissão pra gente quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva. Muito obrigada ;-)