Procurando roteiro Morro de São Paulo e Boipeba em uma mesma viagem?

Ahhhh, a minha Bahia! Como é bom falar desta terra boa e ainda compartilhar as minhas experiências e dicas com vocês. Como devem saber ou imaginar, o Estado tem um mundaréu de lugares para serem visitados e precisa de um planejamento certeiro para não deixar nada escapar de seus olhos e bronze.

Por ser uma apaixonada e assídua visitante no solo baiano, vamos a uma dica bacanuda. Quantos dias e o que fazer em roteiro Morro de São Paulo e Boipeba com Moreré na mesma viagem. O meu primeiro conselho para quem vai a esta região é de não focar só em Morro de São Paulo. Também não façam aquele clássico passeio de volta a ilha partindo de Morro de São Paulo achando que conheceram Boipeba. Não conheceu, mas de jeito nenhum.

NÃO CREIO QUE VALHA A PENA

O que viu na verdade é uma ponta com vários restaurantes pra turista (se der sorte parará no Guido em Cueira), com cardápio caro e longe de serem os melhores para comer na ilha de Boipeba. Além disso, verão rapidamente as piscinas naturais e uma das praias. Ele é ótimo para ter uma ideia da ilha, mas não para sentir seu espírito.

IMG 2752

FAÇA A ROTA TRANQUILAMENTE

Já fui duas vezes a Morro de São Paulo. Na segunda vez, como tinha mais tempo, especificamente quinze dias, fiz a rota bem tranquila. Ainda fui lá para Barra Grande de lancha. Com isso, pude entender cada um dos cantos para poder aconselhar melhor quem quer conhecer a região. Além disso, consegui captar melhor quantos dias e o que fazer em Morro de São Paulo e Boipeba com Moreré. Bora lá, meu Rei?

QUANTOS DIAS PARA FAZER O ROTEIRO MORRO DE SÃO PAULO E BOIPEBA COM MORERÉ?

Para fazer tudo com calma, aconselho que fique em torno de uns oito dias, sem rush e sem loucuras. Sorria e acalme-se que estará na Bahia. Por lá, faça tudo na lentidão para que possa curtir o povo, a comida e as belíssimas praias.

Destes oito dias, já considere o primeiro e o último parcialmente para a chegada a Morro de São Paulo. Você pode chegar por catamarã ou avião vindo de Salvador. Além disso, é possivel ir de ferry + ônibus até Valença, com lancha rápida até Morro de São Paulo. Pra mim, apesar de mais longa, a melhor alternativa e sem riscos de enjoos. Não recomendo alugar carro, já que estará literalmente ilhado e terá que deixá-lo em Valença. Carro só é vantagem se, e somente se, você tiver planos de seguir para Itacaré e Ilhéus.IMG 2731 1Aqui, um ponto muito importante. O trajeto de Salvador até Morro de São Paulo de catamarã pode ser muito sacrificante para o seu organismo. Na ida há um sério risco de enjoo por conta do balanço naquelas intermináveis três horas. Para terem uma ideia, atrás de cada banco, tem um saquinho de vômito. Eca, né? Mas necessário para qualquer eventualidade. Peguei o catamarã em um das minhas idas. Não aconteceu nada comigo, mas eu não curti a sensação.

QUANTOS DIAS EM CADA UM DOS LUGARES?

Morro de São Paulo é mais desenvolvida e tem mais atividades. Reserve uns três dias inteiros para curtir as 4 praias e dê preferência a Segunda Praia. É a mais badalada e mais bonita delas. Em Boipeba, mais três dias para curtir cada uma das trilhas e praias desertas, como Moreré, com direito a ir a uma roda de samba a noite. Ah, não se esqueça de ir a Praia da Cueira.

Só uma observação aqui. Moreré pertence à Ilha de Boipeba, mas para chegar até lá ou você faz uma trilha de caminhada longa com a maré baixa ou vai de trator, com volta de barco ou trator. Isso mesmo, trator! Já pensou em ir até a samba de roda em Moreré de trator, saindo do centro de Boipeba? Não só pense, faça. Experiência única!

O QUE É IMPERDÍVEL EM CADA UM DOS LUGARES?

MORRO DE SÃO PAULO

Além das praias, os passeios de lancha valem muito a pena! O de volta a ilha que sai de Morro de São Paulo, apesar de não mostrar toda beleza de Boipeba tem várias paradas bem bacanas por lá, como a das piscinas naturais e das ostras em Canasvieiras (Yummy!). Uma zica no passeio de lancha de volta à ilha me fez parar lá em Cairu, o que foi um bom negócio, sem dúvida alguma (falo dela mais pra baixo).

IMG 2304

A tirolesa também é imperdível para quem gosta de aventura. Caso não curta muito, vá até o topo e admire a vista, que vale muito a pena.

IMG E2740

Outra beleza da natureza imperdível em Morro de São Paulo é o seu por do sol. O melhor local para contemplá-lo é a Toca do Morcego. Faça seu pós praia por lá e babe com o sol de pondo.

IMG 2748

CONHEÇA OUTROS LUGARES TAMBÉM

Aproveite um deste seus três dias inteiros e vá até a Praia da Gamboa a pé. Se lambuze de argila no caminho e escolha uma das barracas para ficar naquele esquema cerveja gelada, peixe e camarão até cansar. Para ir até lá é muito fácil. Vá até o pier que chegou em Morro e siga pela praia, não tem erro. Provavelmente, na volta, a maré já estará cheia e terá que pegar um barco pra voltar, o que não será nenhum sacrifício.

IMG E2745IMG E2744

IMG E2743

QUER UM ROTEIRO BACANA POR LÁ?

Resumindo, se eu fosse você nos dias inteiros faria em um dia o passeio de volta à ilha, no outro ia até Gamboa e no outro a Tirolesa, com caminhada ao farol e outras belezas da ilha. Além disso, relaxaria depois na Segunda Praia, aproveitando a regalia das barracas. Já nos outros dias, ficaria de boa, fazendo uma caminhada para conhecer as outras praias, bem como, curtir o visual e a vibe que são espetaculares.

IMG E2746

Caso goste de praticar atividades físicas e aquáticas dá para fazer caiaque, paddle e afins da Terceira Praia. Mergulhar nas piscinas naturais da Quarta Praia, assim como, também dá para ir de bike até a Praia do Encanto. Mas estes são passeios que vão depender do seu pique ou de sua leseira por lá.

No meio de tudo isso, encaixe sempre um lugar estratégico para contemplar o por do sol como a Toca do Morcego e o Forte. Agora, se tiver um pouco mais de tempo, coloque na agenda a ida a Ponta do Curral, que também pode ser feita no dia em que for a Praia da Gamboa.

IMG 2749

É IMPORTANTE SABER QUE…

as praias são chamadas de Primeira Praia, Segunda Praia, Terceira Praia, Quarta Praia e Quinta Praia (ou Praia do Encanto). A Quinta Praia é a mais distante e pacata, enquanto que, a Segunda Praia é a que tem mais infra em todos os aspectos. Você pode consultar opções de hospedagem com desconto de até 50% em Morro de São Paulo neste link.

ILHA DE BOIPEBA

Antes de começar a falar sobre o que fazer em Boipeba, uma confissão: é a minha ilha preferida na região, de longe. Tem gente, não. É muito amor! Apesar de não ter muitas atividades como Morro de São Paulo, há belas praias que não podem ser descartadas de forma alguma de sua rota. Coloquei na minha sugestão de roteiro três dias, mas pode ser extensivo. O acesso até Cueira e Moreré não é tão simples assim. Por isso, faça um planejamento bom de dias na ilha.

Além disso, faça obrigatoriamente ao menos um passeio de lancha que volta logo após o por do sol. O passeio de volta à ilha é muito bacana de fazer, por exemplo. Ver o sunset de Boipeba do barco é algo indescritível. O ceú fica rosa, avermelhado entre outras tonalidades, sem qualquer filtro. Leitores do blog tem 10% de desconto neste passeio. Basta mencionar o Não Pira, Desopila.

Por falar em por do sol, também é imperdível contemplá-lo ali na Boca da Barra, onde o rio encontra o mar. Uma curiosidade aqui. Fui entrar neste pedaço em que o rio encontra com o mar e quase não sai, mesmo sendo raso o lugar onde estava. Por isso, não faça como eu. Não é perigoso, perigoso, mas não é necessário fazer isso…rs

IMG E2736

ONDE FICAR EM BOIPEBA?

Entre as opções de hospedagem, muita gente fica em dúvida se fica na Praia de Moreré ou na Velha Boipeba, onde tem o desembarque das lanchas e há mais comércio. A minha resposta é depende do que você quer. Moreré é mais “in”, mais badalada que a Velha Boipeba e dependerá muito do seu estilo. Você pode conferir opções de hospedagem com desconto neste link.

Ah, mas se eu quiser ficar no centro de Boipeba e ir a Moreré em esquema de bate volta? Sem problemas, claro! Só não deixe de ir e acompanhar a tábua da maré, bem como, as opções de transporte.

Outra coisa imperdível que não poderia deixar de citar neste texto, a famosa Lagosta do Guido, na Praia da Cueira. Lá no passado era muito barata e acessível. Com o passar do tempo, o preço inflacionou, mas a qualidade continua a mesma. Vale a pena pra quem gosta, com toda certeza. É deliciosa!

Quer mais dicas detalhadas sobre o que fazer em Boipeba? Tem dicas fresquinhas clicando aqui.

IMG E2738

IDA A CAIRU

Caso te ofereçam um passeio até Cairu, avalie bem se gosta de história etc. Tem muita gente que não curte, por isso, não vale a visita. Eu fui e recomendo. By the way, sabia que é uma das cidades mais antigas do Brasil e, que por lá está a primeira igreja barroca do Brasil?

IMG 2755

SOBROU TEMPO?

Se tiver um tempinho a mais, que tal dar um pulinho em Itacaré ou na Península de Maraú? Se estiver de carro, mais fácil ir até Itacaré e fazê-la na mesma viagem. Alugue um carro com desconto neste link. Mas, se tiver a intenção de ir até Maraú, há várias opções de transporte, inclusive de lancha direto de Boipeba. Prepare bem o bolso, caso opte por esta opção (foi o que fiz, mas com uma negociação ninja…rs).

IMG 2722

Caso siga para Maraú, Barra Grande, tente encontrar um moto taxi e faça os passeios de moto. É adrenalina na veia, mas é bem mais rápido. Você irá a lugares que muitos não vão. Por isso, veja com a sua pousada ou hotel alguém que seja de confiança para não cair em uma roubada e ir com segurança.

OUTRAS DICAS IMPORTANTES, ALÉM DE O QUE FAZER EM MORRO DE SÃO PAULO E BOIPEBA

  • Leve uma reserva em dinheiro para eventualidades e serviços que aceitem somente cash.
  • Assim que chegar em Morro terá que pagar a Taxa de Proteção Ambiental de R$ 15.
  • Vá com uma mala pequena de mão ou uma mochila e só! Como deve ter percebido, há variados tipos de transporte para se pegar até chegar ao paraíso. Além disso, não precisará de muito mais que roupa de banho, protetor, chinelo e algumas poucas roupas.

EVITE PERRENGUE COM MALA

  • Quanto mais prático for com sua bagagem, melhor pra você. Me lembro que a primeira vez que fui, levei uma mala enorme. Entretanto, só não foi um pepino porque fora o catamarã na ida, o resto ou fiz com lancha ou transfer terrestre privado. Mas não aconselho, obviamente.
  • Assim que desembarcar em Morro de São Paulo, verá uma fila de carrinhos de mão. Eles servem de transporte de malas até a pousada. Não é obrigatório pegar, entretanto, lembre-se que eles são os carros/taxis de Morro. O custo do transporte é de R$ 20, pra cima por viagem. Dependerá do tamanho de sua bagagem.

É BOM SABER QUE…

  • Caso opte por carregar sua mala até a pousada, sem problemas. Esteja com o condicionamento físico bom para subir a primeira ladeirona até chegar no antigo vilarejo e depois seguir até sua morada. Mesmo que esteja sem a mala, por ter contratado um dos carregadores com carrinho de mão, a subida será hard anyway. Este é o único jeito de chegar.

IMG 2756

QUANDO EM BOIPEBA…

  • Caso vá a Boipeba depois, confira a logística assim que chegar em Morro de São Paulo. O pessoal de sua pousada poderá te ajudar com isso, caso prefira. Se for à Boipeba antes, combine com sua pousada a melhor logística. Dependerá muito de como e por onde chegará em Valença. Se for de avião, o mesmo recado.
  • Não deixe de ir ate´Moreré. Tem gente que fica na leseira e não quer ir até esta belezura de praia quando está em Boipeba. Isto, eu não entendo o motivo, sério.

PLANEJE BEM OS DIAS E A ÉPOCA 

  • MUITAS PESSOAS decidem passar um feriado prolongado em Morro de São Paulo. Não aconselho de forma alguma. O motivo? Vai conhecer tudo muito atropelado e perceberá que terá que voltar pra conhecer Boipeba e Morro de São Paulo direito.
  • Resumindo: NÃO FAÇA economia de tempo e dinheiro burras! Ah, mas Gardens, dá pra fazer sim! Bom, se gosta de conhecer e fazer as coisas atropeladas, boa sorte. Se só quiser conhecer as principais atrações de Morro e não vivenciar o espírito do lugar, seu raciocínio está correto. Entretanto, com todo este perrengue logístico, EU, não aconselho, mas de jeito nenhum. A não ser que more por perto e possa ir várias vezes.

É BOM SABER QUE

  • Nordeste anoitece cedo e terá que madrugar se quiser aproveitar bem o dia. Mas se o café da manhã na pousada for servido a partir das 8:00, um provável esquema de abraçar o mundo pode não dar certo.
  • Evite ir a Morro de São Paulo durante o Reveillon. Além da frequência mudar drasticamente, fica muito cheio e pode não ser uma boa experiência. Entretanto, isso enfrentará só em Morro. Boipeba, Barra Grande e afins não tem este mesmo problema. O ideal no final de ano é ficar em Morro até 28 de dezembro. Estive por lá em uma virada de ano pra constatar a minha afirmação.
  • Sorria, você está na Bahia é a expressão que mais verá em qualquer canto que for.

Pessoal, me desculpem pela qualidade não tão boa das fotos. Este ano volto a Morro e Boipeba para renovar as fotos, ok? Além disso, tô com saudades de lá!

IMG 2300

CONFIRA OUTRAS SUGESTÕES DE ROTEIRO NA BAHIA

O que fazer em Boipeba e em quantos dias? Um apanhado recheado de dicas

Litoral Norte da Bahia – quais praias em um roteiro de 5 dias

Roteiro – Caraíva, Praia do Espelho, Arraial d’Ajuda e Trancoso na mesma viagem

GOSTOU DA DICA? QUER ECONOMIZAR? PLANEJE SUA VIAGEM POR AQUI! 

POR QUE PELO BLOG?

Além de não te custar nada a mais e, ter boas vantagens, ainda ajudará na monetização do conteúdo do blog. Para cada transação realizada, receberemos uma pequena comissão. Isto fará com que sejam cobertos, mas em partes, os custos de manutenção e proporcionará trazer cada vez mais informações bacanas e úteis a vocês.

Caso tenha que cancelar a reserva por ter encontrado um preço melhor nos mesmos sites, entre novamente pelos links acima e faça uma nova reserva. Os sites acima desconsideram a comissão quando ocorre o cancelamento e é feita uma nova reserva, sem ser pelos links acima. Obrigada!

Bjs e Axé,

Gardens

IMG 2759

Mais lidas
Clube de Vantagens

Cupons e descontos exclusivos para leitores

Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

GARDENS <br data-lazy-src=
Demais Autores
Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?